6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
Eu as regras que aprendi muitos e muitos anos atras, era que os calculos dentro de parentisis têm prioridade sobre os outros, por isso, primeiro faz-se o calculo dentro do parentisis que dá 3

(1+2) = 3

depois tanto a X como a / têm a mesma prioridade :

6/2X3 = { 3x3 = 9 ou 6/6 = 1 **

realmente aplicando o que aprendi, poderia dar qualquer um dos resultados..

Aqui está a questão que não tenho certeza, se o 2(1 + 2) terá prioridade e seria assim que eu fazia, decomponha os parentises:

como 2(1 + 2) = (2 + 4) e deve se efectuar o calculo entre parentisis primeiro, será assim:

6/(2 + 4) = 6/6 = 1

isto de quem nao é matematico, lol

abraço

Ban directo.[:D]

Next...

para fechar o tópico ([:)])

quando vemos várias pessoas com diferentes interpretações, pode-se concluir que a expressão sofre de má notação crónica. não é clara. dever-se-iam colocar parêntesis.
mas sim, dá 9. a divisão surge em primeiro lugar.

pensem assim:
24/2*6 dá quanto?
custa muito colocar (24/2)*6, que é exactamente o que está atrás? os () evitam erros desnecessários.

tópico só para criar confusão...

um conjunto de pessoas está dividido em dois grupos, um com uma pessoa, outro com duas, têm cada uma (pessoa) seis bolos, sendo metade dos bolos que cada uma tem de chocolate. quantos são, ao todo, os bolos de chocolate?

fiquei com fome.

A conta é que está apresentada duma forma pouco formal. Se fosse colocada assim, (6/2)(1+2), não havia qualquer dúvida tanto por quem percebe como quem não entende a matemática...

Eish, não complique o que é fácil por favor [:D]

Percebo a subtileza com que se foge a' questao. Mais facil seria responder, do que pedir para nao complicar. E' que na realidade gostava de ver uma utilidade pratica da aplicacao. E' que como alguem disse, e muito bem, a matematica e' uma ciencia exacta, e 2 e 2 so' serao 5 quando a conta estiver errada. De contrario, serao sempre 4. Ou vamos agora ter a discussao sobre se 2 e 2 serao 22 e nao 4 ?

Eu gostava que tanto os que defendem que e' 1 como os que defendem que e' 9, apresentassem um exemplo pratico, uma vez que pelas leis da matematica, se continua com dois resultados.

E' que isto faz-me lembrar uns certos "gajos" que no mesmo pais dizem que uma coisa chamada "deficit" tem um valor e outros, outro valor...se e' que me entendem...[:D]

Esse a desculpa típica de quem não sabe, nem quer aprender.

ERRADO!

Pois...eu se soubesse, nao perguntava. Logo nao associo tipicidade nenhuma a coisa nenhuma. Ou ha' alguma coisa de mais em assumir que nao se sabe ? Eu, habitualmente, chamo-lhe humildade.

E que demais, parecem-me os argumentos de toda a especie...que nao levaram a lado nenhum.

Mas como ha' tantos iluminados, gostava que demonstrassem, aqui ao ignorante, a aplicacao pratica, aleada a' mecanica, 'a fisica...sei la'...uma utilidade pratica. E' pedir muito, ou ...." tambem, tu Brutus "

Mas como ha' tantos iluminados, gostava que demonstrassem, aqui ao ignorante, a aplicacao pratica, aleada a' mecanica, 'a fisica...sei la'...uma utilidade pratica. E' pedir muito, ou ...." tambem, tu Brutus "

Já postado exactamente nesta mesma página:

ElGamal disse:
um conjunto de pessoas está dividido em dois grupos, um com uma pessoa, outro com duas, têm cada uma (pessoa) seis bolos, sendo metade dos bolos que cada uma tem de chocolate. quantos são, ao todo, os bolos de chocolate?
6/2(1+2) traduz matemáticamente o exemplo colocado pelo user ElGamal.

Serve?

Eu tb sou a favor de dar uma oportunidade aos user's neph e lagarto de opinarem neste tópico... mas só neste e só até atingirmos as 150 pág’s.

Daqui a pouco tínhamos descoberto que se aplicarmos a fórmula numa bimby apenas conseguiríamos cozer arroz para uma pessoa, mas se aplicássemos a fórmula de modo tradicional num fogão a gás, conseguiríamos fazer 1 tachada para 9 marmanjos. Também iriamos perceber que quem apenas aceita o resultado “9” é machista e homofóbico e só pode ser pessoa para morar em Almada ou Cantanhede pois não respeita as minorias…[:D]

Entretanto, acho que agora vou para casa tentar explicar ao meu filho de 18meses que:
1(sapato)+1(sapato)=1(par de sapatos)[:cool:]

estou a ver que não gostas de bolos de chocolate...

a questão está, à partida, envenenada. é uma questão de notação. a partir do momento em que a forma de escrever uma expressão pode ter 2 interpretações distintas por dois grupos em que um deles não é negligenciável, conclui-se que a escrita está pouco clara. APESAR das regras ditarem qual a ordem pela qual se deve seguir.

arranjar uma aplicação indica que a expressão foi interpretada por mim de uma certa forma, e que outra interpretação, sendo incorrecta, levaria a outra aplicação (no caso dos bolos, 6 bolos são divididos em dois grupos, 1 com 1 pessoa, outro com 2.)

Voltar
Superior