6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
Eu sou professor catedrático de calculo real e digo que dá 1.
Tanto tópico bom que passa neste fórum, e depois investem tantos posts com essa idiotice? Isto começa a perder a credibilidade :S
Talvez este seja o post mais idiota deste tópico. :sh)

Por acaso até achei engraçado o tópico, dá pano para mangas, até pq o resultado depende muitíssimo da interpretação da expressão. Logo é giro ver as diferentes formas de abordar o problema.

Ai é que está o problema Gmigas, isto é matemática é uma ciência exacta, as interpretações devem ficar para os lusíadas e disciplinas do género.

A primeira operação a realizar é a seguinte:

2(1+2)

e realiza-se da seguinte forma:

2(1+2)=2*1+2*2=2+4=6

Juntando a parte inicial:

6/6=1

Ou seja:

6/2(1+2)=
=6/(2*1+2*2)=
=6/(2+4)=
=6/6=
=1

Não tenho a mais pequena duvida

A primeira operação a realizar é (1+2) e ficamos com:

6/2x3

Mas pq raio complicam?

[:)]

Que raio ainda ontem discuti isto já sei onde foram buscar a palhaçada...

Isso dá 9 aqui e na China, na máquina de calcular ou na folha de papel, com um doutoramento ou com a quarta classe... [:D]

Para terminar com a teimosia:

Distributividade: Um fator colocado em evidência numa soma dará como produto a soma do produto daquele fator com os demais fatores. Assim, x . (y + z) = (x . y) + (x . z).

Ao colocares essa expressão o calculo que o google faz é o seguinte (6 / 2) * (1 + 2) = 9

O que é completamente diferente do pretendido

Eu digo-te que não percebes a ponta dum chaveco... duvido que saibas quanto é 2+1...

por acaso sabes que a divisão estar entre parênteses ou não é a mesma coisa (neste caso)?

Eu sou professor catedrático de calculo real e digo que dá 1.
Tanto tópico bom que passa neste fórum, e depois investem tantos posts com essa idiotice? Isto começa a perder a credibilidade :S

Catedrático o tanas do senhor abreu... de cálculo real mas só se for no mundo da lua!!!

É 9.

Deixa-te disso senão há quem vá atrás do "catedrático" e continue a defender o 1

Eu digo-te que não percebes a ponta dum chaveco... duvido que saibas quanto é 2+1...

por acaso sabes que a divisão estar entre parênteses ou não é a mesma coisa (neste caso)?

Tanto não é a mesma coisa que altera o resultado de 1 para 9.

Este tópico uma boa mostra do estado do nosso pais, tal como os nossos governantes temos aqui varias pessoas a jurar a pés juntos estarem 100% certos quando estão 1000% errados.

Tanto não é a mesma coisa que altera o resultado de 1 para 9.

Este tópico uma boa mostra do estado do nosso pais, tal como os nossos governantes temos aqui varias pessoas a jurar a pés juntos estarem 100% certos quando estão 1000% errados.

Aposto contigo o meu salário de 1 ano contra o teu de 1 mês! Chega?

Quem terão sido os professores que te passaram!!!??? [:D][:D][:D]

Já agora coloca aí a resolução dos dois casos com todos os passos, para comparação e para todos vermos a tua genialidade, assim ficamos a saber os passos que levaram o país a este estado!!!! [:cool:]

Última edição:
Para terminar com a teimosia:

Distributividade: Um fator colocado em evidência numa soma dará como produto a soma do produto daquele fator com os demais fatores. Assim, x . (y + z) = (x . y) + (x . z).

Vá, compliquem mais um bocadinho [:D]

Eu tinha um prof, que quando complicava, era ver giz a voar [:D]

Não te esqueças que antes da multiplicação, não tens nem uma adição nem uma subtracção, mas uma divisão.

teixeiradossantos11.jpg

Até ele se está a rir

Anexos

• teixeiradossantos11.jpg
    teixeiradossantos11.jpg
    12,9KB · Visualizações: 0
A primeira operação a realizar é a seguinte:

2(1+2)

e realiza-se da seguinte forma:

2(1+2)=2*1+2*2=2+4=6

Juntando a parte inicial:

6/6=1

Ou seja:

6/2(1+2)=
=6/(2*1+2*2)=
=6/(2+4)=
=6/6=
=1

Não tenho a mais pequena duvida

Isso seria verdade no caso desta expressão:

6 : [2(1+2)]

Agora, no caso da expressão deste tópico os parêntises só fazem com que a soma do 1 com o 2 seja efectuada em primeiro lugar.
Depois disso segue-se a ordem normal de cálculo:

6: 2(1+2) = 6 : 2 * (1+2) = 6 : 2 * 3 = 3 * 3 = 9 [;)]

Pelo menos é a minha interpretação.

Última edição:
Já agora coloca aí a resolução dos dois casos com todos os passos, para comparação e para todos ver-mos a tua genialidade, assim ficamos a saber os passos que levaram o país a este estado!!!! [:cool:]

Provavelmente também terão sido passos de alguém que não sabe conjugar o verbo ver.

Aqui vai a explicação para ver se a gente se entende (leiam até ao fim para perceberem):

Se seguirmos as regras da matemática então:

• 6÷2(1+2)=9

1º Resolver o que está dentro de ()

Código:
(1+2)=3
2º Resolver a Divisão

Código:
6÷2=3
3º Resolver a Multiplicação

Código:
3(3)=9
Explicação da ÷ e do x: A multiplicação e a divisão têm a mesma ordem de operações, mas á uma regra que devemos de ter aqui em atenção, é que quando isto acontece, deve-se ler o calculo da esquerda para a direita, pois é a forma como nós escrevemos.
Regra esta que muitos professores se esquecem de dizer nas aulas, na qual se vê aqui o resultado.

Como muitos cépticos aqui não vão "acreditar" deixo aqui algumas provas para lerem e reflectirem:

http://math7.khb3.com/notes/orderOfOperations/orderOfOperations.html

http://www.chem.ox.ac.uk/fortran/arithmetic.html (Aqui veja depois do titulo Mixed Mode Arithmetic)

http://www.lpb.org/education/classroom/itv/algebra/guide.html[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-1] (Ler parte Please Excuse My Dear Aunt Sally)[/SIZE][/FONT]

Acho que não restam duvidas correcto? Ou será que mesmo com provas dadas ainda á pessoal que levam a deles avante?

PS: Podem dizer que está incorrecto porque ensinaram assim blablabla, mas para aprenderem mais um pouco, a maior parte dos professores sempre ensinaram os alunos para seguirem um método bastante utilizado na América chamado de PEMDAS (eu próprio seguia esse método enquanto estudava):

Em Português:

Parenteses
Exponenciais
Multiplicação
Divisão
Adição
Subtracção

Escrita original:

P
arentheses
Exponents
Multiply
Divide
Add
Subtract

Mas esta explicação estava incorrecta isto porque na expressão PEMDAS, a ultima parte "MDAS" significava Multiplicação ou Divisão ou Adição ou Subtracção, mas tudo junto ficavamos em quê? criou-se bastantes erros e duvidas, até que surgiu a ideia de se alterar esta abreviatura para:

P
E
M D
A S

Aplicando a nova regra na qual se aparecer um calculo em que tenham uma multiplicação ou divisão, ou uma adição e subtracção, deve-se calcular primeiro da esquerda para a direita.

Ex:
2+6÷3-5x3+5(1+1)=
2+6÷3-5x3+5x2=
2+2-5x3+5x2=
2+2-15+5x2=
2+2-15+10=
4-15+10=
-11+10=-1

Penso que já deu para perceber, imaginem agora os erros que os profs de Matemática cometem e cometeram e certamente irão cometer na época de exames. Isto porque á professores que não concordam com este método, e preferem ensinar mal, que ir contra o que está comprovado como correcto:sh)

Cumprimentos

Última edição:
Txxxxxxiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

O que para aqui vai...
Ainda por cima com explicações longuíssimas.

A questão é muito fácil de resolver:

1. Perguntar ao Guterres.
2. Se ele disser 1 é 9, se disser 9 é 1.
[:)]

Agora a sério, eu já dei a minha opinião lá atrás: é 18.
Mas essa é a minha OPINIÃO.

A REALIDADE, se olharem para as contas que eu fiz para chegar a 18 (não dividi), é 9.

6/2(1+2) =
= 6 ÷ 2 × (1+2) =
= 6 ÷ 2 × 3 =
= 3 × 3 =
= 9

No meu caso, que não divido nada com ninguém:

6/2(1+2) =
= 6 ÷ 2 × (1+2) =
= 6 ÷ 2 × 3 =
= 6 × 3 =
= 18

eu gosto é da arrogância com que alguns respondem, ainda por cima para os dois resultados [:D]
Este tópico é a chance de ouro que alguns têm para brilhar.

Voltar
Superior