5W40 vs. 10W40

o recomendado é o 5w40... agora tu é que sabes... atenção que tem de cumprir a norma para os injecto-bomba...
e para os mais septicos 265mil km não é nada de especial...

Última edição:
Não mudes o oleo não, e depois vens para aqui queixar que foi o site da bp que te dizia que o 3000 servia...

BP ou outra marca qualquer, interessa é respeitar a norma exigida pelo fabricante.

Eu pessoalmente discordo.

Por um lado um motor não começa a ganhar folgas de repente aos 100.000 kms. Será um processo gradual que não pode ser contabilizado em kms, pois depende de diversos factores.

Por outro lado o motivo de cuidado destes motores não é por causa do bloco em si, mas sim dos injectores. Esse é o motivo de exigirem uma norma definida pela marca.

Ou seja, enquanto na maior parte do bloco trabalhava bem com quase qualquer óleo, para os injectores nos motores PD é imperativo que o óleo cumpra a norma VW 505.01.

que injectores é que estás a falar??? é que se for o que estou a pensar só lá passa gasoil....

se houverem outros explica lá que tb gostava de saber...

cumps

Boas pessoal.
Preciso da vossa ajuda para saber se fiz asneira ou não...
Tenho uma A4 TDI de 115cv com 265.000kms, faço uma média de 50.000kms/ano e uso normalmente óleo BP 7000 5W40.
Hoje fui mudar o óleo e como não havia BP 7000, comprei BP 3000 10W40, ou seja semi-sintético em vez de sintético como sempre usei.
Será que fiz asneira ou não é grave?:confused:

Cumprimentos

podes andar a vontade com o carro assim, mas eu mantinha a mesma graduação e norma para a próxima muda...só qd começar a beber é que podes começar a usar 10w40...

que injectores é que estás a falar??? é que se for o que estou a pensar só lá passa gasoil....

cumps

Boas.
É assim. Eu de tempos-a-tempos meto 1 litro de oleo no deposito do gasol quando atesto...
Nesse caso já o oleo passa pelos injectores...eh...eh.
(mas costumo meter oleo barato)

Cumptos

E vou-me meter ao barulho. No meus Mercedes, ambos a gasolina, a marca recomenda 10w40. Se utilizar 5w40 é melhor?

se a marca recomenda 10w40 e sempre levou 10w40...pq mudar?

o melhor conselho que dou é usar sempre o que a marca recomenda, ficando a marca do óleo ao teu critério!

Aproveito este tópico para perguntar...

o meu Carro pede óleo que respeite as especificações SE ou SF..

o que meti agora, um Galp 10W40 tem as seguintes especificações:

ACEA A3/B3
API SL/CF
VW 505.00
MB 229.1

será que cumpre?:confused:

Aproveito este tópico para perguntar...

o meu Carro pede óleo que respeite as especificações SE ou SF..

o que meti agora, um Galp 10W40 tem as seguintes especificações:

ACEA A3/B3
API SL/CF
VW 505.00
MB 229.1

será que cumpre?:confused:

Não menciona mais nada que essas especificações???
Se não não é o aconselhado... terá de ser SE ou SF como mencionas
mas hoje em dia normalmente o A3/B3 é de certeza.. portanto nao me preocuparia

Já agora qual é o carro e com que motorização?

Última edição:
Boas Filipe

O SL esta acima desse teu SE pelo que não há nenhum problema.

Em relação ao carro em questão, PD, nem o 7000 sport cumprei o 505.01

Visco 7000 Sport 5W-40
ACEA A3/B3/B4; API SL/CF; MB 229.3; VW502 00/505 00; BMW LL 98 e Porsche
Lubrificante para motores de automóveis sujeitos a regimes muito elevados sob as mais severas condições de utilização.

Tens o BP Special V e o Castrol EDGE turbo diesel.

Muito cuidado com a especificação nos injector-bomba!

cumps

os dele são injectores de Marte e até liquido anticongelante lá passa...gostei da ordem "VAI JÁ TIRAR ISSO!!!" cm se uma simples mudança de viscosidade em q se reflecte apenas na temperatura dos países onde o carro anda, matasse o carro... bem p todos aqueles q n sabem, convem aprender alguma coisa:

http://4.bp.blogspot.com/_TNsNkjgMk...n9xyU/s1600/engine-oil-for-diesel-engines.jpg

usavas um 5W40 q vem no manual. é compreensivel pq o carro é alemão, logo tem q levar um oleo q suporte as baixas temperaturas negativas. estás em Portugal, andas em Portugal, por isso um 10W40 é o aconselhado e c essa kilometragem ainda mais. se ficas mais descansado por vir c a norma VW, td bem mas n estás nem no Ártico nem África.

os dele são injectores de Marte e até liquido anticongelante lá passa...gostei da ordem "VAI JÁ TIRAR ISSO!!!" cm se uma simples mudança de viscosidade em q se reflecte apenas na temperatura dos países onde o carro anda, matasse o carro... bem p todos aqueles q n sabem, convem aprender alguma coisa:

http://4.bp.blogspot.com/_TNsNkjgMk...n9xyU/s1600/engine-oil-for-diesel-engines.jpg

usavas um 5W40 q vem no manual. é compreensivel pq o carro é alemão, logo tem q levar um oleo q suporte as baixas temperaturas negativas. estás em Portugal, andas em Portugal, por isso um 10W40 é o aconselhado e c essa kilometragem ainda mais. se ficas mais descansado por vir c a norma VW, td bem mas n estás nem no Ártico nem África.

Sai mais uma

páDeOuro.jpg

Voltar
Superior