5ª ou desengatado?

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

Voces acham mesmo que o motor engatado sem acelerar gasta 0, a mim não parece que seja verdade, que é nessa situação que se obtem o consumo minimo isso é verdade agora daí até ser zero.
é um facto que os motores a injecçao electronica não injectam combustivel se o acelerador não estiver a ser pisado.

quando está desengatado, o carro fica ao ralenti. o ralenti não é mais que um acelerador. está acelerado...está a gastar gota.

dai que, se nao desengatares o carro qd paras, não entra gasolina, ele vai abaixo...

o consumo com o carro engatado e sem acelerador é ZERO. não é 0.0001, é ZERO mesmo.
o que mantem o motor a rolar são as rodas. é um principio bastante basico...o mesmo que permite que os carros sem bateria peguem depois de os empurrares e meteres 2ª.

Ainda gostava de ver um artigo técnico a comprovar esse "facto" (mas contigo já sei que a resposta vai ser "procura no google" ou então um grande "lol" a bold pq o teu interesse nunca é esclarecer ... mas agradecia caso tivesses algum artigo na tua posse), não sei se é verdade ou não se o consumo de um carro com IE engatado sem acelerar é sempre exactamente 0, alguns dizem que sim, perguntei a um eng que trabalha numa cerca marca que me disse que não é assim linear e que dependia da rotação e dos vários sensores que depois determinavam qual o mapeamento para a injecçao de combustível nas diferentes situações ... a verdade não sei, mas continuo sem saber.

pois, com esse tipo de argumentaçao é natural que nao leves nada...

tenho alguns artigos interessantes, mas partilho-os com quem lhes sabe dar a devida atençao e valor. ja provaste estar bem longe desse grupo.

o mapeamento depende dos varios sensores. quando o TPS detecta o acelerador em cima, não injecta uma gota de combustivel.
a unica situaçao em que o consumo não é ZERO quando o carro está engatado e sem acelerador é quando as rotaçoes baixam para valores proximos do ralenti. dai os tais soluços antes de um carro ir abaixo. a força "contra" sobrepoe-se ao que o motor produz nesse instante...entao vai abaixo.

mas isto sao apenas as minhas palavras (o facto de serem baseadas no que os construtores afirmam não interessa para o caso), eu tenho a re****çao que tenho por estas bandas por isso deve fazer mais sentido a teoria em que a transmissao só está ligada ao motor quando é o motor a dar rotaçao:D

Previsível ... os argumentos do costume, a ironia do costume, o enfiar palavras na boca das outras pessoas como de costume ... os factos esses, continuam a não aparecer. Desisto.

tenho alguns artigos interessantes, mas partilho-os com quem lhes sabe dar a devida atençao e valor. ja provaste estar bem longe desse grupo.

o mapeamento depende dos varios sensores. quando o TPS detecta o acelerador em cima, não injecta uma gota de combustivel.
a unica situaçao em que o consumo não é ZERO quando o carro está engatado e sem acelerador é quando as rotaçoes baixam para valores proximos do ralenti. dai os tais soluços antes de um carro ir abaixo. a força "contra" sobrepoe-se ao que o motor produz nesse instante...entao vai abaixo.

mas isto sao apenas as minhas palavras (o facto de serem baseadas no que os construtores afirmam não interessa para o caso), eu tenho a re****çao que tenho por estas bandas por isso deve fazer mais sentido a teoria em que a transmissao só está ligada ao motor quando é o motor a dar rotaçao:D
épa, nao sei realmente em que te fundamentas para dizer isso mas...
repara, os injectores estao no motor para injectar combustível certo??
entao se o consumo é ZERO os injectores nao estao la a fazer nada quando o motor esta a trabalhar ao raleti, é isso??
entao poe o motor em funcionamento e vai desligando as fichas dos injectores e depois diz-me se ele pára....
se parar o consumo nao será ZERO mas 0,qualquer coisa.
isto nao ha bruxas o motor para trabalhar normalmente necessita de 7 partes de ar para 1 de combustivel!!!!

citação:Originalmente colocada por chevytools

entao se o consumo é ZERO os injectores nao estao la a fazer nada quando o motor esta a trabalhar ao raleti, é isso??
entao poe o motor em funcionamento e vai desligando as fichas dos injectores e depois diz-me se ele pára....
isto nao ha bruxas o motor para trabalhar normalmente necessita de 7 partes de ar para 1 de combustivel!!!!
gostava de saber onde leste a parte a bold, mas ok, deve ser falta de cuidado a ler a direito.

se te apetecer, lê a parte em que se fala de CARRO ENGATADO E EM ANDAMENTO, mas so se te apetecer.

gilmour, eu nao tenho vontade, nem paciencia, para me contrapor a quem parte logo do principio que os outros estao errados, seja o assunto que for, qualquer que seja a situaçao. não ganho nada com isso, nem perco, é-me igual.
mas gostei do pormenor. de tantas pessoas que em inumeros posts ja disseram que era zero e derao (ou nao) explicaçao, a unica pessoa com quem implicas é cmg[}:)]

assim....ficas eternamente na duvida se te apetecer, ou falas com um engenheiro de outra marca, ou ainda vais a um dos muitos "open days" que as marcas fazem às suas instalaçoes e tens a oportunidade de perguntar a quem tem como trabalho unico...mapear carros a partir de uma folha branca.
a VW tem um dia desses pra semana...não ha desculpas!

Mas que confusão que para aí vai. Ou se fala engatado (pressupõe-se a andar, por exemplo engatado em 5ª -> ler bem o inicio do tópico!!!)...ou ao ralenti (parado ou não, não interessa para o caso)

Basta ler o que o Eliselotus e eu já escrevemos nesta mesma página para perceber. Mas é ler mesmo, não é na diagonal.

Manuel Barbosa, a velocidade que o carro perde desligado ou não (isto estando engatado) é precisamente a mesma. Tal como já dito anteriormente é este o principio de colocar um carro a trabalhar por empurrão (quando acaba a bateria por exemplo).

Não é uma coisa que se deva fazer se tivermos 2 dedos de testa. Mas eu há uns anitos não tinha...e como sempre, sempre gostei de experimentar tudo para saber do que falo...e vai de desligar um Rover em descidas longas (atenção, cuidado...eu era ainda mais louco do que sou agora), nada demais acontece (além de ficar com tudo o que é electrico parado)...depois nem se dá ao motor de arranque, basta colocar a chave na posição de funcionamento e dar acelerador que ele continua lolol

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

citação:Originalmente colocada por koluirty

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Li que, de facto, nos motores mais recentes é assim…tem mesmo capacidade para cortar o combustível nessa circunstancia!

O unico motor actual ke corta a injecção completamente é o do Honda hibrido, ke inclusive fecha as valvulas de admisão/escape para evitar o efeito de bombagem de ar....

agora as injecçoes electronicas regulam a injecção de acordo com o esforço necessario para o motor rodar, com o carro engatado, é a força de gravidade ke faz a maior parte do esforço pelo ke a injecção utiliza o minimo dos minimos, mas utiliza ... o facto dos cb indicarem consumo zero tem a ver com o nº de casa decimais disponiveis para indicar o consumo...

cpts

Tens razão quanto ao Hibrido que vai um passo mais além, mas não na questão do consumo = 0 ;)

Qualquer carro moderno com injecção electrónica CORTA a admissão do combustivel quando não se acelera -> tipicamente ir a descer com o carro engatado.

O Hibrido vai é mais longe e fecha as 4 válvulas completamente de modo a que nem ar entre nos cilindros reduzindo o atrito nessa situação -> menor perca de velocidade (se repararem, devido aos componentes internos do motor e das transmissões o carro engatado perde velocidade nessa situação, a não ser que seja mesmo a pique lolol).

O consumo é nessa situação 0 e assim se manterá enquanto a descida continuar a "fornecer força" ao carro. Ou seja é a gravidade que puxa o peso que faz rodar as rodas que rodam o motor que vai "livre".

Quanto à ideia do motor não trabalhar e tal nessa situação porque não há injecção de combustivel. É verdade...e depois?!

Experimentem isto (mas por favor num local espaçoso loololol e cuidado para a falta de DA e não tirem a chave para não trancarem a direcção):
Numa descida desliguem o carro. Vão ver que em termos de aceleração/motor não vão notar nada de diferente...é claro que se acelerarem não vai responder porque não há corrente electrica -> falo num gasolina, nos diesel não sei...
No diesel, também é algo parecido!
Falo por experiência própria![8)]

Bom para conclusão e depois de tanta engenheirada a falar pareçe-me que o mais correcto é seja a subir ou a descer levar o carro, automovel, carroça, charrua, pandereta, etc etc engatado.:D

Sim senhor!!

E só temos de ler duas paginas para entender tudo tintin por tintin.... [^][^]

relanti é uma coisa, carro engatado é outra !

um carro engatado sem se acelerar não consome ! Quem tem CB nos carros basta olhar para o consumo instantaneo ! Marca 0,0 !!! Porquê? Pq são as rodas (tracção) que mantém o motor a trabalhar, como já se disse... não é rocket science !!!

citação:Originalmente colocada por chevytools

gostava de saber onde leste a parte a bold, mas ok, deve ser falta de cuidado a ler a direito.

se te apetecer, lê a parte em que se fala de CARRO ENGATADO E EM ANDAMENTO, mas so se te apetecer.

gilmour, eu nao tenho vontade, nem paciencia, para me contrapor a quem parte logo do principio que os outros estao errados, seja o assunto que for, qualquer que seja a situaçao. não ganho nada com isso, nem perco, é-me igual.
mas gostei do pormenor. de tantas pessoas que em inumeros posts ja disseram que era zero e derao (ou nao) explicaçao, a unica pessoa com quem implicas é cmg[}:)]

assim....ficas eternamente na duvida se te apetecer, ou falas com um engenheiro de outra marca, ou ainda vais a um dos muitos "open days" que as marcas fazem às suas instalaçoes e tens a oportunidade de perguntar a quem tem como trabalho unico...mapear carros a partir de uma folha branca.
a VW tem um dia desses pra semana...não ha desculpas!

Epa, desculpa lá mas nao era na tua resposta que queria pegar, realmente nao disseste nada em relaçao ao ralenti, mas só pelo facto de ter lido "zero" agarrei logo na tua...[}:)] (nada pessoal);)

Quanto aos "open days" ja fiz alguns quando fiz assistencia na audi, agora faço formaçoes para os mecanicos da cadillac[:p](Caribe e America-latina);)

nightlord esclarece me so uma duvida.Dizes q o hibrido fecha as valvulas de modo q n entra nem sai ar. mas assim n vai criar um vacuo q trava o motor? tou a imaginar algo como uma seringa, se tapares o buraco n consegues fazer mexer o "mecanismo". n sei se me consegui explicar se puderes ilumina esta questao.

dysplay, desconheço se o hibrido fecha de facto as valvulas todas por completo, mas se fecha, as pressoes não sao nada de especial.

é exactamente o mesmo que acontece durante o ciclo de compressao![:P]
neste caso como não tens explosao, a pressao ainda é menor.

citação:Originalmente colocada por dysplay21

nightlord esclarece me so uma duvida.Dizes q o hibrido fecha as valvulas de modo q n entra nem sai ar. mas assim n vai criar um vacuo q trava o motor? tou a imaginar algo como uma seringa, se tapares o buraco n consegues fazer mexer o "mecanismo". n sei se me consegui explicar se puderes ilumina esta questao.

Essa informação vi nalguns sites sobre o motor.

Um deles é este:

http://world.honda.com/HDTV/news/2005-4050705b/index.html

Se vires o video do motor do Hibrido, logo nos primeiros minutos falam sobre os 3 estágios do i-vtec do hibrido -> 1 deles é Idle -> válvulas fechadas

Este é um óptimo site sobre os motores da Honda e o porquê de determinadas escolhas. Os videos em flash explicam e exemplificam mais sobre motores do que muita conversa...

EDIT:

Estava a ver o video, e pelo minuto 3 dizem mesmo que fecha as válvulas todas em desaceleração e baixa velocidade, para impedir que haja percas de bombagem (desculpem esta tradução livre do inglês [}:)]) do ar e resistência

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Já agora, alguém é capaz de me dizer se o meu twingo já é dos carros que engatado sem acelerar não gasta nada?

O motor é de injecção electrónica? Se for já é provável que sim (não quer dizer que seja a 100% pois é necessário que a centralina preveja esse modo...mas penso que sim).

Nos carburadores, que eu saiba, isso não era possível de controlar tão correctamente para podermos dizer que o consumo seria 0

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Já agora, alguém é capaz de me dizer se o meu twingo já é dos carros que engatado sem acelerar não gasta nada?

O motor é de injecção electrónica? Se for já é provável que sim (não quer dizer que seja a 100% pois é necessário que a centralina preveja esse modo...mas penso que sim).

Nos carburadores, que eu saiba, isso não era possível de controlar tão correctamente para podermos dizer que o consumo seria 0

É de injecção electrónica, não tem carburador! ;)

citação:Originalmente colocada por dysplay21

Essa informação vi nalguns sites sobre o motor.

Um deles é este:

http://world.honda.com/HDTV/news/2005-4050705b/index.html

Se vires o video do motor do Hibrido, logo nos primeiros minutos falam sobre os 3 estágios do i-vtec do hibrido -> 1 deles é Idle -> válvulas fechadas

Este é um óptimo site sobre os motores da Honda e o porquê de determinadas escolhas. Os videos em flash explicam e exemplificam mais sobre motores do que muita conversa...

EDIT:

Estava a ver o video, e pelo minuto 3 dizem mesmo que fecha as válvulas todas em desaceleração e baixa velocidade, para impedir que haja percas de bombagem (desculpem esta tradução livre do inglês [}:)]) do ar e resistência

uma coisa é certa no hibrid não há tanta inercia nas descidas engatado como nos outros carros.;)
e esta questão aparece de tempos em tempos (deve ser ciclico)de qualquer das maneiras o sistema cut-off deve estar presente na maioria dos carros actuais tanto diesel como a gasolina.

Voltar
Superior