405 SRI 2.0 de 1992

whitexoc

New member
Recentemente adquiri um Peugeot 405 SRI 2.0 (Gasolina) de 1992 com 82000km.

Pela 2ªvezes o carro foi abaixo em andamento, dou a chave e lá pega ele como nada fosse,

Estive a ver a bobine de ignição e a mesma da faísca nas 4 "torres" dos cabos de velas?

Alguém me poderá dizer qual será o problema?

O filtro da gasolina mudei hoje...mas ainda continua na mesma.

No forum françês do 405 falam disto:

ralenti3ap3.jpg

Bem como a necessidade de limpa-la.
[TUTO] Vérification générale - Signature2.0L - 94500 km - Page 3
Será que pode ser dai o problema?

Ora aí está um bom tópico de manutenção do 405!

Já percebi mais de francês, mas pelo que vejo é o regulador/afinador eléctrico do ralenti. Aquilo tem um veio, acoplado de uma mola, que pelo que vejo tem tendência a sujar.

Provavelmente quando o teu 405 teve necessidade de regular o ralenti, esse regulador/afinador não conseguiu regular o ralenti a tempo ou não conseguiu regular de todo por estar sujo.

Para mim parece-me tarefa fácil de se fazer em casa, se te sentires à vontade para procurar essa peça e limpá-la, é um caso de DIY, se não, numa oficina, explicas o que queres ao mecânico para ele ir logo directo ao assunto para não andarem à procura do que não é.

É provável que esta se encontre na admissão ou no corpo da borboleta...

Dá feedback depois, que gostava de ver o seguimento do problema [;)]

P.S ganda máquina!

Ora aí está um bom tópico de manutenção do 405!

Já percebi mais de francês, mas pelo que vejo é o regulador/afinador eléctrico do ralenti. Aquilo tem um veio, acoplado de uma mola, que pelo que vejo tem tendência a sujar.

Provavelmente quando o teu 405 teve necessidade de regular o ralenti, esse regulador/afinador não conseguiu regular o ralenti a tempo ou não conseguiu regular de todo por estar sujo.

Para mim parece-me tarefa fácil de se fazer em casa, se te sentires à vontade para procurar essa peça e limpá-la, é um caso de DIY, se não, numa oficina, explicas o que queres ao mecânico para ele ir logo directo ao assunto para não andarem à procura do que não é.

É provável que esta se encontre na admissão ou no corpo da borboleta...

Dá feedback depois, que gostava de ver o seguimento do problema [;)]

P.S ganda máquina!

Ora porque hoje foi fazer a Inspecção a viatura e o gajo la do centro disse-me que no teste de gases e fumos acusava 0%,ele referiu-se há haver muita entrada de ar na combustão que mais parecia uma viatura acabada de adquirir....isto é a combustão era mais rica em ar do que gasolina.Será que tem alguma coisa haver com esse regular de ralentim?

Amanha coloco fotos da máquina....

Então se vai abaixo mesmo com carga no acelerador penso que pode estar posta de lado a questão da válvula de relanti.

Se o problema não é o referido no fórum Francês, então o carro deverá ter uma mistura deficiente; ou muito ar ou muita gasolina.

Resolvi um problema semelhante no meu ex-Opel Kadett com um produto limpa carburadores (Sonax), que tanto dá para carburadores e injecção. Aquilo de facto, tem um poder de limpeza muito bom nos componentes internos.

Também já me passou pela cabeça ser o corpo da borboleta sujo, mas...

Já tive duas vezes um problema semelhante no meu 106 1.1i (não ia completamente abaixo, mas o ralenti baixava drasticamente, a ponto de o carro se sacudir todo) resolvido com uma limpeza na admissão.

Reparei que o teu 405 tem matrícula francesa, não? É que em Portugal arriscaria dizer que há menos que os dedos de uma mão. [;)]

Muito!! Aliás, não me lembro de ter visto nenhum, e os poucos que há/havia devem ter pertencido a administradores da Peugeot Portugal. A grande maioria eram os 1.4 GR (mesmo à pobre [8b]), depois alguns SRDT e também alguns 1.6 SR.

Actualizando um pouco o tópico no sábado passado fiz um pequena limpeza na valvula de regulação de ralenti mas o carro continua na mesma passado uma semana...mas se eu fizer umas acelarações um pouco mais forte (puxar as mudanças) o carro já não se vai abaixo com tanta frequencia...

Mais ajudas são bem vindas...

Mostra-me uma imagem do motor.
O motor é o XU10?

Tens que tirar o tubo de admissão e vês logo a borboleta.
Para a limpar, com o motor a funcionar, dá-lhe com um spray de limpa carburadores.

Sim o motor é um XU10.

A 3semanas comprei a valvula de regulação de ralenti, troquei a mesma mas o motor continua a para em andamento.

Próximo passo será efectuar a limpeza da borboleta e seu corpo.

MadDragon obrigado pela ajuda.

Voltar
Superior