Bem para começar, essa ***** de motor pode ser 1.2 e ser vendido como 1.3 já todos sabemos agora deixem de bater no ceguinho metam lá 1.3ctdi, ou 1.3jtd agora 1.2... eu não conheço.
Depois a potencia está directamente relacionada com a velocidade máxima, agora esta não depende só da potencia mas sim de aerodinamica, escalonamento da caixa etc etc etc. Como tal os 175kph anunciados poderão ser BEM realistas se a caixa for a usada pelo 1.3jtd de 90cvs ou de 70 (ou 75cvs ?) ai o limite é a caixa/rotação do motor. Mais importante que a velocidade máxima é o tempo que ele leva a lá chegar que a achar que usa a caixa curta do 70/75cvs ou do 90cvs de 5v será bastante rapido a acelerar/recuperar.
Finalmente sobre o motor em si, eu não gosto desse motor digo-o já, NADA mesmo, agora 105cvs não deixa de ser uma marca interessante a nivel de potencia máxima, resta saber como será conduzir o motor na prática.
Que os 105cvs lá estão eu não duvido, que acelere muito bem (e a julgar pelos 10.3sec 0-100kph é rapido) resta saber se continua a ser horrivel de usar antes das 2000rpm. Finalmente os consumos (anunciados) parecem bons e consegue ter um bom valor de emissões de CO2.
Bottom line: é capaz de ser bom, eu não gosto mas tambem ainda não o conduzi, a caixa de 5v curta retira muita velc. de ponta (e a juntar ao baixo peso) certamente da-lhe umas acelerações e reprizes muito interessantes.
Estou curioso para saber o valor real 0-1000metros, e um teste 0-140kph. (0-100kph depende muito do condutor/arranque e não é mto real, 0-140kph parece-me mais realista e demonstra a potencia do carro em 3ª e 4ª)