Conduzi uma diversion na escola de condução, e gostei da moto, em especial do barulho dos escapes de origem. Já tens a suavidade de um 4 em linha (se bem que as sensações dos 2 em V são espetaculares).
A ideia que tenho é que é poupadita e a manutenção é muito básica e em conta.
Tens mais motor, o que equivale dizer que poderás andar a uma velocidade superior com muito menos esforço. Acredita que se fores para a 250, depressa sentes que devias ter comprado uma um bocadito mais potente.
Vê também as gs500 e outras desse género, motos muito simples também, e que com uns anitos se arranjam a preços engraçados.
O seguro é como te disse, pensares que uma 600 vai ser muito mais caro é puro engano. O selo poderá (terás de consultar uma tabela) ser mais carote, mas nas motos mais antigas a diferença não é significativa.
Eu vou-te dizer com que moto comecei para teres uma ideia, foi uma cg 125. A motita era muito honesta, gastava 2 litros e tal (a velocidades contidas, claro), levezinha, maneirita, 5 *.
Mas passados 3/4 meses, e 10mil kms, já sabia a pouco.... o mesmo se passou na 2ª moto, uma nx4, até que, rápidamente cheguei ao patarmar das 600. Tudo bem que subi gradualmente, mas os € que se gastam também são alguns.
No meu ver, se começar-mos a andar numa 500/600, acaba por ser a escolha mais racional.
Mas tudo depende do uso que lhe queres dar ; )
PS: actualmente tenho uma fz6 fazer, comprada em dezembro, mas já o modelo deste ano ; )
Cump.