Xantia (já cá canta)

PauloFVF

New member
Pessoal, um bom amigo meu está para trocar o seu clio I com 240.000km [:p]

por um Xantia de 1993 ou 1994 agora nao me lembro, é o 1.8!

Mas fomos ver o carro, e aquilo faz uma chiadeira na correia, o homem diz que é uma polie empenada!

Será?

alguém sabe quais os sintomas de uma polie empenada?e qual os problemas que dai derivam? e custos de reparação?

[;)] Obrigado

Pessoal, um bom amigo meu está para trocar o seu clio I com 240.000km [:p]

por um Xantia de 1993 ou 1994 agora nao me lembro, é o 1.8!

Mas fomos ver o carro, e aquilo faz uma chiadeira na correia, o homem diz que é uma polie empenada!

Será?

alguém sabe quais os sintomas de uma polie empenada?e qual os problemas que dai derivam? e custos de reparação?

[;)] Obrigado

À partida a chieadeira terá a ver com alguma folga/desgaste/mau estar de uma ou várias correias ou ainda algum dos tensores. Como não referes mais pormenores sobre o estado do carro suponho que esse barulho fosse a única anomalia que apresentava a olho nú, no entanto é necessário ter atenção ao sistema hidraúlico, mais concretamente a possíveis fugas de óleo LHM, rapidez na subida do carro, DA leve e suspensão suave.

Caso o teu amigo opte por ficar com o carro, é aconselhável efectuar a mudança de todos os filtros, correias, pastilhas, óleos e outros elementos de desgaste. Pelo menos é assim que eu faço quando compro carros com alguma idade. Já tive uma má experiência com uma correia de distribuição e como tal não arrisco, mesmo que o antigo dono diga que foi mudada à pouco tempo...

Última edição:
É possível que a polie esteja empenada.

É algo que já aconteceu a um amigo meu que também tem Xantia e tanto quanto sei a polie não é muito cara.

E a M.O para mudar a polie é muito complicada?

a suspensao parece estar boa, os cliques dão em +- 7 segundos de intervalo, a suspensao sobe e desce mais ou menos rapidamente!

a DA parece estar boa

Como é que se verificam as fugas do LHM? pinga po chão?

E a M.O para mudar a polie é muito complicada?

a suspensao parece estar boa, os cliques dão em +- 7 segundos de intervalo, a suspensao sobe e desce mais ou menos rapidamente!

a DA parece estar boa

Como é que se verificam as fugas do LHM? pinga po chão?

Em menos de 1 hora muda-se a polie.

Se o carro se comporta bem como referes, verifica se tem fugas procurando por manchas verdes no chão.

Ok, vou ter com ele agora, e vamos dar mais uma volta no carro para verificar essas coisas!

se a suspensao estiver muito dura quer dizer que está com problema não é?

tenho vista pela net em fóruns estrangeiros, que se o carro parado estiver muito em baixo ou muito em cima, ou nao voltar á posição correcta quando se liga, também é sinónimo de problema não é?[;)]

obrigado margalhau

Ok, vou ter com ele agora, e vamos dar mais uma volta no carro para verificar essas coisas!

se a suspensao estiver muito dura quer dizer que está com problema não é?

tenho vista pela net em fóruns estrangeiros, que se o carro parado estiver muito em baixo ou muito em cima, ou nao voltar á posição correcta quando se liga, também é sinónimo de problema não é?[;)]

obrigado margalhau

As esferas podem estar a precisar de carga sem que no entanto se note muito, mas normalmente quando estão com pouca carga ou completamente descarregadas o carro fica com a suspensão muito rija e instável e nesse caso estas já se encontram num estado irrecuperável pelo que devem ser substituídas por umas novas, ao invés de serem recarregadas.

Com o carro parado a suspensão tem a tendencia natural para ir perdendo pressão no circuito levando a que venha a baixar progressivamente, o que é normal, pelo que não se devem tirar conclusões erradas relativamente a isso.

O que tem de acontecer é que o carro quando começa a trabalhar a suspensão deve subir sem dificuldades, caso contrário significa que existe algum problema.

como sabes não tenho palavras para agradecer este tipo de ajudas que tu, o telmauto, e todos os outros dão aqui no fórum!

[;)]

amanhã volto lá durante o dia, para ver aquilo como deve ser, já disse ao meu amigo, que se ele nao ficar com o carro, fico eu!

aquela suspensao é cá uma "pedra" .......adoro![:p]

Só que a guincharia põem-me preocupado!....será que é mesmo da poli?

já agora, pelo que tambem vi na net, poucos mecanicos além da marca pegam nestas suspensoes

conhecem alguém na zona de lisboa que não a marca (€€), que lhes mexa?

Obrigado Margalhau![;)]

Ora essa. O fórum serve para isso mesmo, partilhar conhecimento e discutir sobre o maravilhoso mundo automóvel :)

Se a polie estiver empenada ele faz uma barulheira rotativa e não é difícil aperceberes-te disso. Basta observares com atenção.

Se quiseres depois deixo-te o contacto de 2 oficinas da concorrência na zona de Lisboa, onde são especializados em trabalhar com esse tipo de suspensões.

Última edição:
[:cool:] ok!

obrigadissimo, logo informo então!

então se for da poli, o barulho terá que ser algo rotativo, tipo a correia anda, e como a polie ta empenada faz aquele chiar com altos e baixos?

mmm....ok vou ver se reparo melhor nisso hoje!

quanto ao LHM, se nao há manchas no chão , é de depreender que não existem fugas não?

já agora, nestas suspensoes, mudar as esferas e o liquido é coisa para custar quanto com M.O?
[;)]

[:cool:] ok!

obrigadissimo, logo informo então!

então se for da poli, o barulho terá que ser algo rotativo, tipo a correia anda, e como a polie ta empenada faz aquele chiar com altos e baixos?

mmm....ok vou ver se reparo melhor nisso hoje!

quanto ao LHM, se nao há manchas no chão , é de depreender que não existem fugas não?

já agora, nestas suspensoes, mudar as esferas e o liquido é coisa para custar quanto com M.O?
[;)]

Fica atento para ver se o barulho vem mesmo da correia, mas é natural que sim.

Se não existem manchas verdes no chão após o carro estar parado durante um período razoável de tempo então à partida não existirá nenhuma fuga.

As esferas novas na marca terão um preço médio a rondar os 40 euros cada uma, pelo que a substituição de todas poderá ficar em cerca de 200 euros, mas nem todas as esferas sofrem o mesmo desgaste. As traseiras e a esfera central duram normalmente o dobro do tempo das da frente.

No entanto se elas não tiverem totalmente descarregadas, então podem ser recarregadas em vez de serem substituídas por novas, ficando assim muito mais barato.

O LHM custa cerca de 8 euros por litro. O circuito do Xantia deve levar cerca de 4 litros, e é bom principio limpar os filtros e substituir por LHM novo ao fim de uns anos.

pois, o melhor mesmo deve ser fazer uma revisão geral ao circuito todo, estou a ver......!

[;)]

Bem obrigadissimo......logo informo de mais qualquer coisa

bem, hj vimos o carro de dia, e experimentei-o como deve ser!

Direcção:
A direcção está leve, mas no primeiro quarto de volta dá uma espécie de estalinho que nao se ouve, mas sente-se.......depois não faz mais nada!

Suspensão
A suspensao demora uns 3/4 segundos a levantar quando se liga o carro
Baixar ou levantá-lo demora uns 2/3 segundos , talvez 4

Isto é muito, pouco ou normal?

Motor

A espécie de chiar, que não é bem chiar, mas sim mais um espécie de arrastar ou encostar.....vem da zona que não se vê na foto, mas que fica onde está marcada a seta VERDE! é uma correia....que está na verticar, o barulho vem dai , o proprietário diz que é uma polie empenada!

Baba um pouco de oleo que vem de uma zona com uma peça onde encaixam vários tubos.....fica na zona da seta AMARELA e a superficie de plástico por baixo tinha oleo embora não muito!

Por vezes o motor fica acelerado! isto será sujidade? ou um sensor?

A peça que está com o circulo vermelho á volta é nova, não sei o que é!

o motor é o 2.0 de 8v com 123cv

aquilo arrasta-se?[:p] bebe quanto?

Caixa

Um pouco dura (será feitio ou defeito?) , marcha atrás não entra bem, temos que meter outra mudança, ou bombar a embraiagem!

ah , A FOTO não é do carro em questão, nem me parece ser o 2.0! mas foi o melhor que arranjei na net![;)]

(NÃO CONSIGO meter o link directo pa imagem, nao sei porquê)
http://img249.imageshack.us/my.php?image=motor3kg3.jpg

Última edição:
Em relação à suspensão pelo que descreves comporta-se bem.

A direcção convem ver o que se passa, pois se dá um estalo quando se vira, poderá eventualmente ter uma transmissão danificada ou com sujidade por resultado de um fole roto.

A polie deve ser substituída por uma de um C5 ou outro modelo Citroën ou Peugeot mais moderno uma vez que são mais resistentes.

O motor acelerado poderá ser resultante da valvula de ralenti avariada, ou eventualmente sujidade na admissão. Convém verificar ao certo o que se passa.

O motor é despachado. Se fosse o 1.6 é que eu não recomendava uma vez que é muito pastelão. No entanto como nunca conduzi esse modelo não conheço a sensibilidade da caixa.

Isso da marcha atrás não entrar bem à primeira é um fenómeno normal que acontece em muitos modelos da marca. Convém engrenar a primeira ou a quinta (dependendo da posição onde entra a marcha atrás) e só depois a marcha atrás para que entre bem. O meu GTi também é assim.

Última edição:
ok!

margalhau fazes ideia dos consumos dele?

penso que devem andar nuns 9/10 mistos, que achas?

o proprietario falou em 10![;)]

a polie do c5 é muito cara?

ok!

margalhau fazes ideia dos consumos dele?

penso que devem andar nuns 9/10 mistos, que achas?

o proprietario falou em 10![;)]

a polie do c5 é muito cara?

Não sei ao certo mas pelas caracteristicas do motor não devem fugir muito aos 9 /10 litros.

A do C5 é capaz de ser cara, mas o ideal é procurar uma de um modelo mais barato como uma Berlingo, que poderá eventualmente dar.

Voltar
Superior