X5, avaria estranha...

Que fumarento do Baralho , mas gostava de saber o que se passou e como o outro o resolveu [:blush:]

Desligou a ignição?? :confused: [:D]

Aconteceu-me o mesmo foi com um 307 HDi. Acelerou a fundo sozinho, desengatei, parei, e aquilo ali a berra pelo red-line adentro. Dsliguei a ignição, voltei a ligar, et voilá [:D]

No dia a seguir é que mandou assim uma fumarada branca ao arrancar, mas passou-lhe [:D]

Esse X5... é que parece que só vai lá com antibiótico [:D]

Se foi so desligar a ignição , porque que o dono não o fez e teve de vir la o outro lançado ? O dono tava a espera de fogo de artificio ? [:)]

Turbo berrou[;)]...

É raro acontecer mas acontece, quando o turbo berra e o oleo que lubrifica o mesmo começa a entrar pela admissão do motor e o motor ganha vida “própria” e só pára até queimar o oleo todo do próprio motor, basta reparar na fumaça que faz, e desligar na ignição não resolve nada visto que o motor esta a ser alimentado pelo próprio oleo e não pelo gasóleo do deposito...

Normalmente a única maneira de o parar é travar e engatar uma mudança alta e largar a embraiagem até parar o motor, que provavelmente foi o que outro fez[;)].

E um problema conhecido

Trata-se do turbo que partiu, mesmo tirando a chave o motor nao desliga e fica a trabalhar no redline a oleo, isto porque o oleo volta para tras, so para de 2 formas, ou engantando uma mudança alta, e largando a embraiagem de repente, ou acaba o oleo e gripa o motor

Nao é nada de muito estranho, o problema e que 90% das pessoas nao sabe o que fazer e fica em panico quando tira a chave e o carro nao para

Turbo berrou[;)]...

É raro acontecer mas acontece, quando o turbo berra e o oleo que lubrifica o mesmo começa a entrar pela admissão do motor e o motor ganha vida “própria” e só pára até queimar o oleo todo do próprio motor, basta reparar na fumaça que faz, e desligar na ignição não resolve nada visto que o motor esta a ser alimentado pelo próprio oleo e não pelo gasóleo do deposito...

Normalmente a única maneira de o parar é travar e engatar uma mudança alta e largar a embraiagem até parar o motor, que provavelmente foi o que outro fez[;)].

Yup, travão de mão, travão de pé a fundo, engater 5ª e largar embraiagem.
Só que não vi nenhum solavanco...

Ah, falta dizer que, pessoas como o tipo do Palio, já rareiam... apr:)

Última edição:
Pequenas dúvidas estúpidas:

- Ao rodar a chave para desligar, o que acontece na realidade destes motores novos? Hoje em dia, deve ser mais do que cortar a electricidade para desligar as velas...

- É só nos motores Diesel visto que não precisam de velas? Ou acontece também nos carros a gasolina turbinados?

- Apesar de ser um problema raro, porque é que não se desliga o motor cortando a admissão de combustível? Eu julgava que isso era feito nos motores mais recentes...

Este fenomeno é conhecido por "desalvorar" o motor, e so acontece com Diesel devido á sua elevada taxa de compressão. Num gasolina as velas isolam rapidamente com o oleo e ele cala-se.

Pequenas dúvidas estúpidas:

- Ao rodar a chave para desligar, o que acontece na realidade destes motores novos? Hoje em dia, deve ser mais do que cortar a electricidade para desligar as velas...

- É só nos motores Diesel visto que não precisam de velas? Ou acontece também nos carros a gasolina turbinados?

- Apesar de ser um problema raro, porque é que não se desliga o motor cortando a admissão de combustível? Eu julgava que isso era feito nos motores mais recentes...

Ao desligares o motor tas efectivamente a cortar a alimentação na bomba injectora, mas o problema é que o motor ta a trabalhar com o oleo que vem do carter por isso o canalha n se cala... é um grande susto qd isto acontece a quem n sabe. [;)]

Ao desligares o motor tas efectivamente a cortar a alimentação na bomba injectora, mas o problema é que o motor ta a trabalhar com o oleo que vem do carter por isso o canalha n se cala... é um grande susto qd isto acontece a quem n sabe. [;)]

A parte mais curiosa é que me lembro de um Fiat 127 de um tio meu ter tido o mesmo problema, mas no caso dele, estava no ralenti. Tirou-se a cabeça do distribuidor para o calar.

Acho estranho é o óleo ter propriedades de combustível... é claro que tem como se vê, mas não contava que fosse assim. Qualquer dia mete-se óleo no depósito em vez da gasolina, que deve ficar mais barato.

A parte mais curiosa é que me lembro de um Fiat 127 de um tio meu ter tido o mesmo problema, mas no caso dele, estava no ralenti. Tirou-se a cabeça do distribuidor para o calar.

Acho estranho é o óleo ter propriedades de combustível... é claro que tem como se vê, mas não contava que fosse assim. Qualquer dia mete-se óleo no depósito em vez da gasolina, que deve ficar mais barato.

Já há quem meta oleo vegetal directo dentro do deposito do carro e os motorres Diesel mais antigos (não todos) funcionam. Parece que não da muita saude mas trabalham.

O Diesel tem essa particularidade, com a taxa de compressão tão elevada, quase tudo é combustivel.

e se o carro for automatico...como se resolve?

Não percebo muito de caixas automáticas, mas duvido que dê para bloquear o motor pela caixa.

Sendo a única solução que vejo, é abrir o capo e estrangular os tubos que sai do turbo para o motor para bloquear qualquer passagem de óleo para admissão do motor, assim o motor deixa de respirar ar e óleo.

Caso o carro seja automatico n deverá ser mto facil..... Provavelmente não se conseguirá fazer grande coisa e ele vai mesmo gripar.

A não ser que se consiga fazer como o camarada XtraLong diz.

Infelizmente para efectuar uma operação destas num motor actual torna-se num autêntico contra relógio, só o tempo/trabalheira que se perde em retirar as protecções todas para chegar aos tubos…

Voltar
Superior