Vw SDI

engjaimecosta

New member
Tenho uma caddy de 2003 sdi. Acontece que ao reletim o motor treme, principalmente a frio. A embaragem já treme um pouco, mas já fiz o teste de carregar no pedal e o motor treme na mesma.
Já estive a pesquisar e falam sobre o volante, injectores, ponto do motor,etc.

Eu pensava no volante, mas ao carregar na embareagem continua, o que descarta esta hipótese acho eu.

Alguém que me possa dar uma ajudita, para quando for ao mecânico ter alguma coisa...

Tenho uma caddy de 2003 sdi. Acontece que ao reletim o motor treme, principalmente a frio. A embaragem já treme um pouco, mas já fiz o teste de carregar no pedal e o motor treme na mesma.
Já estive a pesquisar e falam sobre o volante, injectores, ponto do motor,etc.

Eu pensava no volante, mas ao carregar na embareagem continua, o que descarta esta hipótese acho eu.

Alguém que me possa dar uma ajudita, para quando for ao mecânico ter alguma coisa...

Mas depois de o motor aquecer, não fica a tremer menos?

É que esses motores, já de si tremem e a frio, ainda mais.

Poderia eventualmente falar nas velas, mas isso seria se terias dificuldade em ligar o motor, o que não será o caso.

Depois de quente fica menos. O carro pega muito bem. Aliás, pensava que tinha um problema no aquecimento da resistência e já mudei o sensor de temperatura, isto porque de vez em quando mesmo com o carro quente a resistência demorava a apagar e o reltim ficava muito alto. Por isso mudei. Acho que por ai não é.

Depois de quente fica menos. O carro pega muito bem. Aliás, pensava que tinha um problema no aquecimento da resistência e já mudei o sensor de temperatura, isto porque de vez em quando mesmo com o carro quente a resistência demorava a apagar e o reltim ficava muito alto. Por isso mudei. Acho que por ai não é.

Mas que resistência te estás a referir... aquela que acende e assinala as velas?

Mas como referi, esse motor já de é de vibrar, mesmo estando quente.

E... atendendo que referes que depois de quente atenua a vibração, não me parece então que haja aí algum problema. [;)]

Sim as das velas. E a injecção de combustível? Há posts na net a falar num mau débito de combustível. Sendo um SDI será que poderei ligar ao vag-com para analisar?

Sim as das velas. E a injecção de combustível? Há posts na net a falar num mau débito de combustível. Sendo um SDI será que poderei ligar ao vag-com para analisar?

Eventualmente, poderás ter alguma vela que já não esteja nas melhores condições.

Se assim for, ao ligar o carro o cilindro não é aquecido e pode de facto, originar um vibrar superior ao normal.

Mas como referi, esse motor já de si vibra... portanto não vejo nada de anormal... tirando possibilidade alguma vela, j+a ter visto melhores dias.

Quanto a ligar ao VAG-COM, se tiver ficha para tal, sim.

Este motor terá algum sensor de relatim? É que hoje tinha o carro quente e sentia o motor a tremer, mas passado um pouco senti qualquer coisa no motor e a tremideira parou.

Este motor terá algum sensor de relatim? É que hoje tinha o carro quente e sentia o motor a tremer, mas passado um pouco senti qualquer coisa no motor e a tremideira parou.

Tens um sensor do liquido de refrigeração, que ao ver os valores do liquido (e se quente), diminui a quantidade de injecção.

Ainda não tive tempo de ir ao mecânico com tempo para avaliar bem a situação, mas entretanto notei uma coisa: quando o motor está naquele de tremer, ao virar a direcção por completo o motor também treme, faz exactamente a mesma coisa; quando ao relatim o motor não treme, ao virar o volante por completo ele não treme. Também acho que isto também acontece quando travo com o pedal (ainda não confirmei bem).

Alguém com alguma teoria, para quando for ao mecânico falar?

Bom, parece que vou ter o problema resolvido. Levei ao carro ao mecânico e falei sobre a borboleta eletrónica, pois li aqui num tópico um problema semelhante ao meu. Desmontou-se o tubo de ar que vem da caixa do filtro de ar e viu-se que com ela está tudo bem, não está suja. Verificou-se que ao relatim ela fechava e o motor começava a tremer. Então,coisa que não sabia, o mecãnico tirou um sensor que existe na caixa do filtro de ar e ela abriu logo. Estou à espera que ele me arranje um igual para trocar. Mas à partida será deste sensor, que nem sei como se designa.

Penso que não seja dos injectores. Pois retirou-se o tubo de alimentação de ar para a borboleta e ela ao relatim está fechada. Se desligar-mos o dito sensor ela abre logo e o relatim fica bom. Agora o sensor novo não resolveu, falta ver a borboleta, que pode estar a funcionar mal. Um facto é que a carrinha anda bem, puxa bem, pega bem... De realçar que comprei a carrinha em Agosto, em pleno Verão e só começou a aparecer isto quando a temperatura baixou, agora no Inverno.

Acho que não tém. Já troquei o sensor de temperatura do bloco. Estou tentado a limpar a borboleta com um descarbonizante, mas acho que depois é necessário fazer um reset com máquina.

Voltar
Superior