VW Lupo 3L - Problemas

Realmente temos que bater "palmas" ao grupo VW em Portugal.

Têm aparecido os casos mais tristes deste género nos seus automóveis, mas continuam na praça com fama de serem os carros mais fiáveis de todos.

Já aqui tinha ficado espantado com tanta avaria e principalmente com as despesas descomunais que os desgraçados dos donos tiveram que suportar:
http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/120-vw-polo-1-2-se-o-arrependimento-matasse-24.html

Estou convencido que todas as marcas generalistas como a VW têm algumas unidades defeituosas, mas realmente eles (VW) conseguem fazer os clientes gastarem rios de dinheiro de uma forma espantosa, pelo menos cá em Portugal.

Nota: não estou a falar mal da VW em si, mas da realidade Portuguesa; nem quero discutir ou implicar com ninguém, uma vez que neste fórum já é tradicional qualquer problema com a VW chamar logo meio mundo de "faca na boca" em defesa da mesma.
Agora se alguns por vezes dizem coisas como:
"- Não compro a marca X porque tem muitas avarias"
Eu cada vez mais digo:
- Não compro VW porque afinal avariam tanto ou mais do que os outros, mas se calham de avariar comem-me a carne e roiem-me os ossos.
Curiosamente o VW que tive (Passat) foi um carro normal, com as suas despesitas, mas mesmo já quando o carro era velhote o Ar Condicionado mesmo carregando já dava fraquito mas lá refrescava; assim como os vidros eléctricos com ajuda fechavam sempre.

Mais um que julga uma produção inteira de milhares de unidades por uma só!

Brilhante! apr:)

Então some lá mais um.
O meu VW avariou com 930 Km, ao 23º dia. E foi um calvário de um ano e meio. Nas minhas incontáveis idas à oficina vi muita porcaria. Então turbos dos Golf...
Falhas podem acontecer a todos, mas não aceitarem o evidente e ainda por cima insultarem o cliente, é que não. Reclamei sucessivamente no concessionário onde comprei o carro. Pedi assistência em Braga, onde o carro me deixou apeado mais uma vez, não souberam resolver o problema. Passaram-me um documento a dizer que o carro tinha que voltar no mês seguinte porque já teriam novo software para detectar o problema. Como sabia que ia estar em braga nessa altura marquei reparação. No dia combinado, o carro (outra vez) não conseguiu lá chegar senão de reboque, e surpresa das surpresas, apesar de ter marcação para aquele dia, a oficina fez "ponte" e não abriu naquele dia. Isto chamo gozar com o cliente. O carro veio de reboque para Lisboa e estive sem ele mais 11 dias, quando fui buscar ao agente que o vendeu, o chefe da oficina disse-me "não sei porque mandou o carro de reboque pois não tem avaria nenhuma". O carro pifou, fiquei sem o ver 11 dias e ainda me dizem que o carro não tinha nada? Gozado outra vez. Reclamei várias vezes para a Siva e a resposta foi " Mentiroso". Tentei reclamar pela internet para a Alemanha, fui sempre boicotado. Tentei mais um agente em Lisboa, o atendedor riu-se na minha cara e chamou outro colega para rir com ele. Tanto tentei que encontrei um engenheiro, responsável máximo de um agente, que me ouviu e leu a última reclamação que eu tinha enviado para Siva. Ele levou as mãos à cabeça e disse " Você tem vivido um pesadelo, e não sei se conseguimos resolver". Após mais um mês sem o carro, consegui ter este a 100%, mas só por 59 Km porque ficou a trabalhar só em 3 cilindros. Um cabo de vela acabado de colocar, só durou os referidos 59 Km (qualidade VW). Lá fiquei apeado outra vez. O chefe de oficina já nem sabia o que me dizer. Lá consegui fazer 1550 Km sem problemas. Mas após este periodo, apesar de não fazer as avarias piores (acelerar sózinho, desligar sózinho, só 3 cilindros) voltou a não ter a potência toda. E por mais que se esforçassem não conseguiram pôr o carro a 100%.
À excepção deste engenheiro e o seu chefe de oficina, todas as pessoas da VW com quem contactei foram indecentes.

Tinha muito mais para contar mas fica assim um resumo.

Nota final: Consegui que os dois indivíduos, que se riram das minhas queixas, fossem castigados, mas foi muito pouco conforto para o martírio e desastre económico que foi o meu VW.

Última edição:
Pois, quando acontece com certas marcas, é um caso ÚNICO e nunca visto, quando são outras, é crónico...

De qualquer forma eu não julguei a marca em si, mas sim a opinião generalizada que existe por certos users em que os alemães na actualidade são melhores que os outros nas invulnerabilidades a avarias graves.

Muito bem. Os Alemães e em especial VW/Audi não avariam menos que os outros.

Conheço bem o teu caso (muito triste) da tua experiência traumatizante com a VW.
E realmente foi um pesadelo esse Polo 1400 16v, pois para quem fazia com ele regularmente 400 + 400 Kms de Lisboa - Braga - Lisboa, foi um suplício, sempre com medo que o carro fosse ficar apeado.
Até eu que sou do Porto, se fosse para Braga (50 + 50) já ficava à rasca.
A tua "sorte" é que foi logo no início os problemas, ao passo que o colega "Pika" foi só aos 90.000 Kms que o começaram a "embrulhar"; pelo que se vão descartar.

Moral da história: Carros baratos pequenos não compensam. O Barato sai caro, compreendo a tua situação, quando começa a haver sintomas desses, nada a fazer.

Não concordo amigo, muitas vezes os carros mais baratos e simples são os que menos têm por onde avariar, pois a electrónica e equipamentos são escassos e normalmente as mecânicas são sólidas, comprovadas e amadurecidas pelos anos de mercado.

Última edição:
Mais um que julga uma produção inteira de milhares de unidades por uma só!

Brilhante! apr:)

E essa unidade calhou logo a mim?[8b]
É que já escolhi 5 unidades Fiat e não me calhou nenhuma assim. Aliás as 5 somadas não me deram os problemas da tal entre milhares VW.

O carro tem as suas falhas, mas como já disse noutro post, queixo-me mais da organização VW.

Conheço bem o teu caso (muito triste) da tua experiência traumatizante com a VW.
E realmente foi um pesadelo esse Polo 1400 16v, pois para quem fazia com ele regularmente 400 + 400 Kms de Lisboa - Braga - Lisboa, foi um suplício, sempre com medo que o carro fosse ficar apeado.
Até eu que sou do Porto, se fosse para Braga (50 + 50) já ficava à rasca.
A tua "sorte" é que foi logo no início os problemas, ao passo que o colega "Pika" foi só aos 90.000 Kms que o começaram a "embrulhar"; pelo que se vão descartar.

Ó gtabarth, chamas sorte por ser no início? Bolas, um gajo dá uma pipa de massa e o carro nem um mês dura. E quase 50% do tempo estive sem carro ou sem o usar por medo de ter um acidente, tal a gravidade da confusão daquela electónica. E os sustos que apanhei em que não bati ou não me bateram por milimetros? Como andarias tu com um carro que intantaneamente acelerava sózinho até às 6000 rotações quando menos esperasses ou desligava-se em pleno andamento ou no mínimo perdia 50% de potencia? E as dezenas de idas à oficina? E ter ficado empanado em tudo o que era sítio? E a metade do valor do carro que perdi em um ano e meio?

Gtabarth, a tua noção de sorte está um pouco esquisita.

Ó gtabarth, chamas sorte por ser no início? Bolas, um gajo dá uma pipa de massa e o carro nem um mês dura. E quase 50% do tempo estive sem carro ou sem o usar por medo de ter um acidente, tal a gravidade da confusão daquela electónica. E os sustos que apanhei em que não bati ou não me bateram por milimetros? Como andarias tu com um carro que intantaneamente acelerava sózinho até às 6000 rotações quando menos esperasses ou desligava-se em pleno andamento ou no mínimo perdia 50% de potencia? E as dezenas de idas à oficina? E ter ficado empanado em tudo o que era sítio? E a metade do valor do carro que perdi em um ano e meio?

Gtabarth, a tua noção de sorte está um pouco esquisita.

Eu acho que escrevi entre aspas a palavra “sorte” [:D], pois dentro do azar estavas na garantia e isso ainda foi uma arma que te permitiu lutar.
Já o “Pika” como foi aos 90.000 vai levar com uma do género: “mau uso da caixa”.
Mas já agora, eu sempre ouvi dizer que quando um carro é mesmo novo (tipo no primeiro mês) e vem assim defeituoso que o trocam por um igual.
Se ao 23º dia deu sinais de defeitos não pediste para ser trocado?

Eu nem quero imaginar que isso de acelerar sozinho e desligar me pudesse acontecer num carro… mas acho que só andaria com ele mesmo em último caso.
Ás tantas tinha-te saído mais barato trocar logo o carro, mesmo pagando bastante dinheiro, se calhar era mais barata a brincadeira e provavelmente já apanhavas um Polo ou outro modelo VW sem esses defeitos e avarias.

Basicamente foi isto que me aconteceu. o carro conta com cerca de 150 000 e os problemas começaram perto dos 90 000. Gostava de ouvir opinioes / recomendacoes vossas em relacao ao procedimento a tomar. o carro neste momento esta na rolporto até eu decidir em trazer embora ou arranjar.

Cumps

Pika, não sei o que te dizer.
Só me ocorerem duas coisas:
-Uma derradeira tentativa por carta registada para a Alemanha, em que pouco acredito.
-O carro está acabado, e como dizes nem a rolporto o quer, e vai para abate recebendo umas migalhas para o novo, não VW.

Eu acho que escrevi entre aspas a palavra “sorte” [:D], pois dentro do azar estavas na garantia e isso ainda foi uma arma que te permitiu lutar.
Já o “Pika” como foi aos 90.000 vai levar com uma do género: “mau uso da caixa”.
Mas já agora, eu sempre ouvi dizer que quando um carro é mesmo novo (tipo no primeiro mês) e vem assim defeituoso que o trocam por um igual.
Se ao 23º dia deu sinais de defeitos não pediste para ser trocado?

Eu nem quero imaginar que isso de acelerar sozinho e desligar me pudesse acontecer num carro… mas acho que só andaria com ele mesmo em último caso.
Ás tantas tinha-te saído mais barato trocar logo o carro, mesmo pagando bastante dinheiro, se calhar era mais barata a brincadeira e provavelmente já apanhavas um Polo ou outro modelo VW sem esses defeitos e avarias.

Mas de quê me serviu a garantia? Na primeira vez que fui à oficina, disseram-me que tinham substituído a centralina, não sei se substituiram ou não porque a porcaria continuou na mesma. A partir daí nunca mais reconheceram o problema (excepto em Braga).
Como é que iam trocar o carro se aqueles energumenos da Siva, nem com um documento da oficina de Braga a reconhecer um problema, reconheceram que o carro era defeituoso? Só depois de acabada a garantia é que consegui que recuperassem a minha viatura. Embora com comparticipação de 70% nas peças, foi substituida uma série de coisas como por exemplo, sensores do acelerador, cabos de velas, sonda lambda, etc. E as horas perdidas no trabalho? E tive que desistir do carro de substituição por causa dos parquimetros ( o meu não pagava, como residente). gtabarth sabes quanto custa isto tudo?

para quem nao percebeu eu estou completamente contra a vw nao por causa do carro. eu estou convencido que estes carros tem defeitos de fabrico. estou completamente contra a forma como o problema foi resolvido e a forma como o querem acabar de resolver. deviam assumir as culpas da porcaria que fizeram. nao sabem mexer no carro arranjam forma de o fazer, nao e eu pagar tudo o que eles entendem que se deve fazer na base da tentativa erro..

em relacao ao abate, o carro faz 8 anos em setembro. o programa de abate para carros de 8 anos ainda nao foi aprovado. apenas algumas marcas o fazem de forma a atrair clientes. a vw nao faz isso logo teria q ser noutra marca. o que o fizeram foi avaliar o carro no caso de comprar um novo. deram o valor comercial dele no estado em que esta. nao fiquei satisfeito pois nao quero um golf.

Eu penso este problema da seguinte maneira: o problema não está em nenhuma marca em particular; o problema está é nos concessionários nacionais, que agem de tal maneira que faziam corar de inveja os mafiosos italianos da "cosa nostra"! É espantoso como em Portugal "chupam" literalmente o dinheiro aos condutores... a todos os níveis e por diversas entidades. Agora, em relação aos concessionários nacionais, se tal caso acontecesse na Alemanha, por exemplo, (carro novo com avaria crónica) tenho a convicção absoluta que este seria substituído por um outro novinho em folha... mas estamos em Portugaland, onde as multinacionais se dão ao luxo de fazerem o que lhes apetece. Desculpem o desabafo...:(

Também penso que é mais dos concessionários do que das marcas.

Agora o que está claro para mim e que contraria o que tanto se propagandeia em Portugal; é que a VW avaria tanto ou mais do que qualquer outra marca.

Depois a questão das peças VW serem muito caras é ainda outra cruz para o automobilísta Português.

certo! e por saber como a vw funciona por experiencia propria vou fugir a 7 pes. se a proxima marca for igual faço o mesmo.. acho que ei de encontrar alguma que cumpra os requisitos minimos.. (digo eu)

O que te posso dizer e aconselhar é que escolhas a marca que escolheres, não ligues a famas e ouvir dizer ao amigo do primo do namorado da empregada do cunhado do senhorio do talho da esquina.

Fama já tem a VW em Portugal e como vês elas acontecem.

Se precisares e perante as características do veículo e orçamento, posso dizer-te que carro EU escolhia, ou dar-te assim duas ou três hipóteses que considerar melhor para o teu caso.

Última edição:
vw para mim morreu aqui..
agora escrever para a casa mãe.. referem-se á siva ou casa mae na alemanha?
a "propria rolporto" disse me que nao valia a pena escrever porque o mais certo era a coisa nem lhes fazer comixão..
é o mundo em que vivemos.

Se todas as marcas morressem quando situações identicas acontecem, não haveria marcas automoveis no mundo [:)].

Todas as marcas de carros dão problemas. Conheço pessoas descontentes com problemas em VW's, FIAT's, RENAUT's, CITROEN's, MERCEDES, etc..., como tb inumeras outras a pensar precisamente o contrário, que o carro que têm é da melhor marca que poderia existir pois não dá qualquer problema.

Ao longo dos anos, cá por casa já passaram várias marcas. Desde VW, FIAT, RENAULT, FORD, MITSUBISHI, OPEL, PEUGEOT, e a unica que me queixo de ter tido problemas foi a Ford, mas mesmo assim não digo que foi por ser um mau carro ou que a Ford seja má marca. Simplesmente tive azar aquele carro/modelo em particular saiu com alguns problemas.

Um caso curioso que tive foi por exemplo um Opel Corsa 1.0 12V. Comprei-o novo, o mecanico a que ia ao final de o ter com 30.000km's, disse-me para o despachar o mais rápido possivel que futuramente só me iria dar problemas, que aquele aquele modelo estava tinha saido com muitos problemas etc...., arrisquei e aguentei-o. Vendi-o com 200.000km's sem nunca me ter deixado na estrada ou ter feito uma revisão que levasse mais que oleo, filtros e pastilhas. Nem correia de distribuição levou (dado aqueles motores 3 cilindros terem correia metalica).
______

Neste caso particular do topico do forum o maior problema é a incompetência dos concessionarios/as pessoas por vezes não lutarem pelos seus direitos. Se substituem um embraiagem e se paga um balurdio, e o problema continua por resolver, das duas uma:

>Devolvem o dinheiro

OU no caso de virem com a conversa de ''ah e tal a embraiagem tb já era antiga''

>voltem a coloca-la que ninguem pediu para a substituirem ... a unica coisa que foi pedida foi para resolverem o problema.

Última edição:
Eu tive um, na altura comprei-o como tendo caixa manual robotizada, ou seja não tinha embraiagem e era lenta para caraças, tinha um modo Eco e o "tiptronic"...

O meu deu problemas ao nível da estanquecidade do bloco, começou a perder óleo por tudo o que era lado, tinha cerca de 20 e picos mil kms se me recordo bem. A Vw JM Seguro dizia que o circuito de óleo estava na garantia, mas que os vedantes para reparar seriam por minha conta... Eu disse: "Mas quem é que quer vedantes? Quero é um motor novo que este tá todo furado" Em dois dias tinha o carro pronto, e foi logo vendido a seguir.

Mas enquanto teve bom, fazia os 3L e por vezes até menos!

Perai... tu? marmanjao? num lupo 3L ?? [:)][:)][:)][:)]

pá, eu tinha te como pessoa de refinado gosto automovel... lol

ao menos percebeste a tempo o sarilho em que te ias meter [;)]

Perai... tu? marmanjao? num lupo 3L ?? [:)][:)][:)][:)]

pá, eu tinha te como pessoa de refinado gosto automovel... lol

ao menos percebeste a tempo o sarilho em que te ias meter [;)]

É uma mancha no CV[:D][:D]

Sabes como é, primeiro carro para partilhar com a mana, eu bem queria um Cup/106 GTI, mas digamos que o meu pai também sabe uma coisa ou outra de carrinhos...

Voltar
Superior