vw. 2.5 TDI

offpring

Banido
boas !! foi-me facultado da empresa uma carrinha vw. transporter 2.5 TDI, anda perfeitamente, no entanto, quando pego nela fria, custa a pegar, fica a "mastigar " uns segundos, e a carregar no acelerador ,depois pega com uma ligeira falha, mas passados uns 3min. ( basta aquecer um bocado ) fica bem, já mudaram as velas , embora ficou uma por mudar, por ser de difícil aceso , o mecânico disse que mesmo que tivesse queimada não teria sintomas significativos, o que acham que poderia ser descartando as velas incandescentes ?
obrg.

Acho que devias levar o carro a uma oficina Vw, mas só depois de trocar a vela que falta. Acho que não é desculpa ser de dificil acesso, até porque, sendo uma peça de desgaste, terá sempre a sua vida útil e depois disso terá que ser substituida.

Por outro lado, acho improvável que essa vela, mesmo nas lonas, seja a responsável por esses sintomas.

falando da bateria, foi coisa que ja foi substituida ate reparei era de 72ah, ( a carrinha não tinha bateria quando me foi facultada " fraca " ) perguntei se teria potencia suficiente, o homem das baterias disse que a partir dos 70 ah, servia.

falando da bateria, foi coisa que ja foi substituida ate reparei era de 72ah, ( a carrinha não tinha bateria quando me foi facultada " fraca " ) perguntei se teria potencia suficiente, o homem das baterias disse que a partir dos 70 ah, servia.

A potência das baterias, não é somente a amperagem hora, também há que ter em conta a potência de arranque (que é muito mais importante), sendo que no entanto, é muitas das vezes descurado.

Já agora, fica explicação das duas ordens de grandeza:

As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

- Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

- Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas. [s)]

Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A. [;)]

in: http://forum.autohoje.com/boxes/921...l-importante-marca-ou-nao.html#post1063831148

Para um motor 2.5, duvido que 70ah chegue.

mas , se for a bateria porque só custa a pegar quando esta fria ? porque em quente pega normal, com esta bateria ,dando a chave o barulho do motor de arranque é o normal, não se sente " morrer "

Em princípio é mesmo bateria. 70Ah e uns 600A de capacidade de arranque é claramente pouco para o 5 cilindros da VW. Isso levam os 1.9 TDI.

Além disso nos TDI (e em alguns outros) o gasóleo só é injectado a partir de uma certa rotação, pelo que a bateria tem que ter força para rodar o motor.

Não custa nada experimentar com outra bateria.

mas , se for a bateria porque só custa a pegar quando esta fria ? porque em quente pega normal, com esta bateria ,dando a chave o barulho do motor de arranque é o normal, não se sente " morrer "

Sendo assim, isso quer mesmo me parecer que tem falta de potência de arranque.

A potência de arranque é identificada por 3 dígitos, seguidos da letra A, por exemplo 680A.

Quanto mais melhor.

Estadno o motor frio, é exigido mais à bateria, sendo que quando o mesmo ainda está quente, não é necessário tanto "esforço".

Voltar
Superior