Vou ser pai. E agora?

(...)
Ninguém está preparado, mas com dedicação e amor tudo se consegue. Talvez estejas a focar-te demasiado nas eventuais dificuldades... Avança sem medo e dedica-te, tenta estar por dentro dos assuntos da gravidez, interessa-te, procura carrinho de bebé, cadeira para o carro, as melhores fraldas custo/benefício etc. Envolve-te nesse processo. É bom sentires-te útil e que estás a contribuir para o bem estar do teu filho.
(...)

Quase tudo dito aqui pela pontopt. Mas só uma dica mais. Aceita tudo o que te queiram dar usado. Coisas como berço (convém colchão novo), carrinho de passeio, roupa, cadeira de refeição, esterilizador, ... são sempre bem vindas. No primeiro, quis comprar tudo novo e foram pipas de massa. Para o segundo, além das coisas que já tinha do primeiro, ainda aceitei algumas em economia circular. Usei e passei ao seguinte.

Se tiveres dificuldades económicas, é ótimo. Se não existirem dificuldades económicas, acho preferível aceitar o material emprestado e colocar algum dinheiro no "mealheiro" da criança que aí vem. Só não poupes nos artigos de segurança, como por exemplo a cadeira para o carro (ou encontras uma de confiança quase nova, ou compra nova).

E na saúde, também só poupes se tiver mesmo de ser. Um pediatra privado com contacto fácil é uma excelente ajuda para pais de primeira viagem. Conheço alguns que gastam pipas em roupinhas bonitas de marca e carrinhos bonitos, mas depois não têm (ou não querem gastar) 60 ou 70€ para uma consulta no privado ou dinheiro em vacinas e outros medicamentos. Às vezes, nem num creme decente para a pele do bebé que tanto precisa.

Ve bem se o desejo dela de ser mae é real ou apenas peer pressure das amigas que já estão todas com filhos.
Se tu não tinhas isso em mente, só te digo uma coisa: Prepara-te! A tua vida como a conheces acaba daqui a 9 meses. E não há devoluções caso não fiquem os dois satisfeitos.
Por isso a não ser que os dois queiram mesmo muito essa mudança de vida aconselhava-te a conversar com ela e tentar reverter a situação...

Quase tudo dito aqui pela pontopt.
(...)
E na saúde, também só poupes se tiver mesmo de ser. Um pediatra privado com contacto fácil é uma excelente ajuda para pais de primeira viagem. Conheço alguns que gastam pipas em roupinhas bonitas de marca e carrinhos bonitos, mas depois não têm (ou não querem gastar) 60 ou 70€ para uma consulta no privado ou dinheiro em vacinas e outros medicamentos. Às vezes, nem num creme decente para a pele do bebé que tanto precisa.
"O" pontopt. [;)]

Quanto ao pediatra, dependendo da condição económica e dos cuidados de saúde da zona onde se vive, pode ser dispensável... Nós temos pediatra, mas considerei que o SNS fez um acompanhamento adequado nas consutlas de medicina geral e mesmo nas situações em que foi necessário ir ao hospital. Mas reservar sempre um pé-de-meia para a saúde é boa política.

Ve bem se o desejo dela de ser mae é real ou apenas peer pressure das amigas que já estão todas com filhos.
Se tu não tinhas isso em mente, só te digo uma coisa: Prepara-te! A tua vida como a conheces acaba daqui a 9 meses. E não há devoluções caso não fiquem os dois satisfeitos.
Por isso a não ser que os dois queiram mesmo muito essa mudança de vida aconselhava-te a conversar com ela e tentar reverter a situação...
Reverter a situação? Não estamos propriamente a falar de adolescentes...

Cá por casa, apesar do trabalho que dão, já temos dois e eu até gostava de ter um terceiro...

Estava a achar estranho que ainda ninguém se tivesse lembrado… há meses andava a rasgar em tudo o que era Tinder e semelhantes, e a contar espingardas em tudo o que eram relações casuais. Agora está junto com a namorada há um ano?… :confused:
Bullshit detector [:)]

É só a mim que me mete impressão a levianeza com que se fala em terminar uma vida ( para uns não o é, para mim é)
humana inocente?

A facilidade com que as pessoas tentam fugir as suas responsabilidades a conta de prehuizo dos outros, por causa dos seus próprios actos, principalmente pessoas adultas, assusta-me! :sh)[8b]

Primeiro parabens e muitas felicidades.

Se eu fosse a ti comecava já a treinar a mudar fraldas :D

Agora fora de brincadeira, na verdade nunca ninguém está preparado, a preparacao vem com o tempo e com a experiencia ganha ao lidar com as situacoes no dia a dia, eles nao vem com um manual de instrucoes e nao vale muito a pena andares a perguntar a este ou aquele como foi porque sao todos diferentes.

Quando tive a minha primeira era muito mais novo que tu, no nosso caso optamos por ter filhos mais novos sempre com a ideia de que seria mais simples de criar e especialmente também porque assim quando eles estao em idade de ser independentes ainda vamos a tempo de gozar a nossa vida com saúde e teoricamemente com dinheiro, mas mesmo nisso nao há certo ou errado, sao formas de pensar diferentes.

O relacionamento com os teus progenitores, pessoalmente nao tenho essa experiencia, um ou outro desentendimento que é natural, da mesma forma que tu vais um dia olhar para o teu filho/a como se ainda fosse o teu bebé, esquecendo completamente que já se trata de um adulto é natural que os teus pais também olhem para ti da mesma forma e isso por vezes leva a desentendimentos sem qualquer sentido ou razao.
Muito provavelmente o que irá acontecer é que a questao de serem avós vá fazer com que se aproximem novamente de ti e depois disso cabe a ti ter paciencia e deixar o que está para trás no passado e viver o presente.

Mais uma vez parabéns.

Obrigado pela vossa ajuda. Encontrei aqui alguns comentários de enorme valor.

Há alguns dias que não consigo dormir, é maior a preocupação e a responsabilidade do que a alegria. Não estou preparado para as mudanças que tem acontecido na minha vida, mas estou a tentar aceita-las, embora ainda tenha um longo caminho a percorrer. Quero ser o apoio da namorada nesta situação, embora neste momento tem sido mais ela a apoiar-me do que eu a apoia-la.

Tenho demasiado tempo livre sozinho para pensar e para me preocupar, o apoio familiar é muito pequeno. Os pais dela ficaram radiantes, e eu nem posso contar aos meus pois não tenho contacto. Contar ao meu pai seria uma nulidade e uma indiferença enorme, alguém que me abandonou quando era pequeno e nunca quis saber de mim. Sei que tenho graves lacunas na minha personalidade, fruto do que passei.

Quando conseguir contar à minha mãe, na eventualidade de conseguir, sei que me vai chamar de irresponsável e que estraguei a minha vida...

Sinto-me perdido, destroçado...a minha vida já não estava fácil, muito menos com a mais recente situação. Sei que se não conseguir um novo emprego e ser o apoio que a mulher precisa fico sozinho, e não quero que isso aconteça. Preciso de reagir, mas estou sem forças para tal.

Vi que dizem que sou outro user, mas este é o meu único nickname no forum. Problemas todos tem, simplesmente há quem os tenha coragem para assumir.

Obrigado a todos.

Há alguns dias que não consigo dormir, é maior a preocupação e a responsabilidade do que a alegria. Não estou preparado para as mudanças que tem acontecido na minha vida, mas estou a tentar aceita-las, embora ainda tenha um longo caminho a percorrer. Quero ser o apoio da namorada nesta situação, embora neste momento tem sido mais ela a apoiar-me do que eu a apoia-la.

Tenho demasiado tempo livre sozinho para pensar e para me preocupar, o apoio familiar é muito pequeno. Os pais dela ficaram radiantes, e eu nem posso contar aos meus pois não tenho contacto. Contar ao meu pai seria uma nulidade e uma indiferença enorme, alguém que me abandonou quando era pequeno e nunca quis saber de mim. Sei que tenho graves lacunas na minha personalidade, fruto do que passei.

Quando conseguir contar à minha mãe, na eventualidade de conseguir, sei que me vai chamar de irresponsável e que estraguei a minha vida...

Sinto-me perdido, destroçado...a minha vida já não estava fácil, muito menos com a mais recente situação. Sei que se não conseguir um novo emprego e ser o apoio que a mulher precisa fico sozinho, e não quero que isso aconteça. Preciso de reagir, mas estou sem forças para tal.

Vi que dizem que sou outro user, mas este é o meu único nickname no forum. Problemas todos tem, simplesmente há quem os tenha coragem para assumir.

Obrigado a todos.

Parabens, e muita forca!

Em bold, nao deixes que o circulo vicioso se repita...

Ja agora, se tiveres que emigrar para arranjar trabalho que o faca com a familia! Teu(ua) filho(a) necessita apenas do essencial e educacao, com isto futuramente tem as "portas abertas".

Economiza tudo o que puderes!

Obrigado a todos.

Muitos parabéns e desejo-te tudo de bom. Quanto ao resto, olha, eu sou pai e há 7 anos que não sei nada dos meus pais. A vida nem sempre é como queríamos e só faz falta quem está. Força nisso, muito foco e um conselho: se tu e a tua namorada estão bem, casem-se nem que vão só os dois ao civil. É que, se morreres, quem vai herdar a tua parte serão os teus pais e não a tua namorada, que é quem vai precisar do que tu deixares para criares o puto. Parece mórbido, mas quando pomos gente no mundo, temos outro nível de responsabilidade e temos que precaver as situações mais complicadas, mesmo que soem improváveis.

Muitos parabéns e desejo-te tudo de bom. Quanto ao resto, olha, eu sou pai e há 7 anos que não sei nada dos meus pais. A vida nem sempre é como queríamos e só faz falta quem está. Força nisso, muito foco e um conselho: se tu e a tua namorada estão bem, casem-se nem que vão só os dois ao civil. É que, se morreres, quem vai herdar a tua parte serão os teus pais e não a tua namorada, que é quem vai precisar do que tu deixares para criares o puto. Parece mórbido, mas quando pomos gente no mundo, temos outro nível de responsabilidade e temos que precaver as situações mais complicadas, mesmo que soem improváveis.

Para salvaguardar o miúdo não é preciso casar-se, basta formalizar uma herança em que o beneficiário é o filho, julgo eu.

Para salvaguardar o miúdo não é preciso casar-se, basta formalizar uma herança em que o beneficiário é o filho, julgo eu.

Dos pormenores não estou a par, mas sei que, em Portugal, há uma parte da herança que é sempre "reservada" a um conjunto de herdeiros, como pais, filhos, etc. Não é como nos EUA, por exemplo, em que posso deixar tudo a quem bem entender, desde que faça um testamento.

Tens uma coisa boa casa paga e livre de rendas e uma namorada que tem um trabalho estável, só isso é meio caminho andando, o facto de teres casa. Agora o resto quero acreditar que vem com o tempo. Um amigo meu com 2 filhos, o primeiro estava todo borrado e nem sabia bem se era isso que queria, pronto já teve mais outro entretanto.

Vai correr tudo bem.

Os homens raramente sentem realmente a vontade de ter filhos até terem um.

Eu nunca pensei nisso e fui pai aos 33 anos, depois aos 37 e espero ainda voltar a ser! ;)

Voltar
Superior