Vou perder a cabeça ....

Avantgarde220

Active member
Pessoal tenho teste intermedio de matematica amanha as 10:20 da manha, e nao percedo peva disto :sh) ou melhor percebo mas tenho uma materia em que estou a rasca... é as funçoes inversas... Alguem me pode dar uma luz? [:cool:]

Agradecia..

Cumprimentos [:cool:]

Ah Matemática doce matemática...sempre a consegui fintar.....eu é mais análise de dados, estatística, agora mat pura e dura dispenso! hehehehehe
(Bom teste)

Eu sem saber nada de matemática lá consegui ter 10 o período passado...e 10 no primeiro teste deste 3º período.

Ou seja, tou quase safo [:D]

Em relação a essa matéria...err...ainda se fossem funções módulo...[:D]

Desculpa não te poder ajudar, mas boa sorte para o teste [;)]

Ah Matemática doce matemática...sempre a consegui fintar.....eu é mais análise de dados, estatística, agora mat pura e dura dispenso! hehehehehe
(Bom teste)

Hehhe eu nunca fui aluno muito mau, mas tambem nao fui dos de 17.. anava la plo meio... este ano apanhei um professor.. considerado o "pior" e ele nao nos da luz nenhuma :sh) de qulquer forma obrigado pelo tempo perdido a tentar ajudar na mesma [;)]

Eu sem saber nada de matemática lá consegui ter 10 o período passado...e 10 no primeiro teste deste 3º período.

Ou seja, tou quase safo [:D]

Em relação a essa matéria...err...ainda se fossem funções módulo...[:D]

Desculpa não te poder ajudar, mas boa sorte para o teste [;)]
Bem isso com o 10 anda esticadinho eheh [:cool:]

Eu tive 13 de 10º ano.. :sh) n estudava nada,... e calculo que ainda estudes menos.. andas so de volta do clio [:cool:]

Bem isso com o 10 anda esticadinho eheh [:cool:]

Eu tive 13 de 10º ano.. :sh) n estudava nada,... e calculo que ainda estudes menos.. andas so de volta do clio [:cool:]

Nada mais errado [:D]

Ando à volta de outras coisas...não o transpareço é aqui no fódum [:)][:D]

Sempre fui péssimo a matemática. Só presto para línguas [:cool:]

Nada mais errado [:D]

Ando à volta de outras coisas...não o transpareço é aqui no fódum [:)][:D]

Sempre fui péssimo a matemática. Só presto para línguas [:cool:]

É como aqui.[:blush:]

Só que estou um pouco pior a matemática.

Terminei o 2º período com 9 (também). Por mais que me esforce nas aulas (tpc, fichas,etc.), chego aos testes e pimbas.:sh)

É como aqui.[:blush:]

Só que estou um pouco pior a matemática.

Terminei o 2º período com 9 (também). Por mais que me esforce nas aulas (tpc, fichas,etc.), chego aos testes e pimbas.:sh)

Bem...eu consegui subir de 9 para 10, e tenho nos testes duas positivas consecutivas. Veremos...[:D]

Pessoal tenho teste intermedio de matematica amanha as 10:20 da manha, e nao percedo peva disto :sh) ou melhor percebo mas tenho uma materia em que estou a rasca... é as funçoes inversas... Alguem me pode dar uma luz? [:cool:]

Agradecia..

Bah matemática do secundário é canja... esperem para apanhar com Análise Matemática(II, III), Álgebra Linear e Geometria Analítica, Matemática Aplicada às Telecomunicações, Física Aplicada à Electronica, ai isso sim, é de estar dias para resolver um problema....

Inversa, nada mais facil:

Resolve a equação em ordem á outra incógnita(x), ou seja tens y=2+x, a inversa é algo como x=y-2.

Tão facil quanto isto.... precisas é de ter algumas noções de álgebra para poderes resolver a equação sem problemas.

Boa sorte, vais ver que é canja.... [;)]

Agradecia..

A generalização:

f(x)=y

f*(y)=x (considere-se o * como -1, símbolo da inversão relacional entre objecto e imagem)

Não confundir função inversa com imagem inversa (a notação simbólica é a mesma)! A primeira necessita da bijectividade da função (função injectiva e sobrejectiva), enquanto a segunda se desvincula da estrutura de função, remetendo apenas e só para a simples imagem inversa (a-->b , e o inverso de b-->a, fora do âmbito da correspondência de função).

As especificidades surgem com as funções envolvidas: polinomiais, trigonométricas, exponecial, logarítmica, etc...

Aqui há que ter cuidado com os domínios de cada função e as suas restrições que as definem enquanto funções categoriais (famílias de funções). Algumas funções exigem rearranjo dos domínios e contradomínios conforme as restrições que a relação inversa solicitar para manter a relação lógicamente coerente e consistente nas suas ligações. Atenção às delicadezas do tratamento da inversa em funções composta (várias funções encadeadas do tipo: f-->g-->h), que exige já alguma destreza e experiência na observação e manipulação dos requisitos prévios sobre funções.

Última edição:
Bem não posso responder em pvt a todos [:cool:], mas tem sido uma grande ajuda. Obrigado pelo vosso tempo que tiveram para me ajudar [;)] e tambem a todos os que me desejaram boa sorte [;)]

A generalização:

f(x)=y

f*(y)=x (considere-se o * como -1)

Não confundir função inversa com imagem inversa! A primeira necessita da bijectividade da função (injectiva e sobrejectiva), enquanto a segunda se desvincula da estrutura de função, remetendo apenas e só para a imagem inversa.

As especificidades surgem com as funções em envolvidas: polinomiais, trigonométricas, exponecial, logarítmica, etc...

Aqui há que ter cuidado com os domínios de cada função e as suas restrições que as definem enquanto funções categoriais (famílias de funções). Algumas funções exigem rearranjo dos domínios e contradomínios conforme as restrições que a inversa solicitar.

O nosso velho amigo Lambo a mostrar o que sabe .....[:D] [:D] [:)] [:)] [:)]

Eu até curtia a matemática do secundário, mas baralhava algumas cenas e nos testes espalhava-me sempre!

Mas acho que fiquei com média de 14 ou 15...Nada mau![:D]

Engraçado é que já nem me lembrava como era a função inversa![:)] Mas de facto não é dificil!

Avantgarde_220, Boa Sorte!![;)]

Bem não posso responder em pvt a todos [:cool:], mas tem sido uma grande ajuda. Obrigado pelo vosso tempo que tiveram para me ajudar [;)] e tambem a todos os que me desejaram boa sorte [;)]

O fundamental, agora, é teres meia-dúzia de ideias arrumadas (as outras decorrem dessas, centrais, que justificam sempre, pelo menos, parte do problema!) e teres uma boa noite de sono: meio-caminho andado para transpor a fasquia exigida pela Matemática.

Nessas condições não precisarás de sorte, apenas da ausência de azar. Mas isso levar-nos-ia já para o campo matemático da teoria das probabilidades.[:cool:]

Voltar
Superior