Agradecido pela informação. Sim a indicação da mudança também dá jeito. Quanto custa uma coisa destas ? Isto tem de ser instalado na oficina ou é de instalação simples i.e. caseira ?
Guisas,
A instalação convém ser feita por alguém que perceba de electricidade em motos, onde tudo é mais pequeno e acanhado (para aceder ás cablagens tem que se desmontar as carenagens frontais, quadrante, etc).
Não sei qual o modelo que pretendes em concreto. Se for um apenas com voltímetro, a instalação é muito mais simples. Basta encontrar na caixa de fusíveis uma linha de ignição, ou seja, uma linha de 12v que apenas esteja activa quando se liga a ignição. Se não, vai descarregar a bateria por ficar sempre ligado.
Se for como o exemplo que coloquei já é mais complicado, pois tem indicador de mudança integrado que obriga a programação (que pode ser feita pelo utilizador) mas que para funcionar tem que ser intercalado com o conta rotações/velocímetro (é da relação entre velocidade e regime de motor que ele faz as contas para apresentar a mudança engrenada). Também tem que ser ligado ao indicador de neutro.
Agora, a questão que se coloca é que, o meu já foi instalado há uns bons anos na Benimoto. Aliás, não tenho até a certeza se a Acumen ainda existe. Creio que estes indicadores de mudança tenham caído em desuso pois as motas agora já o trazem de fábrica.
Não custa tentar, mas podes ter alguma dificuldade...
Um abraço e boas curvas, de preferência num plano perpendicular ao asfalto.
EDIT: Quanto a preços, o meu tem indicador de mudança e termómetro e custou 120€ com montagem.