Voltar a estudar de forma autodidacta?

Vicious

New member
Como estou desempregado e as minhas habilitações são o 9ºAno, e já larguei a escola há mais de 15 anos
vejo que tenho muito tempo livre e gostava de voltar a aprender certas disciplinas, importantes para aprender outras mais técnicas, uma delas seria a matemática, e com a internet temos a nossa disposição um vasto mundo de recursos que nos ajudam nessa tarefa

em vez de ficar a lamentar-me por causa de tudo e mais alguma coisa, porque não voltar a estudar de forma autodidacta, uma vez que fui "abençoado" com o desemprego e agora tenho o tempo livre que antes não tinha

para a Matemática sugeriram-me estes recursos:

Materia
https://www.khanacademy.org/

Videos
Math Tutor DVD - Online Algebra Help, Online Calculus Help, Online Physics Help, Online Help Math!

Elaborar testes/Fichas com exercicios
Visual CertExam Suite - Products - Avanset

Exames "reais"
falaram-me no Gave para ter acesso as provas que os alunos do ensino tradicional fazem
o objectivo será testar os meus conhecimentos adquiridos fazendo os mesmos exames que os outros
GAVE: Destaques

http://mat.absolutamente.net/r_exames.html

http://portalmath.wordpress.com/

Conhecimentos tecnicos
Online video tutorials & training | lynda.com

A minha ideia será:
-começar a estudar o desde o que é dado no ensino básico até ao universitário
-elaborar fichas/testes com muitos exercicios
e quando me sentir preparado, testar-me de forma séria fazendo exames "reais"

só que não encontro a resolução das ditas provas "reais", onde as posso encontrar?

já agora, para alguém que queira voltar a estudar/aprender outras disciplinas :
Filosofia
Fisico-Quimica
Português

que recursos/métodos aconselham?

Última edição:
Sinceramente nao acho q seja facil aprender sozinho certas areas... Nao impossivel. Nada é impossivel e isso é longe de ser impossivel. Mas eu no teu lugar preocupava-me a aprender uma arte. Ser bom em algo. Exemplos : Pintura automovel, chapeiro, relojoeiro, alguma area especifica na construcao civil. etc... O importante é SEREs BOM. Para ser bom tens de ter alguma formacao e gostar MESMO do que fazes. Apesar de mercado parado , nao estara eternamente parado. E este tipo de pessoas realmente boas sao sempre procuradas... Nao vale a pena ir na onda do negativismo pq conheço gente boa q tem sempre imenso trabalho pq mais ninguem faz como eles ou parecido... Sinceramente nao é por aprederes matematica ou quimica q a tua vida vai correr melhor. Só so for mesmo por ti para tua cultura geral. Mas fica por aí... Posso dizer-te q pessoas como juizes , engeneheiros, etc... respeitam muito os melhores de certos oficios. E nao é caso raro estes ate ganharem mais

Última edição:
Atencao q aquilo a q te comprometes esta longe de impossivel, mas no teu lugar sabendo a energia q vais despender mais vale aprender a SERIO um oficio... Tem gente com 12 ano nos cursos paralelos tecnicos q nao sabem nada de nada. Entre esse conhecimento de 12 ano e ter 4 classe para mim é igual. Nao era por ter 12 ano q lhes daria trabalho nem a ganhar ordenado minimo. Tem muita gente q nao sabe NADA. E esses nunca vao ter ocupacao expecto em lojas a atender ou em supermercados... Serao sempre tabelados por baixo.. Aprende uma arte. Junta uns trocos e procura um curso na tua area e aprende com gosto...

Última edição:
Interessa-me voltar a estudar a matemática e filosofia não por causa da empregabilidade ou do dinheiro k me possa dar, mas sim por gosto pessoal
por achar que me vai enriquecer como pessoa na maneira e formas de pensar, desenvolver a minha capacidade de abstracção e de reflexão, de pensamento lógico, resolução de problemas

enveredar apenas pela opçao do aprender um oficio parece algo que redutor, que limita o seu potencial da pessoa como ser humano e ate mesmo profissional

Mas concordo quando dizes que não é facil, em especial a filosofia, é algo tão vasto e pode-se tornar tão complexo que é dificil saber por onde começar

Se assim pq te preocupa fazer testes ? Bem, quando falas em aprender um Oficio como algo limitador para mim esta tudo dito... força nos livros e q te dê o tal emprego q pelos vistos vais precisar (falaste em desempregado e nao reformado)... Tambem acho graça qunado dizes "coisas tecnicas como matematica"... [;)] Como a tua vida nao é minha boa sorte e estuda muito.

Voltar
Superior