Vitara é "porreiro"?

caita73

New member
Vitara é "porreiro"?

Boa tarde a todos,

Ainda sou "virgem" nesta área de TT mas estou a pensar iniciar-me brevemente e para tal estava a pensar em adquirir, em princípio, um Vitara 1.9 TD, porque penso que este jipinho será ideal para o que pretendo:

- gasta pouco (tenho Punto 1.2 a gasolina que gasta á volta de 6 litros/8 € por cada 100 kms e o objectivo era trocar por um jipe que não gastasse muito mais, aí até aos 10 €/kms)

- é relativamente confortável em estrada (tendo em conta que é p fazer 20/30 kms por dia)

- permite também algumas incursões em "terra" para me começar a habituar à "coisa";

- prefiro o hard-top para usar como descapotável no verão;

Pensei também no Samurai, com o mesmo motor mas já ouvi dizer que é demasiado duro para estrada;

Gostaria assim de obter as vossas opiniões de "experts" e se possível de proprietários e ex-proprietários relativamente a estes parâmetros: fiabilidade/manutenção/consumos/comportamento em estrada e "off-road"/comparativo vitara vs samurai/ outras hipóteses semelhantes;

Desculpem lá a extensão das "exigências";

P.S. Já coloquei um post semelhante no outro fórum, mas gostaria de obter as opiniões mais avalizadas que existem e, naturalmente, aqui é que estão os crâneos na matéria:)

Para o que queres penso ser uma boa opção o Vitara.

Eu com os mesmos requisitos fui para um Grand Vitara.

Como já disseste o samurai é mais "puro" com o bom que tem para o TT e mau para estrada.

Há quem perceba mais disto do que eu... já aí aparecem!

E Bem vindo!

Bem..

Eu ja tive um Vitara.. mas 1.6, mas andei muito num Vitara 1.9 TD ( curiosamente antes desse tal vitara tb havia um Punto.. lol )

É muito bom compromisso em TT, e com uns pneuzitos melhores ja se safa muito bem.

PAra o dia a dia serve bem, nao sendo no entanto jipe para grandes correrias.. mas é pratico para a cidade...

Boa escolha.. cuidado com esses motores sobretudo das primeiras series porque tinham tendencia a sobreaquecimentos..

Os interiores do vitara sao propensos a ruidos, e é comum haverem infiltraçoes de agua pelo hard top

ora bem, como ando com um quando faço uns passeios...[:D]

andamento: não é nenhum "papa-reformas", mas não esperes um grande canhão.

fiabilidade: motor e caixa de origens diferentes, daí que a embraiagem possa pedir a reforma mais cedo... pelo que sei nada de preocupante.

consumos: não é muito guloso, em TT fiz 90km na Comporta (areia muito mole, com redutoras), e nao chegou a gastar 15l

conforto em estrada até acho bastante aceitável, embora os barulhos parasitas sejam mais que muitos (também não me parece que teve um passado muito recomendável, este que falo)

manutenção: 15 000km para trocas de óleo, e 90 000 pra correias. a simplicidade mecanica faz com que seja fácil arranjar alguém que mexa bem neles.

se queres um Hard Top, é bom que tenhas um cantinho vazio na garagem ou em casa, pois aquilo desmontado não cabe no carro...[:)] nem mesmo só a parte da frente!

espero ter ajudado em alguma coisinha...[;)]

Abraço!

So pra lançar uma lenha na fogueira, deixa-me so dar uma opiniãozinha:
Se so fazes 20 ou 30kms por dia, o que provavelmente implica fazeres uns 15kms no maximo de cada vez, ja pensaste no samurai TD?

Eu ja tenho alguma tradição na suzuki, e antes de ter o GV tive um Samurai TD e cheguei a andar num GV 1.6 durante uns tempos. quando tive o Sam cheguei mesmo a fazer 80kms por dia com ele quando nao mais. para esse nivel de utilizaçao confesso ja ser algo penoso, mas não insuportavel.
Em relação a comportamento e consumos o Sam gasta ai meio litro a menos que o Vitara 1.9 e em TT é muitooo melhor, desde angulos, a altura ao solo, a leveza do bicho, e ao facto de teres muito menos "pena" dele. claro que em estrada o Vitas leva um grande avanço!
Voltando ao inicio da conversa ... eu se tivesse q fazer poucos kms e quisesse um jipinho que mesmo de origem se portasse bem no maTTo ... sem duvida que voltava ao Sam, partindo do principio que so ando eu e mais um pendura "normalmente" pq o lugares de trás ... em cima das rodas de trás que por sua vez têm molas de carroça ... UPA UPA [:)]

Desculpa o testamento, espero que tenha servido pra alguma coisa!

ora bem, como ando com um quando faço uns passeios...[:D]

andamento: não é nenhum "papa-reformas", mas não esperes um grande canhão.

fiabilidade: motor e caixa de origens diferentes, daí que a embraiagem possa pedir a reforma mais cedo... pelo que sei nada de preocupante.

consumos: não é muito guloso, em TT fiz 90km na Comporta (areia muito mole, com redutoras), e nao chegou a gastar 15l

conforto em estrada até acho bastante aceitável, embora os barulhos parasitas sejam mais que muitos (também não me parece que teve um passado muito recomendável, este que falo)

manutenção: 15 000km para trocas de óleo, e 90 000 pra correias. a simplicidade mecanica faz com que seja fácil arranjar alguém que mexa bem neles.

se queres um Hard Top, é bom que tenhas um cantinho vazio na garagem ou em casa, pois aquilo desmontado não cabe no carro...[:)] nem mesmo só a parte da frente!

espero ter ajudado em alguma coisinha...[;)]

Abraço!

Amigo Seat os Suzukis são do melhor pra esses caminhos, aquilo até parece que flutua!![:D] o teu n sei, por causa da relação de caixa, mas com o meu até sem redutoras o carro anda bem na areia! Ja o SAM axo que subia melhor na areia sem redutoras do que com elas metidas que parecia uma toupeira!

tb conheço os suzukis bastante bem, um amigo da família é dono de um concessionário... [:)]

o meu irmão em 97 foi com um samurai 1.0 pra Marrocos por 14 dias, desatascou um Serie II nas dunas e voltou sem nada de mal. na AE em Setúbal, rebentou um amortecedor e foi o único problema![;)]

eu acho é que dos 75 cavalos deste vitara, já uns quantos devem ter fugido...:sh)
dsc03948gx3.jpg

era isto que se via de dentro do jipe...

IMG_0059.jpg

(dá pra ver onde é que ele começou a arrastar a "barriga" [;)] )

nesta subida tive que recuar com redutoras e subir em 2ª baixa a fundo...:sh)

também a velocidade da caravana não ajudava.. ou ía em altas com "o coração nas mãos" e a castigar a embraiagem, ou ía em baixas sem forçar caixa e embraiagem! [;)]

P.S.: esta é daquela areia que enterra logo os pés... muito macia, e ainda por cima já muito rodada quando eu passei...

Abraço!

Eu conheço bem a comporta, moro perto de setubal. ja la passei varias vezes e sempre com esse problema da barriguinha de fora. os trilhos dos jipes mais altos não dão hipotese! ha q ter o cuidado quando possivel e procurar meter as rodas de um lado fora do trilho.

Epá o Vitara é carro de gaja, sem ofensa.[:D] Tem pouca altura ao solo, tem suspensão independente e o que o diferencia de um SUV é que tem redutoras. Para homens de barba rija, temos nessa categoria o Lada Niva e o Samurai, sim senhor.

Epá o Vitara é carro de gaja, sem ofensa.[:D] Tem pouca altura ao solo, tem suspensão independente e o que o diferencia de um SUV é que tem redutoras. Para homens de barba rija, temos nessa categoria o Lada Niva e o Samurai, sim senhor.

Pois bem se não fosse um GVitara, ainda a esta hora estava um Disco a tomar banho... [:D] [:D] [:D] [:D]

Eu conheço bem a comporta, moro perto de setubal. ja la passei varias vezes e sempre com esse problema da barriguinha de fora. os trilhos dos jipes mais altos não dão hipotese! ha q ter o cuidado quando possivel e procurar meter as rodas de um lado fora do trilho.
eu ainda lhe sugeria, com o volante virado... mas ele insistia em ir em frente no trilho já aberto! [:D] [:D]
eu ía com 1.2bar nos pneus... [;)]

devíamos era fazer uma volta na Comporta, mas só de suzukis, que assim não haviam trilhos muito fundos! [:)] [:)] [:)]

Abraço!

eu ainda lhe sugeria, com o volante virado... mas ele insistia em ir em frente no trilho já aberto! [:D] [:D]
eu ía com 1.2bar nos pneus... [;)]

devíamos era fazer uma volta na Comporta, mas só de suzukis, que assim não haviam trilhos muito fundos! [:)] [:)] [:)]

Abraço!

Está por aí uma volta na Comporta...se quiseres mando PM. [;)]

Pois, eu tb tenho um poko essa opinião... O que eu queria msm era um Defender ou um UMM, mas para o Defender não há €€ e o UMM é demasiado "camião" para utilizar no dia a dia; A situação é a seguinte: o punto que tenho é o 2º carro, tenho 1 Focus tdci que é a minha mulher que usa mais porque faz mais kms e o vitara até é 1 jipe que ela possa conduzir (e até gosta) qdo preciso do Focus; por outro lado como disse sou "virgem" no TT e seria uma primeira experiência para ver se gosto para mais tarde quando houver possibilidade €€€, comprar um jipe de "homem";

Depois como parece que a maioria de vocês concordam, o Vitara é um excelente compromisso entre um TT e, vá lá, um utilitário;

Em relação ao hard top, SeatFan , felizmente tenho garagem no meu prédio, por acaso já me tinham falado nisso...

Mas essa sugestão do Samurai, PedroOliveira , tb é boa e é de considerar e como isto é para ir vendo e qdo aparecer 1 bom negócio avançar, depende do que aparecer...

Em resumo, já me ajudaram bastante e obrigado a todos;

P.S. Ó Valium, sabes se há GV's com Hard Top a diesel? Devem ser um pouco raros, não? Há pouco tempo vi um no Miau mas a gasolina...

Eu ja fui a Marrocos num Grand Vitara 2.0 td, so tava 5 cms mais alto e com uma protecção de caixa, pneus maiorzinhos tb....

Largou a agua fora montes de vezes e n quimou nada, é muito fiavel akele pequeno motor mazda.

Para alem disso no Erg Chegaga deu la umas aviadelas a uns Discos ke eles ate se passaram! hehehhehehe

Nops, e mesmo se houvessem seriam os mais recentes, porque eles so começaram a equipar os GV curtos com motores diesel la pra 2003 ou assim do genero.

Tb tenho ideia que GV curtos, só totalmente fechados ou Soft top (não sei se tem opção de hard top) e a gasolinas, diesel acho que nunca vi nenhum (não quer dizer que haja)[;)]

Anda um soft top aqui pelo forum.

Tb tenho ideia que GV curtos, só totalmente fechados ou Soft top (não sei se tem opção de hard top) e a gasolinas, diesel acho que nunca vi nenhum (não quer dizer que haja)[;)]

Anda um soft top aqui pelo forum.

Pois.. Aliás o que está no miau é um soft top... Pois é que para mim, a questão do hard-top é importante, pois como disse o que me atrai é ter um 3 em 1 = Utilitário / Cabrio / TT; vivendo no Algarve, posso andar "sem capota" durante praticamente 6 meses[:cool] [:p]

Voltar
Superior