Violencia animal - Como actuar ?

Avantgarde220

Active member
Boas,

Venho relatar uma situação que presenciei hoje! Ia no meu caminho a conduzir com mais um colega meu que levava no lugar do passageiro, quando tomamos um atalho que passa por uma urbanização em construção devidamente vedada.
Acontece que essa mesma urbanização tem lá uns gatos bebés, que são alimentados por um homem que costuma ir passear o cão segundo consegui apurar (encontrei o mesmo no local). Hoje após tomar partido desse atalho, vejo um grupo de jovens com idades que não rondariam mais do que os 17 anos de idade a meterem-se com os animais, o que despertou a atenção foi o facto de um dos jovens agarrar um gato bebé pelo rabo e mandar!
Posta esta situação parou-se o carro e após chamar os cujos estes começaram a fugir, e ao averiguar encontrámos 2 gatos bebés numa caixa, um outro deitado longe destes e sem forças com o olho "espetado" que até fez impressão ao olhar, e mais um já morto.

Tendo eu um animal destes fere-me bastante interiormente ver uma barbaridade destas nos dias que correm ! Não tenho possibilidade de trazer os gatinhos todos para casa assim como meus colegas e etc.
O que venho questionar é se há alguma autoridade tipo defesa dos animais que possa actuar em situações destas, e se não, o que se aconselha a fazer?

Fiz um trabalho sobre isso. Haver há, e a legislação prevê punições pesadas para quem o faz. Mas a polícia nunca está disposta a actuar. Nem para contrafacção, quanto mais para direitos de animais. Enfim, perdoem-me o desabafo, mas é a ***** de país que temos.

aqui ha um tempo, relatei aqui uma situação de um cão que foi « largado » pelo dono na antiga morada. Contactei GNR multiplas vezes, Veterinário Municipal, Canil e Sepna, após denuncia formal, de um cão a quem não dão comida, agua, que esta cheio de moscas e feridas, magro e com um pelo que mete nojo, foi-me dada esta resposta que quando li não sabia se ria ou chorava...

.
MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
Comando – Operacional
Direcção do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente
Comando Geral - Largo do Carmo, 1200-092 LISBOA ● NIF 600008878 ● Tel.213217000 ● Fax: 213217004 ● Email sepna@gnr.pt
S/ referência: N/ Referência SEPNA: N/ comunicação
V/Denúncia de 12JUL11
Pº: Linha SOS nº 2587/2011 1340/2011 DSEPNA
ASSUNTO: PROTECÇÃO ANIMAL CANÍDEO

Sobre o assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmº. Major-General, Comandante -
Operacional, de informar que após averiguação feita à situação comunicada por Vª. Ex.ª em 12
de Julho de 2011, cuja denúncia ficou registada com o número 2587/2011, o Serviço de
Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através do Núcleo de Protecção
Ambiental do Destacamento Territorial de Valença, deslocou-se ao local visado, efectuando
diversas diligências, verificando que o canídeo apresentava um pelo brilhante, sem sinais de
maus tratos, não detectando nenhuma infracção.
Estando a Guarda profundamente empenhada na defesa dos valores ambientais e numa
melhor segurança e bem-estar das populações, o SEPNA agradece a sua participação,
continuando sempre disponível a novos contributos que poderão ser feitos através da Linha
SOS Ambiente e Território nº 808 200 520, da denúncia On-line no site GNR Guarda Nacional Republicana ou do mail
sepna@gnr.pt.
Com os melhores cumprimentos.
O DIRECTOR DO SEPNA
JOSÉ MANUEL AMARAL GRISANTE
COR INF.ª
L

Última edição:
Fiz um trabalho sobre isso. Haver há, e a legislação prevê punições pesadas para quem o faz. Mas a polícia nunca está disposta a actuar. Nem para contrafacção, quanto mais para direitos de animais. Enfim, perdoem-me o desabafo, mas é a ***** de país que temos.

Quais as entidades e quais as punições? A quem devemos denunciar?

este título está errado, até penei que tinhas sido atacado por um cão nalgum descampado ou assim e tiveste que fugir. violência A animal, isso sim, está correto. manda uma PM para a maria helena e para a texuga e pede-lhes ajuda. um dos gatos tinha um olho espetado em que sentido? espetaram alguma coisa no olho? no teu post tambem falas que um deles estava a mandar. a mandar o gato ao ar? ficou sem sentido o que querias dizer. desculpa lá, mas foi no que eu reparei.

quanto às ajudas, já dei uma, a outra seria reportar não à GNR, que eles não fazem nada pelas pessoas, quanto mais pelos animais, mas sim a alguma entidade aí perto ou ao sepna, embora eles depois vão tentar livrar-se da água no capote. o mais certo será "adotares" os gatos por uma semana ou assim e tentares dá-los a pessoas, na esperança de que possam ter uma vida melhor, mesmo sem tu o saberes ao certo. ao menos assim contribuis com algum tipo de ajuda.

este título está errado, até penei que tinhas sido atacado por um cão nalgum descampado ou assim e tiveste que fugir. violência A animal, isso sim, está correto. manda uma PM para a maria helena e para a texuga e pede-lhes ajuda. um dos gatos tinha um olho espetado em que sentido? espetaram alguma coisa no olho? no teu post tambem falas que um deles estava a mandar. a mandar o gato ao ar? ficou sem sentido o que querias dizer. desculpa lá, mas foi no que eu reparei.

quanto às ajudas, já dei uma, a outra seria reportar não à GNR, que eles não fazem nada pelas pessoas, quanto mais pelos animais, mas sim a alguma entidade aí perto ou ao sepna, embora eles depois vão tentar livrar-se da água no capote. o mais certo será "adotares" os gatos por uma semana ou assim e tentares dá-los a pessoas, na esperança de que possam ter uma vida melhor, mesmo sem tu o saberes ao certo. ao menos assim contribuis com algum tipo de ajuda.

não há aí uma contradição qualquer?

não, está bem explícito, mas pela forma negativa. ele que não reporte à GNR, mas sim ao sepna ou a alguma associação de defesa dos animais ali da zona. está mais simplificado agora? abraço.

Obrigado a todos pelas respostas.

Respondo a este post em particular de forma a retirar as dúvidas, o nome do tópico está correcto depende apensa do sentido em que seja lido. É violência causada por parte de um humano a um animal pelo que penso que esteja correcto o título embora tenha compreendido o que quiseste dizer.
Quando à segunda questão que colocas, sim um dos gatos tinha algo a furar o olho que nem consegui perceber o que era e ainda antes de sair do carro quando ia a passar um dos indivíduos estava a agarrar este mesmo gato pela cauda (o que chamou a atenção).

olha que não, violência animal é diferente de violência a animal. significa que é algum animal que nos ataca. a (neste caso) preposição é de extrema importância. o título pode ser interpretado como sendo violência selvagem, sem escrúpulos e associada só a animais, mas aí o que queres dizer é subentendido. agora eu poria sempre o A ou VIOLENCIA A ANIMAIS POR SERES HUMANOS, sem bem que POR SERES HUMANOS também não seria preciso, pois é implícito.

quanto aos indivíduos que atacaram os gatos, só espero que encontrem a mesma sorte num qualquer assalto ou rixa. [8b]

Obrigado a todos pelas respostas.

Respondo a este post em particular de forma a retirar as dúvidas, o nome do tópico está correcto depende apensa do sentido em que seja lido. É violência causada por parte de um humano a um animal pelo que penso que esteja correcto o título embora tenha compreendido o que quiseste dizer.
Quando à segunda questão que colocas, sim um dos gatos tinha algo a furar o olho que nem consegui perceber o que era e ainda antes de sair do carro quando ia a passar um dos indivíduos estava a agarrar este mesmo gato pela cauda (o que chamou a atenção).

Já agora, o que aconteceu ao gato que tem algo a espetar o olho?! A policia podia leva-lo a um vet municipal para não estar a sofrer pelo menos. Eu se visse algo assim, acho que perdia a cabeça. Desejo o dobro a essas bestas que fizeram isso aos animais indefesos.

Situação triste esta.E como sempre já ninguém confia para nada na Policia...enfim.Se fosse um carro mal estacionado eles vinham logo para passar uma multinha.

não, está bem explícito, mas pela forma negativa. ele que não reporte à GNR, mas sim ao sepna ou a alguma associação de defesa dos animais ali da zona. está mais simplificado agora? abraço.

nada explícito. mandares apresentar queixa no SEPNA porque a GNR não faz nada, quando o SEPNA é parte da GNR é uma contradição.

ou estou enganado e o SEPNA não é uma "unidade" da GNR?

Voltar
Superior