Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Hum, o consumo do meu também vai para os 2.5~3L mas sinto um pequeno abanar, se for em andamento não sinto nada! Eu tenho poucos klm com este carro (40K), será que devo preocupar-me com isto?A minha Astra 1.7 CDTI (de 110cv) não vibra ao ralenti quando o FAP está a regenerar, mas sim liga as ventoinhas e aumenta um pouco as rpms e o consumo sobe para valores de 2.5-3 L/H.
Hum, o consumo do meu também vai para os 2.5~3L mas sinto um pequeno abanar, se for em andamento não sinto nada! Eu tenho poucos klm com este carro (40K), será que devo preocupar-me com isto?
Outra questão que gostava de fazer era se faz mal desligar o carro quando a FAP esta a trabalhar?
Obrigado pela ajuda!![]()
Obrigado pela ajuda,Como te disse nunca senti vibração e pelo diário de Bordo da 1.7 CDTI (devias participar lá) nunca ouvi relatos desse tipo, pelo que o único conselho que te posso dar é passares na Opel e relatares o sucedido.
E nunca deves desligar o carro quando o FAP está a regenerar. Se for em andamento, não deves deixar cair as rpms abaixo dos 2000, porque torna a regeneração mais eficiente (o raciocinio é o mesmo, basta te aperceberes que o consumo está muito aumentado para o "normal"). Se for ao ralenti (seria melhor dar uma volta, mas....) acelera para cima das 2000 rpms e aguarda uns minutos até que acabe o ciclo. Depois deixa ao ralenti normal mais 1 minuto para normalizar tudo e só depois deves desligar.
No 1.6 TDI é normal o vibrar bastante mais aquando da regeneração do FAP.
E por norma, a regeneração, é feita de 300 em 300km.
Obrigado pela ajuda,
Passei hoje na Opel e disseram-me que era normal o carro vibrar durante o funcionamento da FAP e também disseram que não devo desligar o carro quando ela esta a trabalhar e não devia estar parado em ponto morto!
Ridículo é que se saio cedo de casa para tentar arranjar estacionamento para o trabalho, se chego la não vou dar mais umas voltas até aquilo passar! :S
Um pequeno vibrar, pode ser entendido como as rotações mais "nervosas" e isso sim é um sintoma de regeneração!
Se é chato? É sim senhor, mas é um mal necessário...
Mesmo assim, deveriam ver a regeneração de um 1.3 Mjet num Fiat 500 que até se assustavam[]
No meu durante a viagem não percebo quando a FAP entra em funcionamento a não ser que olhe para o consumo instantâneo, aumenta um bocado excepto nas descidas que fica no 0, agora quando paro o carro percebo logo quando a FAP esta ou não a trabalhar pois sinto as RPM's do motor diferentes, faz um pouco de mais ruído e sinto um abanar do motor (se preferirem vibração) mais acentuado, basicamente é isto!Um pequeno vibrar, pode ser entendido como as rotações mais "nervosas" e isso sim é um sintoma de regeneração!
Se é chato? É sim senhor, mas é um mal necessário...
Mesmo assim, deveriam ver a regeneração de um 1.3 Mjet num Fiat 500 que até se assustavam[]
Vou tentar procurar o tópico a ver, estranho foi na Opel terem dito que era normal!No meu astra h 125cv tb nao sinto vibração nenhuma.
Mas como o corsa deve ser menos isolado, é capaz de ser normal.
Vai ao diario de bordo de um corsa d perguntar.
O meu se desligo quando volto a ligar ele não retoma do processo da FAP mas pareceu-me que esta não demora depois tanto tempo para voltar!A vibração é causada pelo aumento do gasóleo no ciclo do motor.
O carro envia gasóleo a mais para chegar "por queimar" até ao FAP e aí arder e incinerar as partículas.
Como o motor nessa altura passa a trabalhar num ciclo estranho (a mistura ar/gasóleo é diferente do normal) produzem-se vibrações.
E notar-se-ão mais/menos consoante o tipo de motor.
Quanto a desligar o carro quando o FAP está a limpar.... eu no 1.6TDI já desliguei muitas vezes assim...
Depois, no dia a seguir (ou noutro dia), ao ligar o carro passado uns minutos começa de novo.
Nunca me deu problemas e já fiz isso dezenas de vezes...
Então é que provavelmente esse carro não tem FAP ou ela não esta a funcionar porque algo que sei que acontece com todos, é que o consumo sobe!Não sei. Em 62.000kms nunca dei pela regeneração da FAP.
E eu até tenho por hábito verificar o consumo instantâneo antes de desligar o carro. Tá sempre nos 0,3l/h.
Então é que provavelmente esse carro não tem FAP ou ela não esta a funcionar porque algo que sei que acontece com todos, é que o consumo sobe!![]()
Qual é o carro\motor?Claro que tem FAP, e claro que está a funcionar.
O carro tem 62.000kms, mas só daqui a um mês é que faz 2 anos. É de Set/2010. Simplesmente ando o suficiente para que as regenerações aconteçam como é suposto, ou seja, sem dar por elas.
Isso das regenerações interrompidas acontece porque os carros não fazem os quilómetros que deveriam.
Qual é o carro\motor?
Se é o mesmo motor do 207 (HDI) acredito, sei quem tem um e disse-me o mesmo, não sente vibração por causa da FAP mas os consumos sobem!Ford Focus 1.6 tdci, 109cv.
FAP (DPF para os Ford's) sem manutenção.