Viagem a Chamonix (Monte Branco/Alpes)

Akagi

New member
Estou a pensar fazer em Maio uma viagem de automóvel, mais a patroa até Chamonix para visitar o cume do Monte Branco, fazendo o seguinte itinerário:

Lisboa-Madrid-Barcelona (ferry)-Génova-Lago de Como-Chamonix (Monte Branco)-Grenoble-Carcassonne-Andorra-Madrid-Lisboa.

Segundo os meus cálculos a coisa andara pelos 4 mil e algo de Km.

Agora pedia algumas dicas (preços medis dos hotéis e restaurantes, lugares de interesse para visitar etc.) de alguém que recentemente tenha andado por aquelas paragens.

Obrigado, pelas informações!

Suponho que deveria estar no OFF-TOPIC?
Aproveito o teu topico para me informar se possivel do preço do ferry barcelona-genova, pois das vezes que venho de italia de carro mtas fiquei a pensar se nao valeria a pena, nem q fosse apenas para poupar os cerca de 400€ de portagens para atravessar o sul de frança.(do que me tem dito amigos demora cerca de 8h o ferry).
Tens o espirito, deixa que te diga.Antigamente com os combustiveis baratos e os voos caros preferia imensamente ir de carro(ate pq adoro conduzir) para onde quer fosse a ir de aviao.Hoje em dia ja prefiro ir de aviao(ate porque ja conheço quase tudo, nem que seja de passagem, e alugar um carro no destino e explorar).
Alem disso ir de carro conhecemos muito melhor por onde passamos, aviao sempre tive a noçao de paraquedas, subimos numa ponta e aterramos noutra sem ter a minima noçao do que existe pelo meio.
Desejo-te o melhor na certeza que se vao divertir.

Estou a pensar fazer em Maio uma viagem de automóvel, mais a patroa até Chamonix para visitar o cume do Monte Branco, fazendo o seguinte itinerário:

Lisboa-Madrid-Barcelona (ferry)-Génova-Lago de Como-Chamonix (Monte Branco)-Grenoble-Carcassonne-Andorra-Madrid-Lisboa.

Agora pedia algumas dicas (preços medis dos hotéis e restaurantes, lugares de interesse para visitar etc.) de alguém que recentemente tenha andado por aquelas paragens.

Manda PM ao traveller, que é muito experiente em viagens desse tipo[;)]

vais para uma zona muito bonita. já lá estive e adorei, mas foi por pouco tempo, foi quase de passagem.

espero que tudo corra bem. o traveller realmente é das melhores (se não a melhor) ajuda que podes ter por aqui. [;)]

Aproveito o teu topico para me informar se possivel do preço do ferry barcelona-genova, pois das vezes que venho de italia de carro mtas fiquei a pensar se nao valeria a pena, nem q fosse apenas para poupar os cerca de 400€ de portagens para atravessar o sul de frança.(do que me tem dito amigos demora cerca de 8h o ferry).
Tens o espirito, deixa que te diga.Antigamente com os combustiveis baratos e os voos caros preferia imensamente ir de carro(ate pq adoro conduzir) para onde quer fosse a ir de aviao.Hoje em dia ja prefiro ir de aviao(ate porque ja conheço quase tudo, nem que seja de passagem, e alugar um carro no destino e explorar).
Alem disso ir de carro conhecemos muito melhor por onde passamos, aviao sempre tive a noçao de paraquedas, subimos numa ponta e aterramos noutra sem ter a minima noçao do que existe pelo meio.

Para saberes tudo sobre as ligações de Ferrys na Europa, consulta este endereço:

www.directferrys.pt

A viagem q fiz á 1 semana a Lourdes (1 noite) e Barcelona (2) ficou em quartos +- 155€. Aconselho-te a ires a 1 agencia viagens e eles tratam d tudo[;)]
Ps: 400€ em portagens?????

Já lá estive há uns anos, mas fui de avião. O Sítio é fantástico, mas leva correntes. Podem fazer falta e nem sequer há garantia que dê para chegar ao cimo.

Quanto aos kms vê bem isso para o caso de não estares a ser optimista! Quanto a custos, depende muito do que quiseres gastar, mas a coisa não vai ficar barata! Há 2 anos fiz com a patroa só Espanha, Andorra e França e gastámos bastante dinheiro, além de que a patroa ficou farta de carro para uma temporada. Foram mais de 4000 km!

Boa sorte e vai falando dos preparativos. Em termos de hoteis, os Ibis são uma solução de compromisso: relação qualidade/preço muito aceitável e há imensos!

É para evitar esses 400?? euros de portagens em França, que eu estou a pensar em fazer o trajecto de Barcelona a Génova de barco (2 pessoas c/camarote + carro 253 euros, só ida).

Alem do mais que em quanto vou no barco "descança" o carro e nós tambem, e se estiver bom tempo é uma vaigem agradavel (já a fiz tambem em Setembro/81 e em Maio/85).

Quanto ao chegar ao cimo do Monte Branco, a idea é deixar o carro em Chamonix e subir em teleferico (parece que não é barato), ao Alto da Agullha.
Penso que para meados de Maio já não havera neve em Chamonix, mas enfim nunca de sabe.

Já agora ,a viatura é um Mazda 323 de 2002 com 75 mil km, e como sera normal vai levar uma revisão a serio antes da partida.

Toda a zona envolvente do Lago de Como é magnifica.

Em Como, havia lá uns bons restaurantes mesmo junto ao Lago.

Génova é uma cidade que não me cativa muito. Escura e velha e um bocado confusa de visitar.

Aproveita para dar um salto a Milão e ver Il Doumo, as galerias, o Scala e as lojas na Via Motenapoleone [;)]

A travessia do túnel do Monte Branco também é interessante. A zona do Vale de Aosta costuma ter muito transito de pesados e também de turistas em passagem.

Pena é que não vás a San Remo ou ao Mónaco, que fica relativamente perto.

Se optares por ir por Turim, vista o museu do automóvel que é muito bonito.

Toda a zona envolvente do Lago de Como é magnifica.

Em Como, havia lá uns bons restaurantes mesmo junto ao Lago.

Génova é uma cidade que não me cativa muito. Escura e velha e um bocado confusa de visitar.

Aproveita para dar um salto a Milão e ver Il Doumo, as galerias, o Scala e as lojas na Via Motenapoleone [;)]

A travessia do túnel do Monte Branco também é interessante. A zona do Vale de Aosta costuma ter muito transito de pesados e também de turistas em passagem.

Pena é que não vás a San Remo ou ao Mónaco, que fica relativamente perto.

Se optares por ir por Turim, vista o museu do automóvel que é muito bonito.

Obrigado pelas tuas dicas:

Já conheço Gévona (das duas vezes que fiz a viagem de barco), Milão incluindo a catedral, e as galerias Victor Enmanuel, San Remo, Monaco assim como toda a Cote D`Azur.
O objectivo real da viagem é ir visitar a zona do Lago de Como, o Vale D`Aosta, e por fim o cume do Monte Branco, regressando pela cidade medieval de Carcassonne.

Aceitam-se mais sugestões e informações adicionais.

Nas avenidas principais de Chamonix tens bastantes cafés e esplanadas onde se fazem gelados enormes e divinais ( mas caros :sh))... Se bem me lembro, eu comi o "Gelado du tunel" que dava para umas 3 ou 4 pessoas...

Existe tb uma espécie de comboio vermelho que te leva lá cima a uma lugar chamado "mer de glasse" onde há um museu todo feito em gelo.

Tens tb um museu da pré história em Chamonix.

De resto são montanhas e neve.

A travessia do tunel não tem interesse nenhum. É apenas um tunel[:D]

Na mesma Zona não deixes de visitar as cidade de Geneve e sobretudo Annecy que tem muito para ver tb.

Manda PM ao traveller, que é muito experiente em viagens desse tipo[;)]

vais para uma zona muito bonita. já lá estive e adorei, mas foi por pouco tempo, foi quase de passagem.

espero que tudo corra bem. o traveller realmente é das melhores (se não a melhor) ajuda que podes ter por aqui. [;)]

Caneco ...já tou todo inchado!!!

Akagi, vê bem os tempos de viagem pois a espera e o tempo de viagem do ferry em Barcelona por vezes não compensa. Chegas a Genova por estrada mais rapidamente.

A noite ja vejo por onde queres andar!!!

PS: Tenho de abrir uma empresa de consultoria que a fama já a tenho!!

Caneco ...já tou todo inchado!!!

Akagi, vê bem os tempos de viagem pois a espera e o tempo de viagem do ferry em Barcelona por vezes não compensa. Chegas a Genova por estrada mais rapidamente.

A noite ja vejo por onde queres andar!!!

PS: Tenho de abrir uma empresa de consultoria que a fama já a tenho!!

Desde já obrigado pela tua informação

Eu já consultei no sitio dos ferrys a disponibilidade para o mês de Maio, e há ainda vagas para a data que pertendo, cujo o preço é no total de 253 euros.
Se for já com a passagem marcada é só chegar ao porto de Barcelona ás 13h e embarcar, o navio sai ás 15h e chega no outro dia ás 08h a Génova, portanto são 17 de viagem.

Desde já obrigado pela tua informação

Eu já consultei no sitio dos ferrys a disponibilidade para o mês de Maio, e há ainda vagas para a data que pertendo, cujo o preço é no total de 253 euros.
Se for já com a passagem marcada é só chegar ao porto de Barcelona ás 13h e embarcar, o navio sai ás 15h e chega no outro dia ás 08h a Génova, portanto são 17 de viagem.

A questão é estares as 12h no Porto de Barcelona. Ou seja tens 7 h de viagem de Madrid caso durmas em Madrid, ou perdes um dia á espera do ferry. Alem disso 10h fazes tu na boa entre Barcelona e Genova gastando 73€ de Portagem, e cerca de 60 de Combustivel (Fonte via Michelin).
Agora se a questão é ires de Barco e a opção é mesmo essa .....isso então pouco há a fazer no bom sentido claro!!!

Última edição:
A questão é estares as 12h no Porto de Barcelona. Ou seja tens 7 h de viagem de Madrid.

Nas outras duas vezes que utilizei este barco, na primeira passeia a noite em Saragoça e fiz portanto de manhã os 300 km até Barcelona.
Na segunda sai de Madrid ás 5h da matina e cheguei ao porto de embarque salvo erro as 11:30.
É certo que nestas ocasiões levava outro tipo de automovel, era um Alfa GT Junior 1.6 (110cv), portanto com outro andamento do que o actual Mazda, mas saido as 5h da manhã de Madrid deve dar para chegar a horas.

Não tenho nenhum interesse em ir a Génova (já lá tive duas vezes). Génova somente porque é o porto de chegada.
Se não for de barco nem vou a Barcelona, faço Madrid/Andorra (noite) e depois vou directo a Carcassonne (160km).

Última edição:
ok..então é boa solução!

Se puderes esticar o primeiro dia até Saragoça, seria o ideal.

Á noite já te dou aqui mais umas sugestões para o lado francês no regresso.

Boas

Agora com mais tempo (putos deitados, Maria a ver o CSI :)) aqui vão as minhas dicas

Madrid e Barcelona são de passagem por isso não vale a pena dizer nada

- Lago Como, sugiro que dês a volta ao lago saindo de MIlão em direcção a Lecco (SS36) e depois apanhes a Nacional para Como por Bellagio. Estrada é muito engraçada com paissagens lindas

- Chamonix não conheco porque a Maria não gosta de tuneis e eu neve tb não é o meu prato favorito.

Em França e no regresso caso queiras algo interessante e dependendo do gostos.

Para além de Carcassone, visita obrigatória, caso sejas religioso sugiro que pares em Lourdes. Mesmo que voltes por Madrid podes depois ir directo a Jaca-Saragoça.

Perto de Carcassone e seguindo o "Turismo religioso" podes visitar a zona "des Cathares", Os "Cathares" eram uma ordem religioso no tempo da idade média que era contra a ostentação de Roma e do Papa. Diziam que o inferno era na terra. Foram como é obvio dizimados por alguns cruzados. Podes ver isso em Carcassone num mural perto da muralha ou ires a Albi ou Castres.

Tens tb caso te interesses pela 2 guerra mundial na zona de Grenoble, que é o meu caso na zona entre Grenoble e Valence, o maquis de vercors. Foi uma zona de resistencia cheia de desfiladeiros e gargantas que eu ando para ver.

Maquis du Vercors - Wikipédia

Se for caso de teres interesse pela 1 guerra mundial, estas relativamente perto de verdun, onde podes homenagear o exercito tuga que lutou nessa guerra.

Bataille de Verdun - Wikipédia

Se me for lembrando vou colocando aqui

As portagens para ir da fronteira de Hendaye até Cannes ida e volta andam na casa dos 180 euros, depois de Cannes até a Itália são cerca de 15 euros.

Convém encher o depósito em Espanha pois a diferença para França é bastante.

Última edição:
Voltar
Superior