Verdadeiro serviço público

o que esse senhor faz nao é nada de complexo. está ao alcance de qualquer um, nao é preciso ter amigos ou conhecidos na marca, seja ela qual for.

é informaçao disponivel, de forma gratuita, ligando para a sede da marca no pais de origem do veiculo ou para um concessionario.

o custo é astronomico, o de uma chamada...............
NINGUEM poe restriçoes ao acesso a este tipo de informaçao.

problemas em falar a lingua? duvido que nao conheçam pelo menos uma pessoa que arranhe o ingles e com paciencia para perder 5m a ajudar um amigo. nem é preciso alemao, que é menos comum, na alemanha tb falam ingles.

se um investimento de uns milhares de euros (normalmente umas dezenas) nao permite um budget suficiente para fazer estes telefonemas, entao o futuro dono merece é ser enganado...

a maior parte nao sabe é que o processo para nao ser enganado pelo comum aldrabao é assim tao simples e linear.
os verdadeiros profissionais, aqueles que fazem parte de redes bem vastas, muitissimo bem organizadas e que praticamente nao deixam vestigios (e que por isso sao dificeis de apanhar, mesmo para uma PJ), nao actuam em carros das gamas passat/A4/C ou inferiores. nao lhes rende...
actuam em carros de topo, modelos bastante mais exclusivos, incluem gente na marca capaz de alterar os dados NA ORIGEM, etc....so esses é que compensam.

o comum "ladrao de kms" é apanhado de forma bastante mais simples...basta o tal telefonema para se ter uma "seria duvida" sobre a veracidade dos dados actuais do carro...quem tem serias duvidas sobre o passado de um carro e mesmo assim arrisca, depois nao se pode queixar.

alguem acha que o numero de pessoas enganadas em portugal é menor? (percentualmente, obvio)

Ja repararm no carro do tipo:

mecánico electricista de Audi,VW y Skoda(apasionado del grupo vag). MI JOYA: Toledo 110cv(con repro a 130cv) plata,plafón del passat W8, parasol pequeño del bora, portagafas del beetle,alfombrillas portaobjetos del A3, tempomat del golf IV,red de maletero A6, volante de cuero del passat, palanca de freno mano de cuero del golf IV, espejos calefactados, antinieblas, apoyabrazos, kit de cromados, faldillas traseras y taloneras de instalación posterior, caja de cambios de 6 velocidades del golfIV 130cv. con el pomo, palieres de transmision, embrague, varillaje de accionamiento y volante motor ,etc.............. y lo que me queda por poner.

Ui.. que mistura!

O bond ainda não trocou o título deste tópico?

Acho que bastante mais gente ia gostar de ler isto, mas este título está fraquinho...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Cá para mim alguém está a facultar informação que não pode, mas cá fora isso é óptimo para quem compra...;)
não pode?

tanto quanto percebi, nao sao dados quaisquer dados sobre os donos do carro, apenas sobre o carro.

pode ser proibido facultar estas infos em portugal, isso nao sei, mas em inglaterra, alemanha, frança e outros paises este tipo de informaçoes podem ser dadas sem problemas e, espantoso, ha até "agencias" governamentais que recolhem os dados todos e os dão a quem pede!

o meu primeiro carro ingles foi comprado depois de fazer esse checkup...
recentemente fui à BMW e deram-me, sem qualquer tipo de entraves, a informaçao acerca de grande parte do historial dum carro para um colega daqui do AHO. não é proibido....é até aconselhado.

no fundo está-se "apenas" a proteger o cidadao, a segurança nas estradas, e a apanhar criminosos.

Boas.

Acho muito bem o que esse senhor faz!

Penso que não deveriam existir quaisquer entraves à divulgação dos quilómetros de qualquer viatura por parte das marcas. Para isto não é preciso nenhuma informação confidencial.
Acho que seria muito melhor para todos.

Abraço,
McDriver

O último carro que comprei, antes de o comprar, telefonei para o
concessionário que estava no livro de revisões.
Primeiro, disseram-me que podiam fornecer o historial do carro
se enviasse um FAX a pedir isso para certa pessoa.
Enviei o FAX, e a tal pessoa telefonou-me a dizer que
não me podia fornecer essa informação...
Depois de alguma insistência lá me confirmou os
kms da última revisão e disse que o carro nunca tinha tido
nenhum problema grave que fosse do conhecimento dele.

Portanto, não sei se em Portugal há alguma lei que os obrigue
a dizer o historial, mas se não há, devia haver.

Mais tarde, num concessionário da mesma marca, perguntei
se o carro não podia ter sido mexido nos kms. Disseram que não,
mas também contaram uma história de uma vez terem detectado isso
num carro, terem dito ao dono, e depois o vendedor telefonou
para lá a ameaçá-los por terem dito os kms verdadeiros.

Ou seja, pareceu-me que os próprios concessionários
oficiais cá em Portugal têm medo de divulgar estas possíveis
trafulhices, para não arranjarem problemas...

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

Cá para mim alguém está a facultar informação que não pode, mas cá fora isso é óptimo para quem compra...;)
não pode?

tanto quanto percebi, nao sao dados quaisquer dados sobre os donos do carro, apenas sobre o carro.

pode ser proibido facultar estas infos em portugal, isso nao sei, mas em inglaterra, alemanha, frança e outros paises este tipo de informaçoes podem ser dadas sem problemas e, espantoso, ha até "agencias" governamentais que recolhem os dados todos e os dão a quem pede!

o meu primeiro carro ingles foi comprado depois de fazer esse checkup...
recentemente fui à BMW e deram-me, sem qualquer tipo de entraves, a informaçao acerca de grande parte do historial dum carro para um colega daqui do AHO. não é proibido....é até aconselhado.

no fundo está-se "apenas" a proteger o cidadao, a segurança nas estradas, e a apanhar criminosos.
Concordo com a utilidade destes dados na posse do cliente, no entanto para se chegar a eles ter-se-á de "entrar" em registos privados, electrónicos ou outros, que devem estar ao abrigo do sigílio dos dados pessoais (parece-me...) porque as revisões são feitas a quilometragens certas, por pessoas titulares dos veículos, em determinadasa datas, por determimadas pessoas que a elas procederam e, se tal for necessário em termos de prova sobre a criminalização de eventual "alteração de notação técnica", que é o crime aí em questão, o acesso a esses dados só pode ser cedido mediante determinadas premissas (direitos, liberdades e garantias...)!

Por isso é que eu penso que, cá em Portugal, esses dados não estão livremente disponíveis e lá fora em muitos países da Europa também me parece que não estejam, mas...;)

Penso que os concessionários/oficinas estão autorizados a consultar a informação apartir do momento em que pagam o software e acedam à rede de informação.
Eu como cliente da oficina posso dizer que é do meu interesse que o historial da viatura esteja acessível sempre que tal seja solicitado.
É evidente que dar os meus dados pessoais só com a minha autorização.

É só alguém que tem acesso à versão online do ELSA. Ou seja, alguém que trabalha num concessionário autorizado... ou um grande hacker.

Esta informação está disponível em qualquer concessionário autorizado.

Voltar
Superior