Ventilador de I/C

fmaveleira

New member
Gostava que alguem dissesse se já colocou ventilador em Intercooler montado por cima do motor. Queria saber se a coisa vale a pena. Tenho a impressão que será interessante em baixa velocidade. Sei que os Pageros 2.8 utilizam o sistema por isso deve ter interesse....

Gostava que alguem dissesse se já colocou ventilador em Intercooler montado por cima do motor. Queria saber se a coisa vale a pena. Tenho a impressão que será interessante em baixa velocidade. Sei que os Pageros 2.8 utilizam o sistema por isso deve ter interesse....
Exacto, so acho que devia ligar mais cedo!! Não deve ser fácil adaptar uma coisa dessas, mas podias tentar a ventoinha do pajero, mas tem um sensor de temperatura no interior do intercooler!!!

Tem alguns coolers de pc que funcionam a 12v, podias ver se arranjas uns 2 na medida do i/c a ligar num botão na consola...é uma ideia e se funcionar avisa para eu fazer no meu. [:D] [;)]

Tem alguns coolers de pc que funcionam a 12v, podias ver se arranjas uns 2 na medida do i/c a ligar num botão na consola...é uma ideia e se funcionar avisa para eu fazer no meu. [:D] [;)]
É uma boa ideia, mas o efeito é que não deve ser o desejado[:)]
Não sei ao certo quanto tem a ventoinha do meu, mas deve andar entre os 50W e os 100W, enquanto uma ventoinha de PC se tiver 5W... é muito [:p]

É uma boa ideia, mas o efeito é que não deve ser o desejado[:)]
Não sei ao certo quanto tem a ventoinha do meu, mas deve andar entre os 50W e os 100W, enquanto uma ventoinha de PC se tiver 5W... é muito [:p]

Num pc não trabalha um dia inteiro e às vezes varios dias e semanas ligado arrefecendo com eficiência?

A ideia seria ligar umas quantas em série.

Não custa nada tentar. [;)]

Para arrefecer o IC nada como montar um ventilador de radiador de moto, são potentes robustos e fiaveis, em opção a SPAL faz ventoinhas de diversos tamanhos a empurrar ou puxar o ar, é uma questão de procurar o tamanho indicado para cada utilização, a dificuldade é encontrar um termopar (termocontacto) que faça a gestão desse ventilador, no meu UMM Alter Turbo instalei uma ventoinha de BMW RT 1100 mas o comando continua a ser de interruptor manual, se alguem me conseguir descobrir termocontactos apropriados para fazer a gestão da ventilação do IC de forma automatizada fico extremamente grato.

Obrigado pelo tópico super mário, mas e se o ventilador andar sempre ligado? Claro que a vida util do vent será baixa, mas....
Já agora onde arranjaste o ventilador da moto BMW? Foi na sucata?

Última edição:
Sim, comprei num sucateiro especializado em motos, não foi muito fácil encontrar ventiladores deste tamanho com boa potencia, em opção as ventoinhas da Spal fazem muito bom serviço.

Quando se trata de ventiladores por vezes é mais castigador o pára-arranca que o funcionamento semi-continuo, no meu quando engato as baixas o ventilador é imediatamente ligado porque a velocidade de circulação diminui, em estrada só ligo se estiver um dia muito quente ou se for pedir tudo do XD3TE, e a verdade é que quando se carrega a fundo especialmente a baixa velocidade o efeito do ventilador é bem notório.

Quem conhece o meu UMM sabe que não tem nenhum Kg a mais além do essencial mas mesmo assim para o fazer mexer os originais 110Cv nem sempre eram suficientes para o meu gosto, das diversas preparações que fiz um das que melhor relação rendimento/preço teve foi mesmo a instalação do ventilador, sem dúvida que na relação consumo/rendimento só mesmo tirar peso tem o mesmo rácio...

Voltar
Superior