Ventilação Honda Aerodeck

mpribas

Banido
Estive ontem a mudar o filtro dos polens e decidi dar uma espreitadela no ventilador. Tinha algumas folas que retirei.

O problema que me leva a pedir a vossa ajuda é que o ventilador não funciona na posição 1. Funciona nas outras posições todas, mas na 1 não mexe sequer.

Alguém sabe porque se passa isto e como se pode resolver? É que a posição 1 dá jeito para sair uma brisazinha pequenina...

obrigado.

É isso mesmo, no sitio onde tiraste o filtro de polens, procura melhor e ves lá uma pequena ficha, desmontas,e e tiras os 2 ou 3 parafusos que lá estão e tiras a resistencia fora, e vais comprar uma nova, na honda são 35€ + iva acho eu. Pelo menos foi o que paguei pela minha, o meu não funcionava nem o 1 nem o 2. É mesmo a resistencia, é comum avariar. É só desmontar o porta luvas e tirar e trocar por outra.

Exacto, tens de trocar o resistor pack.

No meu 400 avariou-se uma resistência aos 103mil kms, no Accord e nos outros Rovers nunca tive esse problema (mas parece que é típico, até noutras marcas).

Se já tens o porta-luvas retirado, é só tirar a ficha e desapertar os 2 parafusos do pack de resistências, muito simples. Encontra-se "enfiado" por cima do módulo do ventilador.

DSCF0148.jpg

A nova, e a velha:

DSCF0150.jpg

Mandei vir do ebay a peça original, por cerca de 40€.

R400eBay.jpg

Tanto na Rover como na Honda, ficava-me por 50 e tal 60€.

Já vi:
Resistência queimada. Na foto do JeTBoy é a do lado esquerdo. E as outras devem ir com o tempo.
Isto é peça de desgaste não ?
Procurei em várias casas de peças, mandaram-me ir à Honda. Vou lá ver.

Manda aí uma PM ao DL.

O tipo sabia o valor das resistências que podes comprar em qq casa de electrónica.

Se tiveres um mínimo de habilidade com um ferro de soldar, fazes a festa por cêntimos.

As resistências compradas em casas de electrónica têm um aspecto diferente (mais robusto, por sinal) sendo um paralelipípedo cerâmico e comprido.

Eu também estive para fazer eu mesmo o pack, soldar novas resistências, andei a consultar os fóruns mg-rover.org e cheguei inclusivamente a comprar as resistências correctas.

No entanto, e após ler bastante feedback sobre o assunto, cheguei à conclusão que a duração era ainda inferior. :confused: Nalguns casos de apenas alguns meses contra as originais que duram em média 100mil kms e 8 anos, aliás, em 3 Rovers e 1 Honda, este foi o único onde tive o dito problema, curiosamente o mais recente...

Se preferires, podes comprar esses kits que o Clio II referiu, já feitos, no ebay. Penso que os vendem por cerca de 5€. Procura por Rover / Honda resistor pack.

ENo entanto, e após ler bastante feedback sobre o assunto, cheguei à conclusão que a duração era ainda inferior. :confused:

O problema dessas resistências é que elas estão colocadas num sítio mal ventilado (irónico...) e, portanto, é-lhes difícil escoar o calor que produzem. Acabam, pois, por se estragar por excesso de temperatura.

No caso das resistências (compradas na casa de electrónica, por exemplo) há essencialmente dois valores importantes: a resistência propriamente dita (em ohms) e a potência máxima dissipada (há vários calibres).

Não adianta ter a resistência com o valor certo se o calibre de potência for muito baixo - irá queimar-se rapidamente.

Por outro lado, em locias mal ventilados pode-se escolher um ou dois calibres de potência acima para ter a certeza que não estoiram.

res70jm.jpg

Estas são boas:

res84cu.jpg

E os valores são mais ou menos... mais resistência são menos umas rpm e vice-versa, não é grave. Grave é não trabalhar! [:D]

Voltar
Superior