Venda a particular e leasing

Walkmen

New member
Boas.

Tenho uma dúvida.

Tenho um carro, adquirido através de leasing. Estou a tentar vendê-lo a um particular. A questão prática que se levanta e para a qual não encontro solução é a seguinte:

O comprador vai chegar ao pé de mim, vai-me efectuar o pagamento (via transferência ou cheque bancário), vou com ele efectuar a liquidação do meu leasing ao banco. Contudo, o banco não vai proceder à liquidação no momento. A minha transferência de liquidação vai ser comunicada aos serviços centrais e só após alguns dias o banco me envia algum comprovativo para efectuar a transferência da propriedade do carro para mim.

Isto significa que o comprador me vai pagar o carro e eu não vou ter nada para lhe entregar que garanta a transferência de propriedade. Não posso preencher isto http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/i...adFile/file/ANEXD57.pdf?nocache=1216986303.52 porque o carro não é meu (é do banco). O banco não preenche isto, porque o leasing não está liquidado.

Como é que consigo vender o carro a um particular e dar-lhe uma garantia? Já fui ao banco e não têm solução para isto. :confused:

Obrigado.

Ja vendi um carro que tinha um empréstimo bancário, com reserva de propriedade.

O novo dono passou o cheque directamente ao banco, e eu dei indicação ao banco para enviar os papeis do levantamento da reserva de propriedade para a morada do novo dono.

Este processo foi efectuado no balcão do banco, com o comprador presente.

Dei os meus contactos ao comprador para caso houvésse algum problema posterior resolver.

Ele depois com a declaração de venda e os papeis do banco passou o carro para seu nome.

Não tive problemas, foi limpo.

O novo dono passou o cheque directamente ao banco, e eu dei indicação ao banco para enviar os papeis do levantamento da reserva de propriedade para a morada do novo dono.

Dei os meus contactos ao comprador para caso houvésse algum problema posterior resolver.

Ele depois com a declaração de venda e os papeis do banco passou o carro para seu nome.

É sempre arriscado. Se um dos processos falha, ou há algum esquecimento, ou perdem-se os documentos antes da transferência, alguém pode ficar a arder.

A única solução 100% segura é o vendedor liquidar o carro antes de vendê-lo. Por exemplo, pedindo um crédito pessoal no mesmo banco onde tem o leasing. Liquida o leasing com o valor do crédito pessoal, e fica a pagar o crédito. Depois pega no valor da venda do carro e amortiza o crédito pessoal. É complicado, e pode originar algum prejuízo, mas é seguro [;)]

É mais complicado ai

Meu carro foi comprado via leasing. Estou pulando de alegria que só faltam 4 parcelas pra acabar.
O procedimento aqui é mais simples.

Escolho a opção do término do contrato, envio o documento do veículo e o documento de fim do contrato para o banco
Depois eles enviam um documento para a transferência de propriedade para o meu endereço, que só farei os trâmites legais para transferir a propriedade

Há 3 opções:

Aquisição
Financiamento por mais 6 meses(ou um ano)
Devolução

Eu escolhi ficar com o carro.

o carro pode ser registado de imediato no nome do comprador...
nao precisa de ser registado em teu nome e posteriormente para o do comprador.. isso é automatico.. pagam-se é 2 registos; o da extinção da reserva e registo em nome do novo dono

nunca comprei nenhum carro nessas condições...mas já fui com um amigo meu e mais o vendedor do carro que ele depois acabou por comprar, ao banco para tratar desse "problema" do leasing

se bem me recordo o banco passou ao vendedor um documento como recebeu o dinheiro para liquidar a divida
o vendedor deu uma copia desse documento emitido pelo banco ao meu amigo.

não tenho a certeza absoluta pois ja foi a bastante tempo, mas penso que foi assim que se fez o negocio

Não podes sequer negociar esse carro sem autorização expressa do leasing.
A maneira mais prática comprador e vendedor combinam as coisas, fazem um documento com todos os detalhes do negócio e das partes envolvidas, dados de identificação, nomes, valores, datas, etc... e o "banco" vai dizer como é que as coisas vão acontecer.
Provavelmente, depois de serem pagas o valor em falta e o destrate do leasing (se houver) será emitido documentos para registo do carro em nome de quem for indicado ao leasing, ou apenas uma declaração do leasing a declarar que se extinguiu a reserva de propriedade (conforme a maneira em que a o registo está feito, se é propriedade tua com reserva da financeira, ou propriedade da financeira com fruição tua) e uma declaração como deixa de ser interessado no seguro do carro.

Voltar
Superior