VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Eu em viagens de distância superior a 50km, acho algo entediante ir a 120km/h constantes.

Curiosamente, também não tenho o hábito de fazer tiradas de imensos kms a velocidades superiores a 170km/h.

Diria que sou muito constante, sempre ali na casa dos 145-150km/h. A passar disto, tendencialmente é por breves momentos (ultrapassagens, ou simplesmente fazer o gosto ao pé).

Eu por acaso não acho 120 entediante mas não quer dizer que em AE, das pouquissimas vezes que lá ando, não me apeteça por vezes ir alem disso, pois claro.

EscapeLivre, refiro-me a serem entediantes esses 120 km/h em percursos de algumas centenas de km, pois por vezes entro em alguns troços de autoestrada de apenas 5 km (ou ainda menos) que nem atinjo os 120 km/h.

Miguel, deduzo que viajarmos a velocidades de cruzeiro a rondar os 180 km/h já é mais que aceitável (com relativo pouco trânsito e com boas condições climatéricas), agora a pouco mais de 120 km/h na maioria das vezes é entediante !!!
Sim, apesar de aqui ser um pouco menos já que como as AE são gratuitas há sempre muito mais trânsito, tens mais com que te "distrair"

EscapeLivre, refiro-me a serem entediantes esses 120 km/h em percursos de algumas centenas de km, pois por vezes entro em alguns troços de autoestrada de apenas 5 km (ou ainda menos) que nem atinjo os 120 km/h.
Imaginei que sim mas é precisamente a longas distâncias que me refiro, já o tive que fazer cá algumas vezes em AE e em espanha tambem onde os limites são mais controlados, largas centenas de km a 100 / 120 e por acaso não me chateia, felizmente.
No entanto, eu prefiro sempre andar em nacionais tambem porque a condução é muito mais activa.
Mas há de facto muita gente para os quais 120 é entediante.

Eu em viagens de distância superior a 50km, acho algo entediante ir a 120km/h constantes.

Curiosamente, também não tenho o hábito de fazer tiradas de imensos kms a velocidades superiores a 170km/h.

Diria que sou muito constante, sempre ali na casa dos 145-150km/h. A passar disto, tendencialmente é por breves momentos (ultrapassagens, ou simplesmente fazer o gosto ao pé).
Eu em AE se puder, é tipo 120 / 150, depois tambem depende do carro, e se nao tivesse medo de multas até era mais que isso, dependendo.
Mas lá está se tiver de o fazer a 120 nao me chateia. Felizmente, porque, há certos países da europa que as multas são pesadas.

Na autobahn certamente não iria andar a 120 claro :p

Já fiz um Algarve-Lisboa sempre a 220/230 e é do melhor, vimos sempre super alerta e a viagem passa num instante.

Mas a A2 fora de horas é uma maravilha, melhor mesmo que as Autobahs

Isso de ser entediante controlar para não passar dos 120 acaba por depender de vários fatores.
Por norma consigo controlar-me se não conhecer o local e a presença de fiscalização nesses sítios, se conduzir um carro que não é meu nem da casa, ou se levar outras pessoas no carro.
Fazer 50 km's ou 500 nestas condições acaba por não ser muito relevante para o caso, mas depende um bocado da vontade que tenho para conduzir, onde por vezes o "caminho nunca mais acaba".
Na sexta feira passada foi um desses dias, fiz 240 km's seguidos para o interior, já de noite (e eu gosto de conduzir de noite). A dada altura até a música já me estava a chatear [:D]
Por norma nestas circunstâncias abuso mais, por exemplo fazer IC a 120/140..., que já é suficiente para levar uma boa cacetada. Curiosamente, na sexta-feira a dada altura vi um carro com os 4 piscas e um pouco atrás um animal atropelado na via mesmo onde ia passar, uns 10 km's mais à frente, vejo uma raposa a saltar junto à valeta. De noite, sem qualquer carro durante largos km's, quem é que se vai lembrar que pode aparecer um animal numa via que deveria estar completamente vedada? :sh)

De resto, este tipo de estradas (IP's ou IC's) limitados a 90/100 km/h são para mim os mais perigosos em termos de €, porque o traçado é bom, e a 120/130 já se está na muito grave. Nas nacionais à partida é mais fácil controlar, mas há as zonas urbanas de velocidade controlada e cruzamentos onde alguns se metem às cegas.
Curiosamente, a multa que apanhei de 120€ foi numa zona limitada a 100 numa ae, e eu ia a mais de 140. Apanhou-me de surpresa, porque o spot costuma ser uns 2 ou 3 km's antes, na reta.

Fazer tiradas de 250 km a 220/230 não é para mim.

Primeiro, o meu carro não permite [:D]

Depois, apesar de achar que a essa velocidade se vai bem mais alerta do que a 120 (que devido à tranquilidade, muita gente baixa a guarda), acho que em ritmos como esses vamos demasiado alerta, o que se traduz num cansaço assinalável.

Para mim, o breakeven é 145/150km/h durante o dia. Se for fazer a A2 + A6 a partir das 2h da manhã, subo a fasquia para os 160/170 km/h.

Se tiver de ir a 120 km/h também vou.

Há 4 anos fiz Lisboa - Barcelona de carro, e em Portugal ia nos habituais 140/150km/h, em Espanha (70% do trajeto) tive de ir nos 120/130km/h porque lá a tolerância é bem menor.

Aliás, de Badajoz a Barcelona, a 120/130 km/h se calhar bastam os dedos das mãos (eventualmente dos pés, também) para contar as vezes que fui ultrapassado.

Espanha assinala os radares, o que é bastante apreciável, na verdade não se tem que ir mais devagar.

O problema de Espanha é que se te descuidas, é a doer. Lá o limite é 110km/h, se és apanhado a 130km/h levas uma multa a sério.

Cá em Portugal, numa AE já passei num radar móvel a 140km/h ou 145km/h e nada se passou. Estava, no entanto, um Panamera encostado mais à frente, que devia ir a uns 160 km/h.

Mas mesmo assim acho que já mudou e acho que já estamos a multar leves.

Há pouco tempo fui de Lisboa ao Porto quase sempre a acompanhar uma 320d, eu no meu carro.

Não foi nada de picanços, íamos ali nos 140/150/160 (o meu A180 também não acompanharia a 320d se esse fosse o objetivo [:D]) e há um radar fixo numa zona bem marada, ali perto de Antuã ou até mais para cima, numa zona em que a A1 está excelente, com 3 vias.

A 320d ia à minha frente, travou bem e ligou os 4 piscas e o condutor apontou com o dedo para a direita, foi só aí que vi o radar. Foi um tipo impecável. Travei e bem, e devo ter passado a uns 130km/h. Safei-me por pouco, se não fosse o condutor que ia à minha frente era entalado à grande :sh)

Depois agradeci-lhe, claro.

Não foi picanço , simplesmente como íamos no mesmo ritmo , ora passava eu, ora passava ele e íamos forçosamente próximos (ninguém colado , que odeio isso), já desde Santarém ou próximo disso.

Nessa altura calhou eu ir atrás , porque não fazia ideia daquele radar ali , ainda por cima é uma curva ...

Já tive uma situação assim, há muitos anos, IC2 acima, de Aveiras até quase Leiria, +/- entre as 2h00-3h00 da madrugada. O meu "oponente" numa carrinha Laguna II e eu ainda na minha antiga 306 SW. Foi espectacular. [:cool:]

Depois, apesar de achar que a essa velocidade se vai bem mais alerta do que a 120 (que devido à tranquilidade, muita gente baixa a guarda), acho que em ritmos como esses vamos demasiado alerta, o que se traduz num cansaço assinalável.

Para mim, o breakeven é 145/150km/h durante o dia. Se for fazer a A2 + A6 a partir das 2h da manhã, subo a fasquia para os 160/170 km/h.

Se tiver de ir a 120 km/h também vou.

Há 4 anos fiz Lisboa - Barcelona de carro, e em Portugal ia nos habituais 140/150km/h, em Espanha (70% do trajeto) tive de ir nos 120/130km/h porque lá a tolerância é bem menor.

Aliás, de Badajoz a Barcelona, a 120/130 km/h se calhar bastam os dedos das mãos (eventualmente dos pés, também) para contar as vezes que fui ultrapassado.

Sim diria que em torno dos 150 se consegue um bom equilibrio desses factores todos.

Há uns anitos por acaso foi como tu, em Espanha foi sempre 100-120 conforme os limites, e em PT foi 150 / 160 e era porque estava com medo da BT, se não era sempre no prego. Nesse dia deu-me para isso, mas, a A6 tambem é um AE com excelente visibilidade e era dia de verão.

O problema de Espanha é que se te descuidas, é a doer. Lá o limite é 110km/h, se és apanhado a 130km/h levas uma multa a sério.

Cá em Portugal, numa AE já passei num radar móvel a 140km/h ou 145km/h e nada se passou. Estava, no entanto, um Panamera encostado mais à frente, que devia ir a uns 160 km/h.

Mas mesmo assim acho que já mudou e acho que já estamos a multar leves.

Há pouco tempo fui de Lisboa ao Porto quase sempre a acompanhar uma 320d, eu no meu carro.

Não foi nada de picanços, íamos ali nos 140/150/160 (o meu A180 também não acompanharia a 320d se esse fosse o objetivo [:D]) e há um radar fixo numa zona bem marada, ali perto de Antuã ou até mais para cima, numa zona em que a A1 está excelente, com 3 vias.

A 320d ia à minha frente, travou bem e ligou os 4 piscas e o condutor apontou com o dedo para a direita, foi só aí que vi o radar. Foi um tipo impecável. Travei e bem, e devo ter passado a uns 130km/h. Safei-me por pouco, se não fosse o condutor que ia à minha frente era entalado à grande :sh)
Em espanha já é 120 novamente. Ou já alteraram outra vez pa 110 ?

Já tive uma situação assim, há muitos anos, IC2 acima, de Aveiras até quase Leiria, +/- entre as 2h00-3h00 da madrugada. O meu "oponente" numa carrinha Laguna II e eu ainda na minha antiga 306 SW. Foi espectacular. [:cool:]
O perito em Peugeots que conheci tambem na 306 dele na Serra Algarvia se " picou " com um 320d coupe, mas a carrinha tava alterada só em termos de suspensão, pneus, travões, mas motor não. Nas rectas o BMW fugia claro ( 136cv vs 90 da 306 ) mas nas curvas ele apanhava-o .
Agora tem aquilo a 130cv, mas de resto, tem uns quantos milhares de euros investidos naquilo, mas fonix ele diz que não descola do chão seja em que curva for [:cool:]

Em espanha já é 120 novamente. Ou já alteraram outra vez pa 110 ?

Ah, não sabia que tinham alterado para 120.

Quando eu fui, julgo que era 120km/h. Depois entretanto acho que mudou para 110 (por causa das emissões?) e fiquei com essa ideia :sh)

Provavelmente tens razão e será então os 120, sim.

Quando faço a viagem para a Suíça tenho feito grande parte de Espanha sempre a 160 e França nos 140/150... Nunca levei flash em França mas já levei uns poucos em França.
Na Suíça já andei algumas vezes a 200 mas uma vez pensei que apanhei um radar e depois desse dia não arrisquei mais.
A conduzir não passei dos 250 ainda...

Voltar
Superior