Válvula PCV e o consumo de óleo

Em princípio a válvula PCV com defeito pode provocar consumo/fugas de óleo.
Se nunca foi trocada convém trocar.
Mas sabem o que é a válvula PCV? :confused:
200px-Pcv_valve_1.jpg

A válvula PCV permite a aspiração pela admissão do motor, dos vapores de óleo existentes no motor, não permitindo que eles se escapem para a atmosfera. Deste modo os vapores de óleo juntam-se ao ar admitido no motor sendo queimado na combustão.
14264_152_3.jpg

A válvula PCV deve estar em perfeito estado precisamente para proporcionar a correcta ventilação do motor de modo a que este não apresente consumo de óleo excessivo.

No meu fiesta mk3 a válvula PCV permite ser lavada das borras de óleo que se vão formando pela condensação dos vapores de óleo. Carros há em que é uma electroválvula e que por apresentar funcionamento defeituoso deve ser trocada.

Mas sabem o que é a válvula PCV? :confused:
200px-Pcv_valve_1.jpg

A válvula PCV permite a aspiração pela admissão do motor, dos vapores de óleo existentes no motor, não permitindo que eles se escapem para a atmosfera. Deste modo os vapores de óleo juntam-se ao ar admitido no motor sendo queimado na combustão.
14264_152_3.jpg

A válvula PCV deve estar em perfeito estado precisamente para proporcionar a correcta ventilação do motor de modo a que este não apresente consumo de óleo excessivo.

No meu fiesta mk3 a válvula PCV permite ser lavada das borras de óleo que se vão formando pela condensação dos vapores de óleo. Carros há em que é uma electroválvula e que por apresentar funcionamento defeituoso deve ser trocada.

Por saber o que é a válvula PCV é que digo que pode provocar consumo (ou desperdício no caso) de óleo.

Tens imagens dessa válvula no Fiesta? O meu não bebe óleo, mas não custa limpar isso.. Afinal com 19 anos deve estar bonita [:D]
A do meu (também com 19 anos) costuma ficar cheia de 'mouse' de óleo (condensado de óleo de côr amarela). Sempre que mudo o óleo limpo.
O meu também não gasta óleo (mas hà 2 anos levou segmentos...[:D])

A do meu (também com 19 anos) costuma ficar cheia de 'mouse' de óleo (condensado de óleo de côr amarela). Sempre que mudo o óleo limpo.
O meu também não gasta óleo (mas hà 2 anos levou segmentos...[:D])

Pois, este tanto quanto sei nunca levou novos (além dos propriamente novos [:)]). Isso fica onde? Lá em baixo, cá mais acima..? [:p]

Aqui vai um desenterranço ao tópico só para não ter de abrir um novo.

Tenho uma Astra 1.7 TDS de 95 e ontem decidi abrir o local onde está a válvula pcv para limpar residuos de óleo lá presentes. Acontece que retirei a tampa, o diafragma e a mola, e ao pousar tudo no local das escovas dos vidros a mola saltou para os "confins" do motor e nunca mais a encontrei, nem mesmo retirando o carro do sítio para ver se caía para o chão.
A minha questão é a seguinte, existe problema do motor trabalhar com tudo montado excepto a mola? Hoje de manhã experimentei com o motor a trabalhar retirar o tubo que vai da válvula ao tubo da admissão e vi que os vapores de óleo estão sempre a saír com alguma pressão independentemente da rotação. Notei também que se o tubo tiver desligado da admissão, não sai fumo azulado pelo escape como costuma fazer com o tubo ligado.

Agradeço desde já a ajuda.

Última edição:
Tens que comprar uma válvula nova... ou, se tiveres uma pequena noção das dimensões da mola e sua força, talvez arranjes parecido em Lisboa na casa das molas (Portas de Santo Antão), por exemplo. Mas é um tiro mesmo no escuro... apenas para ficar melhor do que sem mola nenhuma!

Voltar
Superior