Válvula empenada pelo óleo?!

Pauliteiro

New member
Boas,

O meu tio tem uma Marea 1.4 12v de 97 que de repente ficou com um matraquear no motor..

O mecânico deu uma vista de olhos e concluiu que o motor tem uma válvula empenada e que o motivo é o tipo de óleo usado.. Ora bem, o motor tem perto de 230.000km e já usa 15w40, contudo, não me parece grande justificação para o sucedido.. E depois, pede 700 a 1000€ porque tem que desmanchar o motor todo..

Acham plausível?
Cumps

Depende... O mecânico vai reconstruir a cabeça do motor ou por válvulas novas ou fez questão de não dizer?

É que alguns mecânicos dizem o que vão fazer por meias palavras...

A válvula não deve estar empenada mas sim a touche da válvula é que deve estar presa [;)].

15w40 nesse motor também é um bocado exagerado..a não ser que o mude de 5000 em 5000 km mas mesmo assim é um bocado grosso. Um 10w40 seria mais adequado ao tipo de motor. Por ventura ele mudou para essa graduação porque já bebia muito óleo? Também não há milagres, chega a uma altura que eventualmente poderá ter de abrir o motor e trocar as guias das válvulas ou até mesmo os seguementos.

Por mim, antes de mexer no motor, colocava um óleo 5w40 dos bons e andava a apertar com o motor uns bons tempos para ver se a touche desobstruía e começava a trabalhar normalmente e depois então passaria para um 10w40 mudado de 10.000 em 10.000 km.

Cumprimentos.

Depende... O mecânico vai reconstruir a cabeça do motor ou por válvulas novas ou fez questão de não dizer?

É que alguns mecânicos dizem o que vão fazer por meias palavras...

Ele disse que teria que abrir o motor e mudar a dita válvula.. Mas pelo valor pedido o meu tio disse para não o fazer pois acha caro para o carro que é..

Empenou por causa do óleo?:confused:
Qual o óleo aconselhado no manual?

Foi a justificação dele e eu estranhei imenso. O recomendado no manual é o 10w40.

A válvula não deve estar empenada mas sim a touche da válvula é que deve estar presa [;)].

15w40 nesse motor também é um bocado exagerado..a não ser que o mude de 5000 em 5000 km mas mesmo assim é um bocado grosso. Um 10w40 seria mais adequado ao tipo de motor. Por ventura ele mudou para essa graduação porque já bebia muito óleo? Também não há milagres, chega a uma altura que eventualmente poderá ter de abrir o motor e trocar as guias das válvulas ou até mesmo os seguementos.

Por mim, antes de mexer no motor, colocava um óleo 5w40 dos bons e andava a apertar com o motor uns bons tempos para ver se a touche desobstruía e começava a trabalhar normalmente e depois então passaria para um 10w40 mudado de 10.000 em 10.000 km.

Cumprimentos.

Ele mudou devido a guloseima do motor pelo óleo mesmo. Já tem 230.000km e 14 anos em cima e a idade não perdoa.. Então mudou-se. O mecânico disse para ele não andar com o carro nem tão pouco meter o motor a rodar pois pode estragar mais alguma coisa, pelo que não creio que o meu tio lhe meta um 5w40 e ande a esgalhar para desobstruir :confused:

1000€ eu diria ... VENDIDO !
[:D]
Os automóveis são objectos complicados - ou originam paixões intemporais, ou ódios inusitados...E depois há que ver se há vantagem (disponibilidade?) para trocar...
A opinião do colega ciber007, sem prejuizo das outras, parece-me muito válida.
Para motor fiat a "gasosa" essa kilometragem parece-me notável (!!) Lembro-me do meu saudoso 900C (Fiat 127) que com 90.000 KM a única coisa que não fazia barulho era mesmo a buzina [:D]. O motor estava todo abrasadito...mas os tempos mudam e as marcas evoluem, eu sei...
Boa sorte com isso!![;)]

A questão da quilometragem, sinceramente, parece-me cada vez menos importante se se tiverem os devidos cuidados.

O meu avô tem um Punto, também de 97 (um mês mais velhote neste caso) 1.3 a zagolina e já conta com 250.000km. Tem a chapa cheia de quincadelas mas o motor continua a rodar :)

Vou falar com o meu tio a ver o que ele acha dessa hipótese.

Quantas horas se demora a tirar a cabeça fora...?...4?

E a trocar a válvula....2?

Isso é operação para dois dias de trabalho se tanto. Assumindo que por tirar a distribuição fora meta uma nova correia...10 horas de trabalho seguido a 25€/hora dão 250€. A correia custa 50/60€ (? ) e a válvula nem sei mas talvez outro tanto.

Como é q se justificam 1000€?

Quando um mecânico estima o custo é supondo que sabe o que está a fazer e como fazer. Não vamos pagar para ele estar a demorar uma semana porque demora 2 dias só para desmontar o motor porque nunca o fez antes....estarei eu errado?

Boas companheiros

Tirar essa cabeça nao se demora tanto umas 2horas so para desmontar e outras duas horas para voltar a montar tudo no sitio.
E depois ainda tens que mandar para o torneiro para montar e desmontar valvulas e etc.
Falta tambem meter aqui a limpeza do bloco onde vai a junta da cabeça mais material que necessita tudo isso é dinheiro... mas esses 1000€ deve ser um valor por alto.

Amigo tenho um fiat brava 1.4 12V com os mesmos kilometros e do mesmo ano e digo mesmo esses carros sao muito lixado com o oleo por isso é sempre melhor meter o 10w40.

Ja agora nao viste como estava a arvore de cams? e ja agora esse trabalhar é so a frio ou a quente?

Porque ja tive esse problema ou parecido e era um perno no colector de escape que saltou fora.

Um abraço

Aparte do barulho, não tem grande mal fazer umas dezenas de quilómetros com um 5w40 e algumas rotações a ver se "desentope" o canal por onde passa o óleo na touche, que é mais pequeno que o buraco de uma agulha (para te dar uma noção do que estamos a falar).

De qualquer forma não estando aí para ouvir o motor obviamente não te posso aconselhar nada com 100% certeza, primeiro porque não ouvi o motor e segundo porque não sou mecânico de profissão.

Cumprimentos.

Fazer mal nao faz por vezes ate ajuda a limapar o circuito... este carro nao leva touches leva os martelo e leva uma peça que se dá pelo nome de aranha por onde passa o oleo e essa peça custuma entupir pela má qualidade do oleo.

Pronto.. Já há diagnóstico.. E causa.. E parece que foi mesmo do óleo.

O mecânico começou a desmanchar o motor e disse ao meu tio que o óleo estava demasiado espesso.. Mesmo para um 15w40. E foi aí que o meu tio disse que já não muda o óleo há perto de 50 mil kms porque mesmo com esta graduação ele já perde qualquer coisa de óleo.. Então vai fazendo atestos..E atestos..e atestos. Sem nunca o ter mudado.

E o filtro igual. Só se esqueceu que o óleo que lá mete de atesto fica logo contaminado na hora..

E pronto, agora já se percebe o que aconteceu. Tem várias válvulas empenadas, ele não me precisou quantas, e propôs ao meu tio mudar a junta da carola e rectificar o motor já que está aberto.. E o meu tio ficou de pensar no assunto.

Enfim :sh)

50.000 em mineral.
Não existem milagres.
Já devia estar pastoso.

Conheço um caso de um motor que rodou e rodou e rodou até parar.
No final viu-se que não mudava o óleo há muitas dezenas de milhar.
Tirou-se o carter fora e o óleo não caiu.
Estava colado no fundo, espesso tipo caramelo.

50.000 em mineral.
Não existem milagres.
Já devia estar pastoso.

Conheço um caso de um motor que rodou e rodou e rodou até parar.
No final viu-se que não mudava o óleo há muitas dezenas de milhar.
Tirou-se o carter fora e o óleo não caiu.
Estava colado no fundo, espesso tipo caramelo.

50 000 sem mudar o óleo:sh)
essa de óleo tipi caramelo nunca tinha ouvido[:D]

Por 1000 euros compras um motor reconstruido , dando o teu , mesmo que avariado e trazes um todo revisto e em perfeitas condições .
Existem marcas e oficinas que fazem isso .

Quanto á valvula ele apenas teria de mexer na cabeça , não precisa desmontar o motor todo , se por acaso existirem outros problemas no topo do pistão , ai é que provavelmente teria de intervir no todo .

oops .. já vi que descobriram o mal , estava a achar estranho esses motores costumam aguentar muita porrada .
Essa do oleo tipo caramelo nunca vi , mas já presenciei a troca de oleo magnético .. lol
Um ford fiesta 1.3 passou uma sucessão de revisões sem muda e quando se lembraram o oleo já apresentava poiso , limalhas aquilo colava em tudo .

Última edição:
Voltar
Superior