...Válvula EGR...

...Válvula EGR...

• Sim

Votos: 117 57,4%
  • Não

Votos: 87 42,6%

• Total de eleitores
    204
Só mais uma coisa, uma EGR suja em muito pouco tempo, variando de motor para motor. Se dizem X anos tipo 5 ou 6 estão muito enganados, tem de ser limpa com muito mais regularidade.

Já os lixos, é incrível como na teoria ficou tudo feito e fizeram-se mil e uma campanhas quando na prática ninguém aceita os óleos, filtros de óleo, baterias, etc. As poucas empresas que ainda aceitam ficar com isso vindo de um particular, pedem dinheiro e não é pouco.

Ora isto dá vontade de fazer o quê? Pegar num saquinho, meter tudo lá dentro e deitar no lixo. Isso é que eram tempos.

Isso é que eram tempos mas não era relativamente a questões ambientais.
Faz como eu. Mandei um email à entidade competente pelos resíduos que me indicou onde podia depositá-los. Fácil e grátis!
Para além disso, sempre ouvi dizer que aceitam em algumas oficinas, seja óleos, baterias... Aliás, até acho que onde compras óleo ou baterias, são obrigados a receber o velho.

Quando disse Isso é que eram tempos estava obviamente a ser irónico.

Em relação ao lixo, pelo menos aqui na minha zona não é assim tão fácil. Não aceitam ou pedem dinheiro para aceitar, é escolher entre os dois.

Quanto á limpeza, até podia concordar mas para isso teria de ser muito mais fácil a manutenção da EGR. Tão fácil como clocar água no reservatório do limpa vidros. Funciona assim? Não, muito pelo contrário. É como te digo, experimenta fazer uma manutenção rotineira, por exemplo, a um 1.3 cdti e depois anda aqui postar como correu :). Se tornarem o procedimento muito mais simples e acessível ou até sem manutenção, aí sim, teremos realmente ganhos reais. Até lá continuamos com uma solução "easy fix" de rendimento a longo prazo duvidosa. Só mais uma coisa, eu sei que a EGR também funciona nos outros regimes mas numa percentagem substancialmente inferior à do ralenti (que é de 100%) embora esteja sempre relacionada com a carga do motor.

Abraço.

Quando disse Isso é que eram tempos estava obviamente a ser irónico.

Em relação ao lixo, pelo menos aqui na minha zona não é assim tão fácil. Não aceitam ou pedem dinheiro para aceitar, é escolher entre os dois.

Quanto á limpeza, até podia concordar mas para isso teria de ser muito mais fácil a manutenção da EGR. Tão fácil como clocar água no reservatório do limpa vidros. Funciona assim? Não, muito pelo contrário. É como te digo, experimenta fazer uma manutenção rotineira, por exemplo, a um 1.3 cdti e depois anda aqui postar como correu :). Se tornarem o procedimento muito mais simples e acessível ou até sem manutenção, aí sim, teremos realmente ganhos reais. Até lá continuamos com uma solução "easy fix" de rendimento a longo prazo duvidosa. Só mais uma coisa, eu sei que a EGR também funciona nos outros regimes mas numa percentagem substancialmente inferior à do ralenti (que é de 100%) embora esteja sempre relacionada com a carga do motor.

Abraço.

A facilidade de limpeza depende de carro para carro. Há carros onde basicamente basta tirar a tampa do motor, desapertar uns parafusos e tirar a peça, limpar e voltar a montar. Nos que é mais dificil, lá terá que se pagar. Voltamos ao que eu disse, é uma peça de manutenção como outra.

Falando em facilidades de manutenção, sabes que para mudar uma simples lâmpada, há carros em que tens que recorrer a um profissional, a não ser que saibas desmontar partes do carro. Uma coisa completamente ridícula, não é? Mas é verdade. Acho que temos que ver a EGR como mais uma peça que carece de manutenção.

Podes crer, muito ridículo e que não desculpa o facto de se ter de pagar e bem para limpar a EGR na maioria dos carros.

Enquanto assim for não devemos censurar quem opta por desligar pois a longo prazo a balança acaba por pender para esse lado. Suportar uma manutenção da EGR com este tipo de montagem torna-se insuportável.

Na minha opinião, quando for tão fácil limpar como meter água no limpa vidros teremos então algo realmente útil. De resto, é "empapar" a admissão, gastar mais combustível e acabar por poluir mais o ambiente.

Atenção, como disseste e bem, nem todos os motores são assim mas a esmagadora maioria é e parece que existe alguma inércia dos construtores em alterar isso. Compreende-se, uma manutenção não programa desta dimensão dá muito dinheiro, mesmo muito.

Abraço.

Podes crer, muito ridículo e que não desculpa o facto de se ter de pagar e bem para limpar a EGR na maioria dos carros.

Enquanto assim for não devemos censurar quem opta por desligar pois a longo prazo a balança acaba por pender para esse lado. Suportar uma manutenção da EGR com este tipo de montagem torna-se insuportável.

Na minha opinião, quando for tão fácil limpar como meter água no limpa vidros teremos então algo realmente útil. De resto, é "empapar" a admissão, gastar mais combustível e acabar por poluir mais o ambiente.

Atenção, como disseste e bem, nem todos os motores são assim mas a esmagadora maioria é e parece que existe alguma inércia dos construtores em alterar isso. Compreende-se, uma manutenção não programa desta dimensão dá muito dinheiro, mesmo muito.

Abraço.

Não achas que "tão fácil como colocar água para o limpa-vidros" é irreal? Quanto muito, fácil como trocar umas velas. As pessoas querem sol na eira e chuva no nabal. Não pode ser.

Já agora, contacta a ecolub que é a empresa responsável pela reciclagem de óleos e lubrificantes usados. No site ECOLUB - Entrada tens uma lista de centros. Se tiveres problemas, envia um mail. De qualquer forma, quem vende, penso que é obrigado a recolher.

Sim, é possível ser tão fácil como meter água no limpa vidros. Aquilo é preso por dois parafusos, bastava colocar a dita de forma mais acessível. De qualquer forma temos sempre o problema da admissão mas também se poderia facilitar o acesso de forma a tornar a sua manutenção rotineira.
Se fosse como umas velas também não era nada mau pois embora fosse feito no mecânico nunca ficava muito oneroso.

Eu já andei nesse site e ele remete-me para uma empresa Correia e Correia, sediada na Sertã e que segundo eles é a empresa responsável pela recolha do óleo na minha zona. Ora, eu não vou de perto de Aveiro até Castelo Branco entregar uns litros de óleo e como tenho comprado o óleo nos hipers, a coisa é um bocado complicada.

É como eu digo, taxaram o óleo para se proceder à sua reciclagem em centros próprios e ainda disseram que podíamos deixar lá uma serie de resíduos perigosos como as baterias mas na prática, é só "paredes".

Sim, é possível ser tão fácil como meter água no limpa vidros. Aquilo é preso por dois parafusos, bastava colocar a dita de forma mais acessível. De qualquer forma temos sempre o problema da admissão mas também se poderia facilitar o acesso de forma a tornar a sua manutenção rotineira.
Se fosse como umas velas também não era nada mau pois embora fosse feito no mecânico nunca ficava muito oneroso.

Eu já andei nesse site e ele remete-me para uma empresa Correia e Correia, sediada na Sertã e que segundo eles é a empresa responsável pela recolha do óleo na minha zona. Ora, eu não vou de perto de Aveiro até Castelo Branco entregar uns litros de óleo e como tenho comprado o óleo nos hipers, a coisa é um bocado complicada.

É como eu digo, taxaram o óleo para se proceder à sua reciclagem em centros próprios e ainda disseram que podíamos deixar lá uma serie de resíduos perigosos como as baterias mas na prática, é só "paredes".

Há carros onde não dá para enfiar a mão em lado nenhum. É complicado ter "tudo à mão". Digo eu, não sou engenheiro nem designer de automóveis. Talvez se tívessemos capots de 4m pudesse ser tudo mais fácil como os carros de há 30 anos para cima em que se via mais chão que mecânica quando se abria o capot.
É mais complicado limpar injectores ou carburadores e quando é preciso, limpa-se. É mais caro trocar uma junta de motor ou mudar a correia de distribuição e isso faz-se. Reafirmo que a questão é a importância que esta válvula representa para as pessoas. Para muitas, é encarada como um empecilho e não merece atenção nem gastos. Para outras é mais uma peça que faz parte do carro.

Os centros existem. Não haverá é tantos quantos desejáveis. Tenho sorte de haver até mais que um num raio relativamente curto da minha zona. É chegar lá, despejar o óleo para um contentor e estamos despachados.
Mas na lista do site há quatro no distrito de Aveiro:
Ecocentro de Anta Variante da Ponte da Anta (ou Rua da Congosta) SN* Anta* Espinho* 227335862 227335863*
Ecocentro de Castelo de Paiva Zona Industrial de Felgueiras, Sobrado, Castelo de Paiva*255689500*255699282
Ecocentro de Lobão* Rua das Fontainhas, Lobão, Santa Maria da Feira*227634471*
Ecocentro de Silvalde* Zona Ind. de Silvalde, Rua 6, Silvalde, Espinho 227335862* 227335863*
Ecocentro do Souto Rua do Ecocentro, Zona Industrial de Mosteirô, Souto, Santa Maria da Feira 256802396 227419169*

Se és de perto de Aveiro, não faz sentido ir tão longe. Vai a Aveiro. Eles não pedem nenhum comprovativo de residência.

Última edição:
Tudo bem mas não mudas uma correia de distribuição de 2 em 2 anos e mesmo essas estão a ser substituídas pelas correntes. :)

Isso está no site da Ecolub? Eu fui ao mapa e só referia as empresas de recolha, que no meu caso era a Correia e Correia na Sertã. Já vou ver isso melhor! Obrigado.

Tudo bem mas não mudas uma correia de distribuição de 2 em 2 anos e mesmo essas estão a ser substituídas pelas correntes. :)

Isso está no site da Ecolub? Eu fui ao mapa e só referia as empresas de recolha, que no meu caso era a Correia e Correia na Sertã. Já vou ver isso melhor! Obrigado.

À direita na página de entrada está o mapa e contactos dos centros. Clica nos contactos e abre-se uma folha de cálculo. A mim vinha tudo "em chinês". Mudei o tipo de letra.
De nada.

Já consegui ver e já mandei uns emails.

Que raio de sitio para ter isso, devia estar logo em primeiro plano. Estás a ver do que eu falava? [8b]

É uma falta de informação total.

Ive probably said this before but CAT, after spending a billion bucks, on EGR systems came to the conclusion that EGR shortens engine life, increases maintenace and increases fuel consumption. They then went a found a proper engineering solution to the emmisions hoopla; twin turbos, high boost, electronic injectors and massive aftercooling to meet Euro IV, to meet Euro V they will have an urea injection system (marketing mod call it "AdBlue") to neutralise nitroux oxides. Exhausts post urea injection are stainles due its corrosive nature when in contact with mild steel.

http://findarticles.com/p/articles/m...1/ai_n14700942

Just make sure when he kills the (insert repeated adjectives here) system, be sure he also disables the Intake Restrictor Butterfly. Other here may have pics for a 4.2 but for me it was a simple as plugging the vacuum hose that runs to the assembly.

no link a certa altura lê-se:

"Cat continued to dismiss cooled EGR, indicating that by taking unfiltered exhaust gas and putting it back into the engine, acid and soot can be deposited on engine surfaces, causing premature wear and reducing engine durability and reliability. The company said it performed several engine teardowns, comparing ACERT engines to competitive products equipped with cooled EGR. "

Última edição:
Boas pessoal.
O tópico está parado...resolvi dar-lhe vida...

Então já alguem teve problemas por ter desligado a EGR?

A minha está off (fechei o tubo de vácuo c uma esfera) há 7000 Klmtros e ñ notei problemas.
Antes pelo contrario o motor em baixa rotaçao está melhor.
Gostava de saber se poderei ter algum problema futuramente, no caso de alguem q já tenha tido algum poderia colocar a sua situaçao.

Cumptos

soluçao ...desligara egr de vez....simples...! quanto as prestaçoes...de nada cotam conta sim é poupar akilo pelo qual todos pagamos dando uma maior longevidade....équase o mesmo que ao ralenti por um tubo de escape a meter os fumos po filtro do ar...portanto é simples desliga se e pronto

cumps....

Boas pessoal.
O tópico está parado...resolvi dar-lhe vida...

Então já alguem teve problemas por ter desligado a EGR?

A minha está off (fechei o tubo de vácuo c uma esfera) há 7000 Klmtros e ñ notei problemas.
Antes pelo contrario o motor em baixa rotaçao está melhor.
Gostava de saber se poderei ter algum problema futuramente, no caso de alguem q já tenha tido algum poderia colocar a sua situaçao.

Cumptos
a minha tambem esta desligada...e nao nao teras qualquer problema garantido....e resolve se o problema de o colector encher de carvao e ai sim perder power...entre outras coisas ...sede de valvulas etc etc a egr esta muito engraçada mas é daquelas coisas que ainda fica mais engraçada ...parada e desligada[:D]:sh) (quem se lembrou de tal valvula)))

cumps

ah e tal quem desliga essa valvula é criminoso, está a atacar o ambiente blá blá blá.... a minha esta desligada [:p]problemas 0 melhorias talvez uma pequenita diferença na resposta a baixa rotaçao quase imperceptivel! Nada arrependido por a ter desligado e desliga-la apenas custou 5euros, se tivesse entupido pelo menos na seat pa desentupir eram 80 euros :D

Voltar
Superior