Vale a pena o conserto?

Obrigado a todos pela resposta.

O assunto já se encontra esclarecido, está um pouco mais que visto, mesmo que fosse totalmente arranjado, pelo menos no chassis a segurança poderia não ser a mesma. Por muito que se tente consertar, nunca ficaria 100% igual ao anterior.

Podem encerrar o tópico.

---------------------------------------

A questão é:

O valor sentimental supera ao valor financeiro que se vai colocar no carro acima do que ele vale?

Se sim, é para avançar.

Contudo, o maior tombo deve ser em airbags e suspensão.

Quanto a mudar o motor… há danos no bloco? Certamente que haverá danos em itens de mecânica, mas isso até deve ser o menor dos males.

Parece que sim, a pessoa, se não fosse algumas dificuldades em gastar até mesmo 10000€ possivelmente não teria grandes dúvidas.

Uma coisa que não entendo. Tanto valor sentimental e não tinha um seguro contra tudo e todos?

Mas pronto. Não se aleijou, ótimo. O carro cumpriu a sua função... O sentimento esteve lá

Sim, isso falhou, no entanto, o sucesso é o filho do erro...

Eu, por exemplo, no meu carro possuo, por vários motivos (como a idade do mesmo).

Com tanto sentimento, é fazer um "enterro" decente..

Eu percebo o que queres dizer, possivelmente será a melhor solução.

Se tem valor sentimental é comprar um e colocá-lo igual.
Não é um modelo difícil de encontrar.

Ps: atenção que um carro parado muito tempo em uma oficina também à quem cobra o tempo lá parado.
Não será só mão de obra e peças.

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Sim, é uma melhor solução, obrigado pelo contributo. Até mesmo deverá sair mais barato comprar um exemplar usado, mas em bom estado.

É muita muita muita fruta.

O melhor a fazer neste momento (e eu já passei por isso) é começar a vender às peças o que ainda se aproveita.

Não me admirava se um arranjo desses rondasse os 15.000€.

Certo. Mas se a opção a escolher for perda total, o carro terá que ir para o centro de abate, pelo que deixaria de ser possível vender ás peças?

Como já te disseram, monetariamente cheira a suicídio, mas pode haver surpresas!
Pode-se sempre pedir uma avaliação sem compromisso para se ficar com um valor aproximado dos custos, mas por 5000€ eu não ia lá!

Um exemplo antigo, ainda antes dos airbags e afins:
Tinha um Golf II e levei uma valente passa de outro condutor que "não me viu"!
Peritagens e blá, blá... perda total e indemnização de 700 contos...
A minha vontade foi pegar no dinheiro, vender o salvado e partir para outra, mas o meu amigo bate-chapas lá da terra disse-me mais ou menos isto:
- Por esse valor consigo que o carro fique melhor que antes, pintura incluída e ainda te pago a inspeção B. Preciso é de algum tempo e de saber se aceitas peças da concorrência, mas sempre novas!

Apesar de algum receio, acabei por aceitar e fiz bem! O carro foi devidamente reparado e pintado na íntegra, bem como retiradas algumas mossas que tinha!

Resumindo, cada caso é diferente de todos os outros, mas o raio dos airbags, pre-tensores... encarecem muito a coisa!

Se fosse uma possibilidade, seria de considerar.

Sem moralizar

Como é que uma pessoa gosta tanto de um carro e o espatifa desta forma?

Álcool e muita negligência, sem qualquer noção. Nota, não fui eu, mas sei o que se passou para isto ter acontecido.

tgfj555 é começar do zero...ou ir buscar um 208gti e ir adicionando extras a partir daí e ter um carro dinamicamente com alguma desportividade...ou outro hdi igual a esse.

Esse em concreto não lhe mexia, para não falares em valor que a seguradora pode dar pelo salvado...subentende-se que a culpa do acidente terá sido do condutor para o qual o carro tinha valor sentimental.
É encerrar o crédito e lá estar vender o que se aproveita em peças e siga.

O carrito cumpriu a função de proteger o condutor e isso é que é importante.

Obrigado pela ideia. Sim, poderá compensar mais ir buscar um 208 gti ou um hdi usado, segundo percebi. Sim, culpa do condutor. A seguradora mesmo assim dará algum valor?

Isso não é na avenida de Vale de Milhaços ?

Os pneus da frente parecem quase carecas… depois a malta admira-se.

Fazem mais falta uns autocolantes [8b]

Não vale a pena reparar. Aliás , eu nem queria andar nesse carro com a reparação gratuita, quanto mais ainda pagar para isso.

Pois, já sei que és daqui perto. :)

Não, é impressão da foto noturna. Os pneus (ainda) não estavam gastos.

Os autocolantes pretendem demonstrar o valor sentimental que esta pessoa teve (e tem) pelo carro, entendam isso, por muito A ou B que possa ser.

Bateu contra um petroleiro?

Bateu contra várias fontes de chapa e aço, que absorveram o impacto do acidente e da energia em excesso.

Em primeiro lugar lamentar o acidente e evitar os julgamentos. Ninguém está livre de acabar assim e nem ter culpa.

Em segundo lugar quando há um acidente nem sempre a pessoa fica em condicoes de raciocinar direito... É muita coisa junta.

Deixem passar uns dias e passado o choque inicial logo verão que não há muito a fazer. Esse carro já era, foi um bom companheiro e teve um final nobre ao proteger os ocupantes.

Obrigado pelos desejos.

A pessoa está totalmente bem, em termos de raciocínio está é preocupada, como é normal, ainda mais com o valor sentimental que tem para com ela.

----------------

O mais importante é que, ao menos, o carro salvou a vida ao condutor.

A parte de "desapegar" é sempre complicada quando se metem emoções pelo meio. Mas é preciso dar algum tempo e ter cabeça fria. É um mero carro, e como ele existem milhões nas estradas. Cumpriu a sua função e agora é olhar em frente.

Mesmo na hipotética hipótese de ser reparado a valor razoável, isto é, que não fugisse muito do valor comercial, seria meter dinheiro no "lixo". A questão técnica/funcional/de segurança ultrapassa qualquer questão emocional, e seria preciso gastar bastante para meter o carro decente. Por exemplo, meter todos os airbags novos em vez de simplesmente desactivar os existentes/rebentados. O chassis, mesmo corrigido, nunca terá a mesma confiança de comportamento num eventual futuro acidente. Poderia nem acontecer, mas a acontecer a incógnita estaria ali, e nem sequer seria para poupar dinheiro.

Obrigado a todos pela resposta.

O assunto já se encontra esclarecido, está um pouco mais que visto, mesmo que fosse totalmente arranjado, pelo menos no chassis a segurança poderia não ser a mesma. Por muito que se tente consertar, nunca ficaria 100% igual ao anterior.

Podem encerrar o tópico.

---------------------------------------

Parece que sim, a pessoa, se não fosse algumas dificuldades em gastar até mesmo 10000€ possivelmente não teria grandes dúvidas.

Sim, isso falhou, no entanto, o sucesso é o filho do erro...

Eu, por exemplo, no meu carro possuo, por vários motivos (como a idade do mesmo).

Eu percebo o que queres dizer, possivelmente será a melhor solução.

Sim, é uma melhor solução, obrigado pelo contributo. Até mesmo deverá sair mais barato comprar um exemplar usado, mas em bom estado.

Certo. Mas se a opção a escolher for perda total, o carro terá que ir para o centro de abate, pelo que deixaria de ser possível vender ás peças?

Se fosse uma possibilidade, seria de considerar.

Álcool e muita negligência, sem qualquer noção. Nota, não fui eu, mas sei o que se passou para isto ter acontecido.

Obrigado pela ideia. Sim, poderá compensar mais ir buscar um 208 gti ou um hdi usado, segundo percebi. Sim, culpa do condutor. A seguradora mesmo assim dará algum valor?

Pois, já sei que és daqui perto. :)

Não, é impressão da foto noturna. Os pneus (ainda) não estavam gastos.

Os autocolantes pretendem demonstrar o valor sentimental que esta pessoa teve (e tem) pelo carro, entendam isso, por muito A ou B que possa ser.

Bateu contra várias fontes de chapa e aço, que absorveram o impacto do acidente e da energia em excesso.

Obrigado pelos desejos.

A pessoa está totalmente bem, em termos de raciocínio está é preocupada, como é normal, ainda mais com o valor sentimental que tem para com ela.

----------------

O mais importante é que, ao menos, o carro salvou a vida ao condutor.

Só uma questão, sobretudo porque conheço bem o local.

Sem quaisquer julgamentos (quem me lê sabe que não tenho o pé leve), a que velocidade ia a pessoa nessa curva para perder o controlo do carro e ficar nesse estado?

O piso aí tem umas irregularidades e a curva é fechada qb, mas a menos de 80 isso não tem esse desfecho.

Atendendo que se vê a viatura das autoridades, assim sendo presumo que tenha efectuado o teste.

O que a ser assim, ainda terá a coima a pagar (partindo do principio que era inferior a 1.2)

Boas pessoal

Infelizmente, uma pessoa cá de perto sofreu um acidente, que, embora tenha saído praticamente ileso, o mesmo não se pode dizer do seu carro, cujo estado se apresenta nas fotos abaixo.

Trata-se de um Peugeot 208 1.6 BlueHDI, a diesel, de 2017. Há data tinha cerca de 90000 km.

Este carro possuí um valor sentimental e especial por esta pessoa, tanto que, antes do acidente, possuía intenções/projeto para colocar este carro cada vez melhor, adicionar extras, etc.. Algo parecido com as versões especiais desta gama.

----------------------

A intenção é de que as peças, a maioria delas, sejam provenientes de casas de usados/outros veículos salvados (exemplo chapa, portas, etc.), para que o orçamento possa ser mais baixo. Também pretende-se que o conserto seja feito dentro das possibilidades, sem ter a questão de tempo (indiferente se demora 3 meses ou 6 meses).
Ou seja, é o intuito encontrar um mecânico que possa guardar o carro, há medida que as peças vão sendo colocadas, aos poucos (pagando mão de obra). Portanto, o mecânico seria para pagar a mão de obra e as peças provenientes de casas de peças usadas/salvados.

-------------------------

Algumas peças que, assim por alto, vejo que têm de ser substituídas:

- Motor
- Eixo dianteiro
- Chapa
- Airbags
- Vidros
- ...

Mesmo a procurar por peças de salvados/usados, 5000€ será suficiente para recuperar este veículo?

Mais importante do que o valor a pagar, é o valor sentimental que a pessoa tem pelo carro, é uma dor única e que só ela é capaz de o sentir como ninguém.
Tens aí uma parte em que perguntas se a seguradora pagará alguma coisa?
Está ainda é sujeito o condutor ainda ter de pagar os prejuízos á seguradora, por causa do álcool!

Atendendo que se vê a viatura das autoridades, assim sendo presumo que tenha efectuado o teste.

O que a ser assim, ainda terá a coima a pagar (partindo do principio que era inferior a 1.2)

Só uma questão, sobretudo porque conheço bem o local.

Sem quaisquer julgamentos (quem me lê sabe que não tenho o pé leve), a que velocidade ia a pessoa nessa curva para perder o controlo do carro e ficar nesse estado?

O piso aí tem umas irregularidades e a curva é fechada qb, mas a menos de 80 isso não tem esse desfecho.

Se queres que seja sincero, nem sei bem, não era eu que ia a conduzir, nem estive de perto...

Mas posso-te dizer que é provável que tenha ido a mais do que essa velocidade.

Só que neste momento isso pouco importa quando a consciência dos atos naquele tempo era 0, literalmente quem reinou foi o álcool. Menos do que 1,2.

Mais uma vez, antes que me julguem, não fui eu, o que tenho respondido aqui foi sobre essa pessoa, felizmente eu tenho uma consciência diferente e, no meu caso, já passei por valentes episódios de álcool no passado, mas o carro ficou sempre no seu lugar.

Tens aí uma parte em que perguntas se a seguradora pagará alguma coisa?
Está ainda é sujeito o condutor ainda ter de pagar os prejuízos á seguradora, por causa do álcool!

Pois, bem me parecia que isso estava escrito em alguma das cláusulas de seguro do interveniente.

Estamos a falar de um rapaz com pouco mais de 18 anos correto?

Perto da casa dos 25

Independentemente de ter 18 ou 25 ou 30, quando o álcool se põe à frente é indiferente a idade da pessoa. No caso da prevenção, aí sim, já se coloca, e bem.

Voltar
Superior