Usar telemóvel em vôo

Zizo

Consultor
A partir de 01 de Setembro vai ser possível usar os telemóveis das três redes a operar em terreno nacional, a TMN, a Vodafone e a Optimus, em alguns voos da Air France, revelaram as operadoras. Mais tarde, será possível usar os telemóveis das três redes nas companhias aéreas: BMI (Reino Unido), Ryanair e a portuguesa TAP Portugal.
Trata-se de um serviço fornecido na sequência de acordos feitos com o operador OnAir, uma “joint venture” entre a Airbus e a SITA, que desenvolveu a tecnologia que permite fazer chamadas nos aviões, sem colocar em perigo a segurança, segundo avançou hoje o "Diário Económico".

“Os testes para a utilização de telemóveis Vodafone nos aviões junto do operador OnAir já foram realizados e concluídos com sucesso. O acordo de 'roaming' entre ambos, foi assinado e é por tempo indeterminado”, afirmou ao PÚBLICO, em declarações escritas, Carlos Correia, director de regulação da Vodafone.

“A Vodafone conta disponibilizar os seus serviços de comunicações móveis a bordo de aviões da Air France em 1 de Setembro de 2007, seguindo-se, ao longo dos seis meses seguintes, a BMI, a Ryanair e a TAP. O serviço estará disponível em todos os aviões que estejam equipados pela OnAir para a prestação deste serviço”, disse Carlos Correia.

Para os clientes da Optimus, que assinou o acordo com a OnAir em Agosto de 2006, e da TMN a situação é idêntica. Os serviços fornecidos pelos três operadores serão os tradicionais: voz (efectuar e receber chamadas), SMS, MMS e dados GPRS.

in publico.pt

Acho que é uma resposta natural às necessidades que alguns consumidores têm. Pena é agora ter que estar num avião a gramar com toques de telemóvel... [8b]

Isso é como nos outros locais todos onde eles "se lembram" de começar a tocar!...

Acho muito bem este novo passo.

É uma questão de mentalidades. Na Suiça, por exemplo, se atenderes o telemóvel num transporte público ou fores a falar alto, fica tudo a olhar para ti! Para nós, é socialmente aceitável. [;)] Eu, pessoalmente, nos vôos de longo curso, já me chega a rica seca que apanho, não preciso dos toques dos telemóveis a bordo. Ainda para mais, aposto que 90% vão ser chamadas sem importância, para falar com o primo sobre o benfica ou para comentar o estado do tempo da semana passada com o cunhado. [8b]

O problema dos telemóveis só se coloca durante o levantamento e aterragem, porque podem interferir com os sistemas de auxílio do avião para essas operações delicadas.

Obviamente o perigo de interferência é quase nulo, mas acho que é unânime que neste caso mais vale prevenir do que arriscar e morrer só porque a pita do lado decidiu mandar um SMS para a amiga a dizer que está ao lado de um surfista:sh)

O que me parece que foi desenvolvido foi um sistema que permite que os telemóveis captem sinal de telemóvel a altitudes elevadas.

A TMN tem tarifário em "roaming" para vários países (por zonas), e para chamadas feitas em vôos. Acho que sempre foi seguro usar o telemóvel lá em cima". Só há risco de a interferência ser nociva durante a descolagem e a aterrisagem.

Pior vai ser mesmo a conversa do estilo e altos berros para toda a gente ouvir:
"Tou ZEEEEEEEEE? Sabes onde estou carago? Tou num aBião, carago!! Esta me*** abana por todos os lados, o piloto não deve saber conduzir isto e a hospedeira de bordo é boa comó milhe!!":sh)

Ou então o típico: "É só para dizer que estamos 12 minutos atrasados, volto a ligar-te logo que aterremos":sh):sh)

Ou seja, vai-se mesmo acabar o descanso...[s)]

Para telefonemas realmente importantes como negócios e coisas assim ainda se justifica, agora para chamadas "da treta" vai ser o martírio.
Alguém sabe durante que fases do voo vai ser possível realizar as chamadas? Ou seja, durante a fase de cruzeiro vai haver rede? Espero que se houver que as chamadas sejam bem caras, sempre se evitam as situações acima descritas...

Cumps,
Pedro

"Tou ZEEEEEEEEE? Sabes onde estou carago? Tou num aBião, carago!! Esta me*** abana por todos os lados, o piloto não deve saber conduzir isto e a hospedeira de bordo é boa comó milhe!!":sh)

Ou então o típico: "É só para dizer que estamos 12 minutos atrasados, volto a ligar-te logo que aterremos":sh):sh)

Para telefonemas realmente importantes como negócios e coisas assim ainda se justifica, agora para chamadas "da treta" vai ser o martírio.
Alguém sabe durante que fases do voo vai ser possível realizar as chamadas? Ou seja, durante a fase de cruzeiro vai haver rede? Espero que se houver que as chamadas sejam bem caras, sempre se evitam as situações acima descritas...

Cumps,
Pedro

No site da TMN, nas tarifas de "roaming", vi qualquer coisa como 5 euros o minuto [:D]

Isto realmente do telefone a bordo está finalmente a arrancar por todo lado. Mas não sei qual o entusiasmo, segundo o que foi dito, isso já foi feito de um dos passageiros no 11 de setembro para casa. Afinal parece que não é assim tão novo. [;)]

Cumps,
Pedro

[:D] [:D] [:D]

Se calhar mta gente vai ter surpresas se a chamada que tiverem a fazer passar automaticamente para roaming, quando se ultrapassar a fronteira.

O mais provavel é que a chamada vá abaixo.

Voltar
Superior