Urgente: Que luz é esta?

Bolide

Banido
luztm4.jpg

Alguém sabe?

Eu penso que é um LED.

Agora a sério posso estar a dizer um disparate mas penso que está relacionado com o imobilizador do carro. Às vezes abrir e fechar as portas ajuda e não tou a brincar (tive um caso assim com uma carrinha que ficou sem gasóleo na autoestrada e homem do reboque é que me explicou que assim "limpava" o erro da centralina).

Aquela luz é de um Clio II de um amigo meu (não tem o manual), e tb não tenho aqui nenhum manual da Renault para ver. (corri com todos os renaults de casa :P)

Isso é da electrónica do motor não ? essa luz, no corsa significou 100 contos por causa da centralina , o carro andava normalmente, mas havia um problema lá com o chip, e podia até consumir mais.

Nos Nissan essa luz significa:

"Luz indicadora de anomalia (MI)"

Depois na descrição vem:

"Se esta luz piscar ou permanecer acesa enquanto o motor se encontra em funcionamento, pode indicar um problrma no sistema de controlo do mesmo.

MI constantemente acesa:
Foi detectada uma anomalia no sistema de controlo de emissões. Mande inspeccionar o seu veículo num concessionário NIssan. Não é necessário mandar rebocar o veículo.

MI intermitente:
Foi detectada uma falha que pode originar danos no sistema de controlo de emissões.
Para reduzir ou evitar danos no sistema de controlo de emissões:
-não conduza a velociades superiores a 70km/h
-evite acelerações e desacelerações bruscas
-evite subidas ingremes
-se possível, reduza a carga transportada ou rebocada

CUIDADO
O funcionamento contínuo, sem verificação e reparação do sistema de controlo do motor pode reduzir a resposta do motor, a economia de combustível, e originar danos graves neste sistema, que poderão afectar a garantia do veículo.
"

No meu 307 essa luz é a do diagnostico do motor e acende sempre que se liga o carro. Não me lembro de ler sobre outros significados nem o que quer dizer se ficar acesa, mas o que interessa é que até agora apaga mal o motor começa a funcionar

No meu 307 essa luz é a do diagnostico do motor e acende sempre que se liga o carro. Não me lembro de ler sobre outros significados nem o que quer dizer se ficar acesa, mas o que interessa é que até agora apaga mal o motor começa a funcionar

Mas isso é normal acender quando se liga o carro, problemático é quando esta acende durante o andamento ou fica permanentemente acesa após se ligar o carro [;)]

Pode ser algo tão "simples" como uma vela em mau estado.

Enfim, se nada se tiver alterado no comportamento do carro, só um teste na "maquina" pode revelar a causa.

Tenho um Clio II 1.2 16v e essa luz acendeu uma vez no meu. No manual diz que é algo relacionado com gases/emissões do motor. Recomendam desligar e ligar o motor. Dizem que se persistir se deve ir a uma oficina o mais cedo possível.

Última edição:
Pode ser inumeros problemas de gestão do motor, injecção ou admissão, relaccionados com a centralina, velas, sonda lambda, catalizador nas últimas ou obstruído, tubos da admissão obstruídos, etc. Convém levar o carro a uma oficina de diagnóstico e ligá-lo a máquina para ver a origem.
Já tive um problema desses e era sanda lambda. O pessoal costuma dizer: faz um reset à centralina que isso passa. Passa sim, pelo menos apaga o erro, e, se não for nada de especial, não aparece, mas se voltar a aparecer, é mau, muito mau e significa ... euros ... fora do bolso. Leve o carro à máquina e veja o que se passa antes que fique apeado e tenha que ir de reboque para casa.

O accionamento desse indicador pode ter varias origens, desde uma simples baixa no nivel do oleo do motor, até uma avaria mais grave.

Luz de diagnostico da centralina

Luz de diagnostico da centralina

Experimente levar a chave até à posição de motor ligado e esperar uns segundos (durante isso ouve-se a bomba de combustivel a criar pressão), após isso dar à "ignição". Vai muito provavelmente notar a ausencia da dita luzinha no painel de instrumentos, pois apaga-se logo de imediato. No meu (acho eu de que), enquanto a bomba da gasolina está em funcionamento para criar pressão, o ligar o motor faz com que a centralina veja que há pouca pressão de gasolina, vai daí acende-se e após uns breves segundos apaga-se porque afinal tudo está ok.

Voltar
Superior