neste momento qualquer caminho é melhor, então porque não fazer o caminho oposto, baixar impostos, apoiar o crescimento economico e cortar onde realmente existe excesso: PPP's, Institutos públicos que ninguém sabe explicar para que servem, cortar salários para 1/3 nas administrações das empresas públicas de transportes, etc etc etc etc, escolhas não faltam.
Para além disso, meter o dedo no nariz dos credores, à semelhança daquilo que fizeram na Islândia, e pagar juros pagáveis em prazos que não sejam absurdos.
Porque as consequências positivas dessa opção de baixar impostos apenas se iam verificar no longo prazo, e até lá o estado ficava sem dinheiro para pagar os vencimentos às 6 milhões de pessoas que dependem directa ou indirectamente do estado (FP, reformados, etc)
Porque é que a austeridade é apenas para quem tem dificuldades?
Então e austeridade sobre a banca (já existe algo similar, a taxa criada pelo Sócrates), sobre os mais ricos (pagares perto de 45% sobre os teus rendimentos e não teres direito a deduzir nada já me parece "forte"), sobre operações da bolsa (já existem), sobre os bónus milionarios dos administradores (deduzem IRS, nos públicos se não estou em erro, agora estão limitados ao salário do PR - os salários), clubes de futebol (não percebi), etc... aí já não é preciso austeridade...
Por as pessoas se terem resignado ao "se tem que ser é porque tem que ser" é que a chamada "austeridade", só funciona para os mais pequenos.
A negrito.
Abraços
XO
1º-A taxa criada pelo socrates é muito fraquinha, é uma tributação sujeita a um regime fiscal muito inferior à aplicada às empresas "normais" em sede de IRC (25%)
2º-Realmente, eu também considero a taxa marginal de IRS mais elevada muito pesada. Cerca de metade de imposto sobre o rendimento dos mais ricos é muito, e mesmo que não haja deslocalização de capitais não vai resolver o problema de falta de receita do estado.
3ª- Sim existem, mas são muito leves e só no fim do mandato do socrates é que se começou a dar importancia a isto, acho que foi das poucas boas medidas que ele adoptou. Antes a tributação das mais valias de partes de capital detidas por mais de um ano não eram sujeitas a tributação, coisa que agora já é. No entanto, tanto as mais valias como os ganhos de capital provenientes de investimentos financeiros têm regimes preferências de tributação. Até porque os ganhos de capital estão sujeitos a taxas liberatórias e autónomas muitos inferiores às taxas marginais de IRS mais altas (subiram agora para 25%).
4ª- Sim, a partir de agora o vencimento dos administradores publicos não vai poder ultrapassar o do PM.
5º- Provavelmente não era a isto que o WM se estava a referir, mas os jogadores de futebol pagam taxas de IRS em cerca de metade das pessoas "normais" pois estão numa profissão considerada de desgaste rápido e como tal a sua tributação é mais "leve". Julgo que as taxas de imposto sobre o rendimento são metade das previstas no CIRS.
Independentemente disto tudo, acho que muita gente ainda não se apercebeu que o objectivo da "austeridade" é ficarmos mais pobres. Antes isto acontecia por consequência da desvalorização da moeda. Agora como não é possivel utilizar este mecanismo, a coisa tem de ser feita por via da aplicação directa de imposto/taxas/contribuições especiais, etc. Só podemos exigir que sejam feitas as alterações estruturais necessárias para garantir que não chegamos à mesma situação daqui a 15 anos.