UMM e/ou Land Cruiser Bj40

OverVasco

New member
Boas noites caros amigos.

Ultimamente tenho andando à procura de um UMM e/ou Toyota Land Cruiser Bj40 ou eventualmente, ainda que sem grande insistencia, um Pajero em bom estado de mecânica e c/ interiores da mesma forma. Contudo tem sido muito dificil para mim, principalmente em relação ao UMM, descobrir um carro em condições.

Gostava de saber qual a vossa opinão sobre os carros, e um pouco mais do mercado que que se tem vindo a praticar. Contem-me as vossas experiencias, isto se têm algum ou se compraram algum recentemente e vos surgiu o mesmo problema.

É inacreditavel o que as pessoas nos tentam "impingir". Nos anuncios ve-se muitas vezes: "Impecável!" Quando se vai ver o carro fica-se espantado com a coragem das pessoas. Uma coisa impecável estaria entre os 17 e 20 valores. Ja vi cada coisa que so me apetecia sair dali o mais rapido possivel. A lata das pessoas é inacreditavel!!!

Os requesitos necessários de um carro impecável, na minha opinião seriam:
-Chapa: Impecável, sem ferrugem.
-Mecânica: Óptima. Levo mecânico comigo.
-Interiores: Bons. S/ bancos rotos. Aceito eventualmente se estiver apenas descosido. S/ ferrugem e s/ nada partido.
Acho que só peço no fundo, aquilo que é exigido num veiculo que está à venda.

Já agora, ;) se o vosso carro corresponde à descrição e queiram vende-lo não hesitem em contactar-me!

Aguardo os vossos comentários.

Cumprimentos
Vasco Monteiro

Tens uma tarefa dificil pela frente.

Um BJ40 é um jipe com 30 anos e para tar bom, teve de ser todo recuperado. Ora eles recuperados custam 5000€. Com 5000€ vais buscar um Pajero, um Terrano ou um Discovery. Por isso é preciso gostar mesmo dos BJ's pra se gastar tanto € num impecavel, e mesmo assim são raros dado que quem os tem não se desfaz deles.

Com os UMM é o mesmo, com a agravante de ainda haver menos unidades no mercado.

Homem de visão este!

Escolher de entre os poucos veículos que não desvalorizam com o passar do tempo é difícil, quer o BJ 40 quer os UMM estão para manter ou aumentar a cotação, os BJ já subiram de preço e não acredito que no estado pretendido se consigam por menos de 5000/5500€, se estiverem assim é porque foram recuperados e para isso é conveniente saber se o trabalho foi bem feito ou se está apenas um trabalho de estética lá por baixo.

Existe um erro no post do Sr VX: existem mais UMMs que BJ 40 em Portugal, só que os UMM existem em diversas versões, resta saber qual a pretendida. Alter I ou II são relativamente fáceis de encontrar, os que sairam em `92/93 ainda se conseguem encontrar em bom estado, os mais antigos estão na sua maioria a precisar de algum trabalho e bem vale a pena porque são carros muito fáceis de trabalhar, eu recomendaria a busca por um carro em estado razoável para recuperar cuidadosamente e ai ter a certeza do que lá está, comprar um UMM por 1750€, investir 1500 na recuperação e ter como produto final um carro a valer 4500 é um bom negócio.

Nem toda a gente pode ou tem condições para isso mas um TT clássico (UMM, Portaro, Série, BJ...) merece o restauro e a paixão que se ganha quando somos nós a ver a evolução desde a fase em que se apresenta degradado até quando está impecável é imensamente gratificante.

Para mudar um pouco o sentido da procura (dificilmente resulta porque as ideias que prevalecem são normalmente as que cada um tem) sugiro a busca de um UMM Cournil com a mecânica em bom estado e com a chapa tal como os interiores em estado recuperável, partindo dessa base que deve valer 1250 a 1500€ resta fazer o restauro tal como de origem (custo próximo dos 1500€) e ficar com um carro cheio de personalidade e de recordações do proprietário a valer mais de 4000€, a informação para fazer a recuperação é muito mais fácil de encontrar do que se possa pensar, pesquisando no google por restauro UMM saem muitas opções, quase todas para o ForUMM onde se vêm alguns trabalhos excelentes, mas também há dos outros...

Ora bem... Por onde começar?

Umm ou Bj40? Sou muito suspeito para responder mas, claramente, Bj40. [;)] Se a comparação for com um Alter então ainda mais simples se torna a escolha. O Cournil tem outro carisma, outra beleza, outra história.

Felizmente, o Bj40 faz parte da minha vida, o Cournil foi onde comecei a andar de jipe com 6 anos e aprendi a gostar de TT.

De qualquer forma não contes com um Bj40 num estado verdadeiramente impecável por.... 5000€. O valor do jipe mais restauro em condições ultrapassam largamente esse valor.

E o Bj40 tem outra armadilha, podes gastar uma fortuna num porque aparentemente está óptimo e depois no primeiro toque começa a rachar pontos de massa, podres escondidos, etc.

Quanto a mecânica.. Bem... A menos que já venha com algum problema nunca mais acaba. Eu diria que cada motor dava para gastar umas 2 ou 3 carroçarias. [:D]

Ainda assim, por muito bom que esteja quando se compra um jipe destes há sempre que fazer uma revisão. Filtros, óleos, fugas, retentores diferencial e de caixa, travrões, etc. É improvavel que tudo o que disse esteja mal, mas algum dos itens terá de ser revisto. O que eu quero dizer é que a preocupação é mesmo a chapa, a mecânica com um uso normal (alguns passeios TT mais softs) dura até nunca mais acabar.

Quanto a interiores, infelizmente cada vez é mais dificil encontrar Bj40's sem alterações malucas, já vi cada anormalidade ao nivel do painel frontal que enfim... De qualquer maneira à excepção desses casos não há muito que estragar pois na verdade quase não há onde mexer. E se vier com os bancos de origem (frente) acredita que vais querer uns "normais" (individuais).

Por fim, o que eu aconselho a qualquer pessoa que esteja decidida a compra um Bj para o ter completamente impecável é: mais vale comprar um barato, com mecanica boa mas para restaurar. Assim sabe-se o que se compra, faz-se o restauro a gosto e não há surpresas.

Não te esqueças é que um bj40 não é um Kzj90 e muito menos um Range Rover. É lindo, dá nas vistas, com alguns €€ fica fantástico mas é preciso gostar para se ter/manter um. Muito muito muito desconfortavel, ruidoso, lento (muito), pouco seguro (é um cubo de chapa de ferro), gasta muito, etc.

De qualque forma e apesar de gostar muito do UMM, considero que o Bj está uns furos acima em diversos aspectos. Para mim o ideal era ter os dois, quem sabe um dia...

No que puder ajudar, pergunta. [;)]

Antes de mais nada queria agradecer a todos os que se disponibilizaram em responder ao tópico que coloquei. De facto foram focados aqui alguns pontos importantes que ainda não me tinham ocorrido e que têm grande peso sobre esta matéria.

A verdade é que estou como um tolo no meio da ponte.
Eu não sou um grande entendido da matéria, mas no que toca a gostos, cada um tem o seu, pelo que o meu vai inteiramente para estes dois marcos do 4x4.

A verdade é que eu não estou só a procura de um destes carros pela sua mecânica ou pela sua capacidade para TT, mas também pela sua história, pelo seu design e pelo seu valor económico, ainda que a longo prazo. Valor esse que deve ser sempre crescente ou estável e nunca descrescente!

Existe uma série de pontos que já foram abordados mas que me parecem importantes sublinhar.

O Bj40 pode-se dizer que é uma paixão de família. Tanto eu como o meu pai somos fãs deste carro.
Pessoalmente considero-o um carro vistoso, muito ágil e flexível. Adapta-se facilmente ao estilo de vida citadino e também não nos deixa ficar mal nos “passeios turísticos” com os amigos ;) eheheh. Contudo, também não me parece um carro de grandes aventuras pelo que é importante destacar a sua fragilidade.
Em termos de valorização, devo concordar que o Bj40 tem potencial para ser um carro que com o passar do tempo vai sempre valorizar e que pode vir a atingir no mercado uma "bela maquia".

Em relação ao UMM pode-se dizer que é uma paixão exclusivamente minha. Aqui por casa é claro! Ehehe
Pessoalmente considero-o um carro espectacular. É um autêntico tanque, só que sem lagartas nas rodas. Robusto, muito forte e cheio de força.
Contudo, não está apto a 100% para assumir um estilo de vida citadino. Talvez a 50%, se tanto.
Em contrapartida, é “bestial” nos passeios turísticos e propício a maiores aventuras.
Em termos de valorização, é um carro que na minha opinião estagnou de preço e se for bem estimado, é vendido pelo preço de compra. Se for restaurado, pode chegar ao dobro deste.

Estão de acordo?;)

Abraços

Última edição:
Discordando: o BJ não tem nada de frágil se exceptuarmos a chapa que pode ser trocada por Fibra se for preciso (visual 4x4), no UMM existe outro aspecto que desconheces e que se vieres a ter um vais achar importantissimo: a camaradagem entre os UMMistas, são uma comunidade impar onde não existem segredos e a entreajuda é pedra de toque.

Também estás enganado quanto ao valor dos UMM sem restauro, há 3 anos compravam-se impecáveis por 2500-2750€ agora tens sorte se encontrares um a esse preço em estado razoável, os bons já subiram muito e em breve o valor de referência serão os 3000€ por carros apenas em estado suficiente para recuperar.

Admiro-me que não te agradem também os LR séries, normalmente são os que se juntam ao clube dos apaixonados por TT puros e duros.

A
Eu não sou um grande entendido da matéria, mas no que toca a gostos, cada um tem o seu, pelo que o meu vai inteiramente para estes dois marcos do 4x4. [1]

A verdade é que eu não estou só a procura de um destes carros pela sua mecânica ou pela sua capacidade para TT, mas também pela sua história, pelo seu design e pelo seu valor económico, ainda que a longo prazo. Valor esse que deve ser sempre crescente ou estável e nunca descrescente! [1]
.....
Pessoalmente considero-o um carro vistoso, muito ágil e flexível. Adapta-se facilmente ao estilo de vida citadino e também não nos deixa ficar mal nos “passeios turísticos” com os amigos ;)[2] Contudo, também não me parece um carro de grandes aventuras pelo que é importante destacar a sua fragilidade. [3]
.

Em relação ao UMM pode-se dizer que é uma paixão exclusivamente minha. Aqui por casa é claro! Ehehe
Pessoalmente considero-o um carro espectacular. É um autêntico tanque, só que sem lagartas nas rodas. Robusto, muito forte e cheio de força.
Contudo, não está apto a 100% para assumir um estilo de vida citadino. Talvez a 50%, se tanto. [4]

Boas,

Genericamente concordo com o que referiu, por outro lado, não.... Vejamos:

[1] Ainda não percebi qual o UMM "pretendido", mas pelo ponto 1 só lhe tenho que dar os parabéns. Sabe o que quer e bom gosto não lhe falta.

[2] Não acho que seja um carro que se adapte muito bem à cidade... A menos que esteja a pensar investir € em alguns "extras" (com € tudo se faz neste(s) jipe(s)), a direcção é óptima para se ganhar músculo, de Inverno o embaciamento dos vidros é um drama, muito muito muito duro = desconfortável, gastador (então em para arranca chega a assustar). No entanto este é um aspecto subjectivo....

[3] Com este ponto sou obrigado a discordar profundamente, e não estou a ser parcial. Mas parece-me que, sem dúvidas, o Bj40 deve ter sido ( ao lado de mais 3 ou 4) dos TT mais robustos, fiáveis, duros e resistentes já construídos. E mesmo em capacidades TT, comparando carros de origem, não deve ficar nada mal classificado... Aliás, se quer um carro para aventuras, mas para ir e voltar, Toyota ou Nissan são as opções.. Há uma frase que diz: "Há locais da terra onde só se vai de Land Rover, mas há outros locais de onde só se volta de Land Cruiser". É um assunto que dá "pano para mangas" mas é sem dúvida o que menos concordo do seu post.[;)]

[4] Como já referi, não sei qual o UMM que pretende e embora concorde (+-) com a descrição, não posso concordar com o tom de comparação em relação ao Bj40. A descrição que eu fiz para o Toyota, encaixa muito bem no UMM e vice-versa. Até porque a menos que seja o Alter Turbo, os motores UMM (Peugeot) são ainda mais lentos e menos capazes que o 3.0cc NA Toyota, em termos de fiabilidade nem há qualquer termo de comparação. O 2.1cc Peugeot está a milhas de ser um bom motor. QUanto à ciddade... Como já disse, são ambos jipes que podem perfeitamente andar em cidade, mas só para quem gosta, porque estão muito mas muito longe do seu habitat natural.

Ambos querem é terra, lama, aventura! [:cool]

Peço imensa desculpa pela extensão do texto, mas em cada tema não disse nem metade do que tinha em mente! [:D] [8b]

Cumpts

Só para complementar, devo dizer que com +- 3000€, tanto num como noutro se fazem alterações que sem distorcer a imagem de históricos, melhoram significativamente diversos aspectos... Travões disco, direcção assistida, Turbo/Intercooler (ou quem sabe outro motor), suspensões mais confortáveis e mais "capazes", etc. [;)]

Uma grande colecção de Bj's: Série 40

O mesmo de UMM: http://forumm.forumco.com/forum~FORUM_ID~2.asp

Qualquer um dos foruns tem tudo e mais alguma coisa sobre Land Cruisers e UMM's, respectivamente. Se sair da zona de apresentações encontra todo o tipo de alterações, restauros, passeios, opiniões, avarias, problemas, enfim, tudo. [;)]

(é agora que me calo)apr:)

União UMM

Devo confessar que foi também pela camaradagem entre UMMistas que o gosto pelos UMM's se manifestou;)

Estive a fazer algumas pesquisas pelos fóruns portugueses e existe de facto um espírito de grupo fantástico.

Voltar
Superior