Uma questão de quimica

Tux

Well-known member
Boas
Hoje aconteceu uma coisa estranha cá em casa.
É o seguinte, normalmente quando ligo o meu fogão a gaz ou esquentador, estes ficam com uma chama azul vivo, mas hoje foi diferente, ao ligar o esquentador a chama era laranja (uma cor que nunca tinha visto no fogo).
Passando umas horas vou a ligar o fogão que usa uma botija de gaz diferente, e faz exactamente a mesma coisa.
E o mesmo aconteceu agora com a lamparina a alcool do fondue!!
Sera alguma coisa que esta no ar?

Chama amarela quer dizer que há "lixo" a ser queimado, em conjunto com o gás. Se o lixo está no bico, ou já vem de dentro da botija, é que não sei...

Em minha casa isso acontecia, e ao trocar o bico do esquentador por um novo, a chama ficou de novo azulinha.

Chama amarela quer dizer que há "lixo" a ser queimado, em conjunto com o gás. Se o lixo está no bico, ou já vem de dentro da botija, é que não sei...

Em minha casa isso acontecia, e ao trocar o bico do esquentador por um novo, a chama ficou de novo azulinha.

Eu sei mas neste caso a chama é laranja, e em vários aparelhos que usam combustíveis diferentes.

Maior oxigenação, chama mais alaranjada. Isto pode ser observado com uma vela. Junto ao pavio vai estar azulada e laranja na ponta. "A chama muda de cor à medida que se afasta da origem e como tal está mais exposta ao oxigénio..."

Supostamente é oxigénio na mistura ou lixo a ser queimado. As faiscas apontam para lixo [;)]

Andaste a atirar flatos para a atmosfera? [:D]

Voltar
Superior