Uma manhã diferente...!

FilipeDiass

New member
Tive que trocar uma pequena borracha da árvore de cams, e para isso claro tive que desmanchar a tampa das válvulas e muitas outras coisas, aproveitar para limpar tudo e confirmar as juntas e o-ring vários!

aqui deixo algumas fotos!

dsc000433vp2.jpg

dsc00044ez9.jpg

dsc00045ee2.jpg

Por acaso não tenho nenhuma foto da dita, mas devido ao facto de estar a deixar sair pressão, a árvore de cams estava riscada (falta de lubrificação), nada de grava, mas com o passar do tempo poderia o ser!

quase 2 horas para mudar uma borracha!!

[;)]

Isso é um motor Honda! Quase arriscava num D16.[;)]

Tiveste de trocar o retentor do lado da correia de distribuição?

é Honda mas não é esse...e o retentor é o do lado contrário, do lado do distribuidor
vê se com a seguinte imagem já consegues...

a borracha é a assinalada:

dsc00028mj4.jpg

gostava de ter a coragem de desmontar assim partes do motor, e depois saber montá-las direitinho!!!! LOL

até aqui não é nada do outro mundo, embora devesse ter apertado os parafusos da cam com a chave dinanométrica e foi á mão...

de resto é ter o cuidado de apertar tudo no mesmo sítio e as juntas direitinhas! principalmente a da tampa das válvulas![;)]

Última edição:
WOW, um i-VT! Isso é mesmo um luxo! apr:)

Grande carro, nunca te desfaças dele. [;)]

o objectivo é mesmo ficar com ele![kiss]
nem que seja para andar apenas de vez em quando, já gastei mto dinheiro com ele! e não acho que seja um bom negócio estar a vendé-lo, além de que o prazer de condução vale mais que isso!!

pena o preço do material e da gasolina[:D]
esta borrachinha custa 10 euros!!![8b]
a junta pequenina do VTEC custa 15€...
a junta do carter quase 40€...e não há nada cá fora...

enfim, o que vale é que problemas são quase 0 até agora, tirando os desgastes habituais para um carro com 230.000 kms, 16 anos e que vai no 4º dono![;)]

e dps sempre que possível a mão de obra é por minha conta!

Um amigo meu tem um igualzinho, 16i16, grande maquina, pena n ter direcção assistida [:D]

Abraço

isso n me afecta! ainda sou novo e faz bem aos braços![:D]

tenho lido por aqui algumas coisas, e muitas vezes falam em "árvore de cams" (como neste tópico), alguém me pode explicar de forma simples o que é, a um mais ou menos leigo?

cumps!

ctr-cams.jpg

antes de mais isto é uma árvore de cams, que ficam debaixo daquelas placas que podes ver no motor aberto, servem resumidamente para comandar a abertura e fecho das válvulas![;)]

Originalmente Colocado por joao.abreu
a mim foi o retentor da arvore de cams mas do lado da correia de distribuiçao
Costuma ser o mais comum.

em que motores?
é que nestes nunca ouvi falar nesse retentor do lado da correia??:confused:

não será igual a este que troquei, mas como fica escondido pela tampa tem mto menos desgaste?

Tradução:
Essas 2 árvores de cames têm 24 cames no total (é só contar as cames - esses excêntricos que se vê, os redondos não contam, são apoios).
16 fazem funcionar as válvulas e 8 fazem funcionar o sistema V-Tec...
(As do meio, em cada grupo de três)

ahhh Ok![;)]

Voltar
Superior