Uma espécie de Consultório de Saúde....mas à borla !

No relatório de análises:

PSA total: 1.02 ng/mL e à frente tem <4,00 normal... O valor está normal para A idade 48 anos? Há 5 anos estava nos 0,5 ng/mL . Obrigado​.

Última edição:
No relatório de análises:

PSA total: 1.02 ng/mL e à frente tem <4,00 normal... e acrescenta: patologias não malignas com valores aumentados: HBP, ITU, prostatite. Esta nota deixou-me confuso. O valor está normal e aquilo é uma mera info?

A idade são 48 anos.Obrigado​

É uma mera informação. Um dos indicadores de cancro da próstata é precisamente o PSA aumentado, mas que pode ser também indicador de muitas outras patologias, nomeadamente o que te aparece acima.

Tive há uns anos uma prostatite e fiquei com o PSA a 6.47. Claro que fui ao dr. google e comecei a panicar. Quando falei com o médico ele sossegou-me e era precisamente por causa da prostatite. Mais tarde repeti as análises e já estava a 0.72. No teu caso, a 1.02 tb está normal. Nas minhas tinham esta tabela:

image.png

Portanto, se tens 48 anos, é considerado normal até aos 2.5, se tens 1.02 não precisas de te preocupar. [;)]

O meu pai tem PSA aumentado há décadas (literalmente) e não tem a ver com cancro da próstata. Toma medicamentos para isso, mas chegou a ter PSA a mais de 10. Ele tem hiperplasia benigna da próstata, que é algo extremamente comum em homens a partir de uma certa idade (50-55+). Também há quem tenha prostatite crónica, com esses valores sempre fora do normal. Por isso, PSA aumentado por si só não tem grande significado.

O meu pai tem PSA aumentado há décadas (literalmente) e não tem a ver com cancro da próstata. Toma medicamentos para isso, mas chegou a ter PSA a mais de 10. Ele tem hiperplasia benigna da próstata, que é algo extremamente comum em homens a partir de uma certa idade (50-55+). Também há quem tenha prostatite crónica, com esses valores sempre fora do normal. Por isso, PSA aumentado por si só não tem grande significado.

Mas neste caso não é PSA aumentado. Está num bom valor atendendo que pode chegar aos 2,5

Fiz análises na semana passada e recebi os resultados ontem. O valores da Vitamina D estão nos 18 e ao lado está um tabela com os valores de referência, que refere que entre 10-30 os valores são insuficientes.

De que forma consigo fazer subir estes valores? Sei que apanhar sol é uma delas, mas até considero que apanho a quantidade de sol normal para um português. O que pode estar a suceder é que o meu corpo não consegue reter a Vitamina D.

Fiz análises na semana passada e recebi os resultados ontem. O valores da Vitamina D estão nos 18 e ao lado está um tabela com os valores de referência, que refere que entre 10-30 os valores são insuficientes.

De que forma consigo fazer subir estes valores? Sei que apanhar sol é uma delas, mas até considero que apanho a quantidade de sol normal para um português. O que pode estar a suceder é que o meu corpo não consegue reter a Vitamina D.

Começava por tomar algum suplemento de vitamina D e refazer as analises para verificar se de facto o corpo não está a reter.
Se se verificar então pode ser sinal de algum sintoma associado a outra doença. Intestinos, fígado, etc.

No entanto o melhor será sempre consultar um profissional.

Boas malta!
tenho sentido um desconforto no lado direito na zona da última costela principalmente quando estou sentado, mas não sinto mais nenhuma alteração. Alguma ideia?
Não chega a ser uma dor.

De quando em vez tenho isso mesmo. Ainda pensei que fosse de uma queda há uns anos mas o médico disse palavrão médico qualquer nas costeletas, que nem me lembro e siga.

tomar d3 sempre com k2
testa lá a ferritina a ver se não tens também baixa

Fui ao médico e ele receitou-me nimesulide para uma febre um pouco mais persistente. O probema é que ao ler o folheto informativo, aquilo diz especificamente para não tomar se tiver febre :sh)

Não é daqueles casos que diz "antes de tomar, consulte o seu médico caso tenha certas condições" etc etc, mas sim uma indicação inequívoca para não tomar se tiver febre.

Achei no mínimo estranho. Confio no médico, mas confio mais no laboratório.

Que acham disto?

Segue a indicação médica.
O Nimesulide é um anti inflamatório usado, também para controlar a febre.

Obrigado. Entendo o teu ponto de vista, e sei que os médicos em teoria sabem bem o que estão a fazer.

Por exemplo, há vários casos em que o médico receita uma dose superior à máxima recomendada, ou um tratamento que dura mais do que o indicado, e nesses casos eu sempre sigo o que o médico diz.

No entanto, isto é um caso diferente. Dizem sempre que devemos ler o folheto informativo antes de tomar qualquer coisa, e eu normalmente leio, pelo menos por alto. A parte do texto a que me refiro é esta:

"NÃO TOME Nimed Se:

....
tem febre ou gripe (sente-se dorido, indisposto, com arrepios ou trmores, ou tem febre).
.... "

Eles não dizem para consultar o médico ou seguir as indicações do médico, dizem categoricamente para não tomar.

Algum motivo deve haver, não achas? O laboratório que fabrica deve saber melhor do que o médico, digo eu.
E sendo este um medicamento proibido em dezenas de países, ainda fico com mais receio :sh)

EDIT: Sansoni7, a minha opinião pessoal sobre isto é a seguinte: eu sei que o nimesulide é eficaz contra a febre, já o tomei no passado e sei que é dos mais "potentes". O que eu acho que acontece aqui é que , como é um medicamento com potenciais efeitos secundários muito graves, talvez eles queiram evitar que seja receitado para a febre e acabe "banalizado", quando existem outras alternativas muito mais seguras. É a única explicação que consigo visualizar.

Última edição:
Um anti-inflamatório como a nimesulida não deve ser tomado em caso de febre já que pode mascarar ou dificultar no diagnóstico clínico.
Após o diagnóstico clínico tal não é problemático.

Não tem nada a ver com a banalização da nimesulida, aliás, já foi um anti-inflamatório banalizado e, hoje, devido a de outros anti-inflamatórios com melhor perfil farmacoterapêutico é menos utilizado, mas é bastante eficaz e com um perfil de segurança melhor que muitos medicamentos mais banais (leia-se mais prescritos) dentro da classe.

Um anti-inflamatório como a nimesulida não deve ser tomado em caso de febre já que pode mascarar ou dificultar no diagnóstico clínico.
Após o diagnóstico clínico tal não é problemático.

Não tem nada a ver com a banalização da nimesulida, aliás, já foi um anti-inflamatório banalizado e, hoje, devido a de outros anti-inflamatórios com melhor perfil farmacoterapêutico é menos utilizado, mas é bastante eficaz e com um perfil de segurança melhor que muitos medicamentos mais banais (leia-se mais prescritos) dentro da classe.

Obrigado pela explicação. Podes esclarecer melhor a questão do perfil de segurança melhor do que outros medicamentos? Daquilo que sei do nimesulide, foi retirado do mercado em diversos países (ex. USA, Espanha. Bélgica, Finlândia, Irlanda,etc), porque houve muitos casos de problemas hepáticos muito graves, com várias mortes, e alguns outros pacientes que se safaram, mas só com transplantes. Pelo que diz o dr. Google, esses efeitos ocorrem em cerca de 1 a cada 50.000 pacientes. É raro, mas não tão raro. Imaginando que a toda a população portuguesa tomava nimesilude, teríamos em média 200 casos de problemas hepáticos muito sérios. Sei que todos os medicamentos têm o seu risco associado, mas este especificamente não parece ser dos mais seguros, à primeira vista.

Última edição:
Tens que enquadrar se essa taxa de 1 em 50 mil acontece num quadro de toma "em SOS" ou se eram pessoas que faziam toma crónica para gestão da dor em situações mais complicadas. Imagina por exemplo alguém com um problema crónico e avançado num joelho que "obrigue" a fazer gestão da dor e inflamação.

Para tentar explicar melhor a minha ideia: num grande grupo de pessoas com indicação para tomar ibuprofeno 600mg, 2 vezes por dia, durante dois dias vs um grande grupo de pessoas com a indicação para tomar as mesmas 600mg, 2 vezes por dia, mas durante 10 dias, quase de certeza que vais ter taxas de incidência de desconforto gástrico diferentes nos dois grupos.

Tens que enquadrar se essa taxa de 1 em 50 mil acontece num quadro de toma "em SOS" ou se eram pessoas que faziam toma crónica para gestão da dor em situações mais complicadas. Imagina por exemplo alguém com um problema crónico e avançado num joelho que "obrigue" a fazer gestão da dor e inflamação.

Para tentar explicar melhor a minha ideia: num grande grupo de pessoas com indicação para tomar ibuprofeno 600mg, 2 vezes por dia, durante dois dias vs um grande grupo de pessoas com a indicação para tomar as mesmas 600mg, 2 vezes por dia, mas durante 10 dias, quase de certeza que vais ter taxas de incidência de desconforto gástrico diferentes nos dois grupos.

Sim, eu entendo isso, mas daquilo que sei sobre o nimesulide, esses efeitos no fígado são independentes da dose. Parece haver um grupo de pessoas (mulheres especialmente) que é afetado, como se fosse algo genético que desencadeia essa reação adversa. Ou seja, se tu tiveres a tal tendência para ter essa reação, vais ter independemente da dose e duração do tratamento. Alguém que já toma por vários meses ou anos, em princípio nunca vai ter essa reação.
Não sou médico nem cientista, mas podes procurar no google, há imensos artigos sobre isso. E há que reconhecer que os outros antinflamatórios andam todos no mercado, sem terem sido proibidos em quase lado nenhum. Para um medicamento ser probido em uma série de países, é porque as reações adversas são mais sérias do que a média, se assim se pode dizer.

Sim, eu entendo isso, mas daquilo que sei sobre o nimesulide, esses efeitos no fígado são independentes da dose. Parece haver um grupo de pessoas (mulheres especialmente) que é afetado, como se fosse algo genético que desencadeia essa reação adversa. Ou seja, se tu tiveres a tal tendência para ter essa reação, vais ter independemente da dose e duração do tratamento. Alguém que já toma por vários meses ou anos, em princípio nunca vai ter essa reação.
Não sou médico nem cientista, mas podes procurar no google, há imensos artigos sobre isso. E há que reconhecer que os outros antinflamatórios andam todos no mercado, sem terem sido proibidos em quase lado nenhum. Para um medicamento ser probido em uma série de países, é porque as reações adversas são mais sérias do que a média, se assim se pode dizer.

Na verdade, de acordo com o que tenho lido sobre o assunto, o principal problema da nimesulida deu-se na Irlanda (não exclusivamente, mas foi o país que despolotou a onda de retirada do mercado). Estamos a falar de um dos países com mais problemas hepaticos do mundo, devido ao consumo excessivo de alcool, alimentação altamente desequilibrada baseada em carnes vermelhas e um dos países que mais sofre de diabetes tipo 2.

Estudos feitos na europa do sul (nomeadamente em itália, mas não exclusivamente), mostram que o próprio Ibuprofeno tem níveis de toxicidade hepática (ao nível de RAMs - reacções adversas medicamentosas) equivalentes, para a dosagem de 1800mg/dia.

A maioria dos artigos que encontro sobre o assunto em português provêm do Brasil, o que não deixa de ser curioso porque um dos medicamentos mais vendidos (dipirona) também foi retirado de alguns mercados (por ex. EUA) por elevado risco de RAMs muito graves. Em portugal a Dipirona tem o nome Metamizol Magnésico (Nolotil ou Dolocalma).

É assim: o único efeito garantido dos anti-inflamatórios, nimed, ibuprofeno, é destruir o fígado se o tomas muitas vezes ou durante muito tempo. Portanto, a minha escolha é prevenir-me e andar regularmente de bicla pra adquirir resistência e aguentar com essas maleitas E o único medicamento 100% saudável, sem refeita médica e baratíssimo chama-se A-L-H-O. Até serve de doping pra melhores pedaladas. Portanto, oh, poupas em transporte, em ginásio, em tempo, e até em medicamentos. Os sem vergonhas do lobby automóvel e petrolífero e a indústria farmacêutica é que não vão gostar nada.

Voltar
Superior