Um mosquito tem direito à vida?

LUSOPOWER

New member
Na sequência da discussão deste tópico http://forum.autohoje.com/off-topic/6764-tourada-arte-ou-bestialidade-80.html#post1066394503 surgiu uma questão interessante que as pessoas que se dizem protectoras dos animais parecem ter dificuldades em responder com clareza.

Um ser vivo como uma vaca mata-se por necessidade para nos alimentarmos, já um mosquito ou uma mosca não (salvo algumas excepções).

Afinal, um insecto é um ser vivo. Tem ou não direito a viver sem os matarmos?
Porque é que essas pessoas defendem o direito à vida nuns e noutros não?

Última edição:
Por norma não mato insectos nem lagartos nem aranhas e não gosto que o façam por tudo e por nada, a bicharada tem o seu lugar no ecossistema e muitas vezes algumas purgas originam desequilíbrios (caso paradigmático, há quem mate cobras por tudo e por nada nos seus terrenos depois queixam-se dos ratos). Só mato alguma bicharada quando pode representar algum perigo, não esquecer que muitos bichos desses ajudam na propagação de doenças, e ninguém gosta de ter bicharada potencialmente infectada perto da comida, ou ratazanas perto das pessoas, etc.

Por norma não mato insectos nem lagartos nem aranhas e não gosto que o façam por tudo e por nada, a bicharada tem o seu lugar no ecossistema e muitas vezes algumas purgas originam desequilíbrios (caso paradigmático, há quem mate cobras por tudo e por nada nos seus terrenos depois queixam-se dos ratos). Só mato alguma bicharada quando pode representar algum perigo, não esquecer que muitos bichos desses ajudam na propagação de doenças, e ninguém gosta de ter bicharada potencialmente infectada perto da comida, ou ratazanas perto das pessoas, etc.

A mesma coisa. Não sou muito nojenta com bichos. só não suposto melgas que as malditas adoram o meu sangue. Aranhas e bichinhos em geral pego e mudo de lugar.

É importante perceber que todos somos presas e predadores e as coisas funcionam porque existe um equilíbrio natural. Diferenças mesmo que ligeiras acarretam sempre algum tipo de consequência.

Faz-me confusão que se mate qualquer tipo de animais.
Por mais que tente, não consigo comer carne de qualquer animal que eu tenha visto e que se matou para comer, e quem vive/viveu na aldeia sabe do que falo porque é usual as pessoas criarem animais para depois abaterem e comerem!

Tipicamente, só mato insectos que não me deixam dormir (melgas e mosquitos) mas raramente isso acontece porque uso aqueles repelentes de ligar à corrente eléctrica. Não gosto de matar bicharada, mas se me aborrecem durante a noite levam com o chinelo [:D]

Quando apanho aranhas em casa, por exemplo, pego nelas numa folha de papel e coloco na rua. Moscas, abelhas e tal, enxoto pela janela.

txi que argumento velho esse dos insectos, só falta agora vir dizer que somos todos uns assasinos porque matamos mosquitos na autoestrada.

Em todo o caso penso que a questão não é matar os bois nas touradas é o facto de se fazer um espectáculo com o sofrimento de um animal, matar o boi para comer é outra coisa.

Faz-me confusão que se mate qualquer tipo de animais.
Por mais que tente, não consigo comer carne de qualquer animal que eu tenha visto e que se matou para comer, e quem vive/viveu na aldeia sabe do que falo porque é usual as pessoas criarem animais para depois abaterem e comerem!

Muitas vezes brinquei com o jantar... [:D]

Sou muito possessivo no que diz respeito ao meu território. O meu território é a minha casa e o meu carro. Mosquitos, melgas, aranhas e afins que entrem lá e eu veja tem um "acidente" na certa.

Quando mato mosquitos e nos momentos logo anteriores ao mosquicídio não lhes espeto com alfinetes, nem lhes arranco as asas nem grito: "Olé mosquito!!"

Normalmente o mesmo se passa com algum insecto mais incomodativo.... É uma sapatada, um tabefe, e pronto... o "bicho" nem sabe de onde veio. É a chamada "santa morte".

Com os mamíferos ou outros animais que servem para a nossa alimentação, também acho que é isso que deveria acontecer.... ou não?

Quando mato mosquitos e nos momentos logo anteriores ao mosquicídio não lhes espeto com alfinetes, nem lhes arranco as asas nem grito: "Olé mosquito!!"

Normalmente o mesmo se passa com algum insecto mais incomodativo.... É uma sapatada, um tabefe, e pronto... o "bicho" nem sabe de onde veio. É a chamada "santa morte".

Com os mamíferos ou outros animais que servem para a nossa alimentação, também acho que é isso que deveria acontecer.... ou não?

Então admites matar animais sem ser para alimentação?

E ainda julgas que por lhes dares uma "santa morte" estás desculpado?

Nem sempre é morte rápida. Repara, os mosquitos têm uma morte lenta e certamente dolorosa ao morrer com sprays mata insectos. Neste ponto os protectores dos animais não se manifestam.

Com os insectos tenho sempre uma conversa com eles dando-lhes conselhos a fim de não me chatearem.

Normalmente não me ligam patavina e não consigo perceber o porquê......se não me respeitam, vão de vela.

Temos pena.

Então admites matar animais sem ser para alimentação?
E ainda julgas que por lhes dares uma "santa morte" estás desculpado?

Não é matar só porque sim... a questão aqui é em saber se vou deixar que o mosquito se alimente de mim.

Claro que não! Aquilo dá umas comichões do caneco além que não consigo dormir com eles a zuuuuummmmbirrrrr.....

Mas confessa lá. Disso já sabias tu. Por isso, porque perguntaste?

Última edição:
txi que argumento velho esse dos insectos, só falta agora vir dizer que somos todos uns assasinos porque matamos mosquitos na autoestrada.

Em todo o caso penso que a questão não é matar os bois nas touradas é o facto de se fazer um espectáculo com o sofrimento de um animal, matar o boi para comer é outra coisa.

É isto.

Os defensores das touradas nunca hão-de perceber a barbaridade que aquilo é e nós, os outros, nunca vamos perceber comó é que se pode gostar de ver o sofrimento gratuito de um animal.

Se algum dia se vai chegar a um consenso? Não, espero imacientemente pelas leis que protegam efectivamente os animais.

Porquê? este é um assunto que pode e deve ser debatido à parte.

Porque a relevância deste tópico é 0 (zero).

É uma comparação tão absurda que nem há palavras.

Qualquer dia vão perguntar se os "anti-tourada" também são contra o abate de aves/bovinos em casos de contágio de epidemias tipo Doença das Vacas Loucas ou Gripe das Aves, Gripe Suína, etc.

Aí é que vai ser o verdadeiro argumento. :sh)

Voltar
Superior