[Sociedade] Ucrânia

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos ndakota
  • Data de início Data de início
O problema é mais complexo. As regiões de maioria russa, q elegeram o deposto presidente, consideram q houve um golpe de estado em Kiev (e concordo com esse ponto) e como tal n aceitam o actual governo. Face à actual situação, é o povo dessas regiões (de maioria russa) q está a pedir ao kremlin q intervenha para os proteger.

Se se sentem assim tão ameaçados por que é que não fogem para a Rússia como fez o Yanukovich?

Se se sentem assim tão ameaçados por que é que não fogem para a Rússia como fez o Yanukovich?
Segundo dados da federação Russa saíram da Ucrânia para a Rússia 135 mil ucranianos desde o inicio da crise. Mas esse n é o ponto, mas sim o facto dessas populações serem de maioria russa de à vários séculos a esta parte, como tal consideram q aquelas são as "suas" terras e n têm q sair de lá.

Segundo dados da federação Russa saíram da Ucrânia para a Rússia 135 mil ucranianos desde o inicio da crise. Mas esse n é o ponto, mas sim o facto dessas populações serem de maioria russa de à vários séculos a esta parte, como tal consideram q aquelas são as "suas" terras e n têm q sair de lá.

Mas a Rússia aceitou as fronteiras da Ucrânia aquando da sua independência da União Soviética em 1991. E em 1994, a Rússia assinou um memorando juntamente com os EUA, Reino Unido e França, em que aceitava a integridade territorial da Ucrânia.

este mapa explica bem melhor o q se passa naquele pais, do q qquer "timeline":

A divided Ukraine

Um protesto com uma duração de dois meses sem qualquer vítima mortal.

Parlamento aprova uma lei anti-protesto, passado seis dias morrem duas pessoas. A partir desse momento apenas existiu uma escalada da violência.

Tu podes dar as piruetas que quiseres, os factos que constam na timeline são imutáveis.

Também eu digo que o nosso governo não é democrático não estou vendo o Putin mandar tropas para o aeroporto de Faro, para defender os seus cidadãos aqui

Se consideram ser terras deles, então apesar de serem russos, só têm é de se submeter ao novo regime.
A ucrânia tem segmentos de outros povos, se sempre estiveram sob a mesma bandeira, independentemente de falarem uma ou outra lingua, agora não há razão para se separarem ou mesmo irem pedir ajuda a um país estrangeiro, que sempre os tratou como carrasco, do que como igual.

Admira-me e até não, os territórios de maioria russa, decerto querem manter o seu estatuto adquirido, agora algumas populações no meio (indecisos) esqueceram o genocidio que a russia promoveu na ucrania.
Roubou os povos eslavos, criou pelotoões de fuzilamento, para abater as pessoas em casa que morriam de fome.
Como é que alguem exceptuando os proprios russos, poderia querer continuar a ser explorado ou mesmo manter negócios que apenas beneficiam os carrascos.

Há um país que poderia fazer a russia vergar-se e esse país não é, nem US, China ou mesmo bloco europeu embora parte seja europeu... lol

Qualquer visita ao tópico " enquanto isso na Rússia", onde se podem ver varios vídeos sobre a forma como maioritariamente eles resolvem os seus desencontros, poderá ser bem elucidativa sobre o que esta em cima da mesa.

basicamente a Ucrânia e a Rússia estao neste momento a sair dos seus carros, após um desentendimento no trânsito. Qual a probabilidade de acabar tudo ao murro? Alta, infelizmente. E típico da maneira de ser deles, nao sao povos de meias medidas. O Obama, ameaça a Rússia que nao deve invadir a Crimeia, e o que o Putin faz? Invade.

Claro que ha muito que reflectir sobre o problema, por um lado tambem sou da opinião que houve um golpe de estado, mas por outro, nao me parece legítima a entrada da Rússia em território ucraniano, numa atitude que coloca em causa a soberania do Pais. No fundo os Russos parecem ter uma postura tipo: ok, vocês são independentes e soberanos, mas so enquanto nos correr bem a nos. Assim que algo nao nos agrade, nos entramos ai como se fosse nosso.

vamos ver como evolui, mas acho que as hipóteses de conflito sao altas, ate porque ja nao ha uma guerra decente ha muito tempo, e os srs da guerra devem estar a precisar de escoar stock.

Um protesto com uma duração de dois meses sem qualquer vítima mortal.

Parlamento aprova uma lei anti-protesto, passado seis dias morrem duas pessoas. A partir desse momento apenas existiu uma escalada da violência.

Tu podes dar as piruetas que quiseres, os factos que constam na timeline são imutáveis.

Estás-te a centrar na praça Maiden e estás-te a esquecer da "big picture" do q está a acontecer no pais.
Em termos frios e analiticos, tiveste um governo democraticamente eleito q foi destituído por um conjunto de cidadãos q decidiu acabar com ele (com ou sem razão) devido a um conjunto de medidas com as quais n se identificava. Do outro lado tens o conjunto de cidadãos q elegeram esse presidente e q agora "simplesmente" n se revêem num governo q mal apareceu de para-quedas começou logo a ditar leis q iam contra as mesmas. Do ponto de vista deste último grupo a posição é clara: já q o nosso voto n conta para nada, então queremos seguir o caminho separados de vocês, dai as bandeiras Russas q vês nas cidades do sul e leste da Ucrânia.
Qto à questão da ingerência da Rússia no território ucraniano... bem, o ocidente e os USA em particular só tem a se queixar da asneira q cometeram aquando da situação no Kosovo e q era por de mais óbvia q iria ser replicada, mas em situações em q o ocidente e os USA em particular iriam sair a perder. Por outras palavras, estão a deitar-se na cama q andaram a fazer...

Por mim a Ucrânia pode continuar a ser uma provincia da Russia, essas teorias expansionistas da União Europeia que nem os poblemas internos conseguem resolver deixam-me muito cético.

Quanto a invasões de tropas Russas na Ucrânia sou contra, como fui contra a entrada de tropas Americanas na Siria, curioso é alguns users serem a favor de umas invasões e totalmente contra outras.

Acredito que os Povos deviam poder escolher o seu destino livremente sem interferências de terceiros.

Segunda feira ira haver uma reuniao de emergencia da UE e da NATO em relacao a invasao da russia.

Deve comecar com sanções e se o caso piorar bloqueios.

Isto ja lembra um pouco a guerra fria.

Acredito que os Povos deviam poder escolher o seu destino livremente sem interferências de terceiros.

o problema é quando não consegues definir quais povos pertencem a quais territórios. Se uma boa parte das pessoas que vivem na Ucrânia consideram-se russas e acham que aquela parte específica do território deveria pertencer a Russia, como é que resolves o problema?

A mim parece-me que a Rússia será sempre um país com marcas e recalcado com o resultado da guerra fria. Alianças à parte, não me parece que aceitem a supremacia mundial dos Estados Unidos, como nunca aceitaram antes. Aqui pode estar o grande problema.

Sempre achei também que quando as coisas começassem a mexer com interesses mais fortes acabava toda essa história dos amiguinhos todos felizes e contentes. A ver se não é desta que isso acontece.

Ainda bem que o Obama tentou demover Putin a seguir em frente com a invasão na Crimeia. Mas um dos grandes problemas internacionais é precisamente a insistência e hipocrisia dos EUA em meterem o bedelho em tudo, como se da paz se tratasse. Enfim. Veremos no que dá.

Estás-te a centrar na praça Maiden e estás-te a esquecer da "big picture" do q está a acontecer no pais.
Em termos frios e analiticos, tiveste um governo democraticamente eleito q foi destituído por um conjunto de cidadãos q decidiu acabar com ele (com ou sem razão) devido a um conjunto de medidas com as quais n se identificava. Do outro lado tens o conjunto de cidadãos q elegeram esse presidente e q agora "simplesmente" n se revêem num governo q mal apareceu de para-quedas começou logo a ditar leis q iam contra as mesmas. Do ponto de vista deste último grupo a posição é clara: já q o nosso voto n conta para nada, então queremos seguir o caminho separados de vocês, dai as bandeiras Russas q vês nas cidades do sul e leste da Ucrânia.
Qto à questão da ingerência da Rússia no território ucraniano... bem, o ocidente e os USA em particular só tem a se queixar da asneira q cometeram aquando da situação no Kosovo e q era por de mais óbvia q iria ser replicada, mas em situações em q o ocidente e os USA em particular iriam sair a perder. Por outras palavras, estão a deitar-se na cama q andaram a fazer...

Eu estou-me a centrar na atitude anti-democrática que causou isto.

As pessoas devem ter o direito a manifestarem-se, como o estavam a fazer já há dois meses sem problemas, só tinham de continuar a ter esse direito.

Bastava não terem começado a matar manifestantes, que não teria havido uma escalada da violência como aconteceu. Uns chamam de golpe de estado, eu chamo de resposta à anti-democracia de matar manifestantes, não havia outra resposta possível.

E se vamos falar em votos, então quem votou no governo eleito tem as mãos manchadas de sangue, pois foi o governo que aprovou leis anti-protesto e começou a matar manifestantes e como tal não merece consideração.

Relativamente aos USA vs Rússia, só me apraz dizer que há aqui gente ingénua/ignorante sobre geopolitica. A Rússia a bem da verdade está-se a borrifar para os ucranianos, mas continuem no chorrilho de asneiras.

Por mim a Ucrânia pode continuar a ser uma provincia da Russia, essas teorias expansionistas da União Europeia que nem os poblemas internos conseguem resolver deixam-me muito cético.

Quanto a invasões de tropas Russas na Ucrânia sou contra, como fui contra a entrada de tropas Americanas na Siria, curioso é alguns users serem a favor de umas invasões e totalmente contra outras.

O que dizes poderia ter a sua lógica, mas não me parece que tenha nenhuma.
A UE pode ter interesse que a Ucrânia pertença à UE, mas o que se vê é que a Ucrânia é que quer pertencer à UE, nem percebo o que os problemas internos da UE possam ter alguma coisa a ver com a Ucrânia querer ou não entrar.
A Rússia invadiu a Ucrânia para os obrigar a pertencer ou relacionar-se à força coma Rússia, isto quando viu que os ditadores que apoiava na Ucrânia não conseguiram resistir ao Povo... e isto é importante, não foram os EUA,nem a UE, foi o povo dando a sua vida! A Ucrânia teve um povo que livremente conseguiu derrubar quem os governava. A sorte da Rússia (ou mesmo do Mundo) é que estamos num tempo em que uma guerra entre países civilizados não é tão fácil acontecer, fosse há 100 anos e a Rússia já estava a levar com uns misseis em cima.
A atitude da UE e EUA parece-me a correcta, já a da Rússia enfim...

No caso da Síria que misturas com a Ucrânia, mais uma vez não vejo o que possa uma coisa ter a ver com a outra. Houve por parte da comunidade internacional apoio para a intervenção no caso Sirio, que mesmo assim foi apenas e quase só de apoio logistico a uma das faces do conflito que já existia e que continua a existir e onde basicamente o objectivo era apenas salvaguardar as pessoas, tanto que quem tinha o poder continua a tê-lo e se o tem obviamente os EUA não se preocuparam com o homem senão já lá não estaria.
No máximo poderias falar do Iraque para comparar o que a Russia está a fazer neste momento, e no que toca ao Iraque, hoje uma década depois toda a gente sabe o que se passou e é quase unanimemente condenável o que se passou.
E logicamente o que de mal os outros fazem não serve para justificar outros males.

Obviamente em todo o lado há segundas intenções, mas há diversas formas de o conseguir, esta da Russia é vergonhosa, mas diria normal para um país decadente governado por candidatos a ditadores.
É também claro que aquela zona é um problema do passado mal resolvido, que parece óbvio irá terminar ou em guerra ou em independência.

Última edição:
Não me parece que seja um golpe de estado quando foi o parlamento legítimo a demitir o presidente e escolher um novo governo, ainda que provisório. Aliás o próprio parlamento até pretende agora mandar julgar o anterior presidente... como se ele tivesse governado sózinho...

Quanto às nossas reuniõezinhas de emergência para ontem ou para 2ª feira... bem podem barafustar e decidir penalizações ou sanções porque já vão tarde demais! 6ª feira à noite já iriam tarde demais... o que é facto é que não se sabe quantos soldados novos estão na Crimeia, para além dos milhares que já lá estavam na base naval e da qual a Rússia nunca irá abrir mão.

diz-se que o governo húngaro não é democrático, e ninguém na UE fala em derrubá-lo

Se procurares pela google verás que estás senão errado pelo menos omites algumas considerações/obrigações que têm sido feitas à Hungria pela UE.
Em alguns momentos o presidente húngaro faz lembrar o demitido presidente Ucraniano pelo menos nos ideais, mas tem sido travado precisamente pela UE.
Em todo o caso os próprios húngaros, as pessoas do próprio país é que devem saber quando chegou o momento em que os limites foram ultrapassados.

Parece-me que há muita gente que comenta sem ter a noção do que é a política. Sejam interesses político/geo/estratégicos, sejam movimentações diplomáticas e jogos de bastidores.

Há sempre interesse das grandes potências, ignorar isso é erro crasso.

Dizer que não entendem que a Rússia e os EUA "isto e aquilo"... é ignorar esses factores. As grandes potências não limitam a sua influência entre portas, aliás... ela é largamente aplicada nos seus interesses pelo mundo fora.

Todos, mas todos os países, agem de acordo com os seus interesses. Apontar dedos é escusado, é desconhecer a história... e desconhecer a essência de todos os grandes impérios.

A Rússia desespera por um papel mais preponderante... coisa que nunca teve. Apenas foi uma ameaça, como URSS, mas sempre foi um "elefante de papel". Agora ainda mais. Ficou fragilizada, em todos os aspectos, com a desagregação da URSS, e tenta por todos os meios ser e ter influência sobre as ex-repúblicas. Há que recordar a sua luta contra a integração delas na NATO. Se dantes tinha Polónia, Checoslováquia, Roménia, Hungria e outros como "tampão" entre si e os países da NATO, agora já não, pois alguns deles estão à sua porta. Agora limita-se a ter a Bielorússia, e a Ucrânia!

Em 1999, a Polónia, a República Checa e a Hungria foram aceites e integradas na NATO, e em 2004 foram aceites e integradas, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Eslovénia e Eslováquia. Em 2009 Albânia e Croácia!

Tudo países que estiveram sob "jugo" soviético e onde recentemente a Rússia queria ter a influência que agora quer agarrar a todo o custo na Ucrânia. O seu medo é que o primeiro passo seja a aproximação à UE, pois sabe que o seguinte será... a NATO.

E para entenderem isto, basta olhar com atenção e o mínimo de conhecimento geo-estratégico para um mapa da Europa!

A Rússia quer lá saber dos cidadãos pró Rússia.

Entendendo isto... podem transpor isto para o resto do mundo, onde apenas mudam os "actores". O argumento é similar. E assim... entenderão as acções dos EUA, da Rússia, do Reino Unido, da França... da UE, de Israel, etc.

Última edição:
Parece-me que há muita gente que comenta sem ter a noção do que é a política. Sejam interesses político/geo/estratégicos, sejam movimentações diplomáticas e jogos de bastidores.

Há sempre interesse das grandes potências, ignorar isso é erro crasso.

Dizer que não entendem que a Rússia e os EUA "isto e aquilo"... é ignorar esses factores. As grandes potências não limitam a sua influência entre portas, aliás... ela é largamente aplicada nos seus interesses pelo mundo fora.

Todos, mas todos os países, agem de acordo com os seus interesses. Apontar dedos é escusado, é desconhecer a história... e desconhecer a essência de todos os grandes impérios.

A Rússia desespera por um papel mais preponderante... coisa que nunca teve. Apenas foi uma ameaça, como URSS, mas sempre foi um "elefante de papel". Agora ainda mais. Ficou fragilizada, em todos os aspectos, com a desagregação da URSS, e tenta por todos os meios ser e ter influência sobre as ex-repúblicas. Há que recordar a sua luta contra a integração delas na NATO. Se dantes tinha Polónia, Checoslováquia, Roménia, Hungria e outros como "tampão" entre si e os países da NATO, agora já não, pois alguns deles estão à sua porta. Agora limita-se a ter a Bielorússia, e a Ucrânia!

Em 1999, a Polónia, a República Checa e a Hungria foram aceites e integradas na NATO, e em 2004 foram aceites e integradas, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Eslovénia e Eslováquia. Em 2009 Albânia e Croácia!

Tudo países que estiveram sob "jugo" soviético e onde recentemente a Rússia queria ter a influência que agora quer agarrar a todo o custo na Ucrânia. O seu medo é que o primeiro passo seja a aproximação à UE, pois sabe que o seguinte será... a NATO.

E para entenderem isto, basta olhar com atenção e o mínimo de conhecimento geo-estratégico para um mapa da Europa!

A Rússia quer lá saber dos cidadãos pró Rússia.

Entendendo isto... podem transpor isto para o resto do mundo, onde apenas mudam os "actores". O argumento é similar. E assim... entenderão as acções dos EUA, da Rússia, do Reino Unido, da França... da UE, de Israel, etc.
Tens razão em mto do q escreves, e o mesmo pode ser sintetizado numa frase de Madeleine Albright, em q ela num discurso "não oficial" diz q no fundo não há direito internacional mas sim um grupo e países fortes que impõem as suas decisões e os outros... seguem-nos...
A questão dos cidadãos russos na Ucrânia, são um pretexto, o q n o torna menos valido, mais a mais q é visível q no sul e no leste, essas regiões vêm com bons olhos a entrada dos tanques russos.
Do meu pto de vista a melhor forma de resolver de vez com a situação na Ucrânia era avançar-se para uma solução como na Bósnia em q ficaram a região croato-muçulmana dum lado e a região de maioria servia do outro. Neste caso, russos no sul e leste e ucranianos a norte e ocidente... e siga a banda.

Última edição:

Isso é que é um pensamento sem qualquer logica, és contra a invasão da russia na ucrânia, mas dizes que por ti a ucrânia pode continuar a ser uma provincia da russia.
E outra coisa aí no teu pensamento sem cabimento, a união europeia não é expansionista, se o fosse há muito que teria o seu proprio exercito e englobaria todos os que á anos querem entrar para a união.

Concordo com a tua ultima frase, cada povo que decida o destino que quer fazer, e não me parece que os verdadeiros ucranianos, queiram continuar a ser governados por fantoches da russia.
A crimeia, pode continuar como está, as bases que os russos lá têm podem continuar sob o seu dominio, agora o resto do território, deve continuar ucraniano, inclusive os habitantes da republica da crimeia, devem lealdade á ucrania e não aos russos.

Voltar
Superior