[Sociedade] Ucrânia

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos ndakota
  • Data de início Data de início
A tua alternativa qual é?

Deixa-me adivinhar, chamar os bombardeiros dos USA para bombardearem aquilo tudo [:)]

Está a passar na RTPInformação que o governo aceitou novas eleições.

Será a solução que os manifestantes querem.

De resto a tua piada pode ficar para uso exclusivo teu.

Eu costumo dizer:

- Calado és um poeta!

O exemplo que dei foi em relação a outras situações e perante a incapacidade da UE nessas situações.

Preferiste vir fazer uma piada, é contigo.

A UE não pode actuar de forma directa em questões como estas. Nem tem legitimidade nem muito menos poderio!

Não nos façamos mais do que somos! Estamos perante um gigante enfraquecido, mas ainda assim muito mais poderoso que a Europa e sobretudo um gigante ferido que precisa de demonstrar perante o seu povo que continua a ser um dos 2 mais poderosos do mundo. E é...

E nem a UE quer iniciar a 538ª guerra europeia nem ninguém (???) pretende começar a 3ª Guerra Mundial. As coisas devem ser feitas diplomaticamente, paulatinamente, a cada 100 mortos. Porque 100 não é nada perante 10 mil e 10 mil não será nada perante 10 milhões...

Imaginam esta situação em Portugal? Acham que não estaria já resolvida há 3 meses atrás? Porque nós somos uns "cunas" e o nosso exército é diferente... mas somos mesmo "cunas"!

Admiro e tiro o chapéu a esta gente por defender de forma tão acérrima os seus interesses! Só espero que os que dizem que "eles" estão a exagerar daqui e dali que não vão para o tópico da crise e afins dizer que está mau :sh)
E isto só mostra o que todos sabem, é tudo uma fachada e o povo não tem poder praticamente nenhum no que toca a decisão. Lamento todas as vitimas e só tenho pena de não fazerem ao presidente da Ucrânia o mesmo que fizeram o Kadafi!
Não passamos de uns plebeus!

A UE não pode actuar de forma directa em questões como estas. Nem tem legitimidade nem muito menos poderio!

Não nos façamos mais do que somos! Estamos perante um gigante enfraquecido, mas ainda assim muito mais poderoso que a Europa e sobretudo um gigante ferido que precisa de demonstrar perante o seu povo que continua a ser um dos 2 mais poderosos do mundo. E é...

E nem a UE quer iniciar a 538ª guerra europeia nem ninguém (???) pretende começar a 3ª Guerra Mundial. As coisas devem ser feitas diplomaticamente, paulatinamente, a cada 100 mortos. Porque 100 não é nada perante 10 mil e 10 mil não será nada perante 10 milhões...

Imaginam esta situação em Portugal? Acham que não estaria já resolvida há 3 meses atrás? Porque nós somos uns "cunas" e o nosso exército é diferente... mas somos mesmo "cunas"!

Achas que quando se abate civil a civil a tiro há diplomacia que valha ? Só mostra o respeito que o governo tem pelo povo!

O Governo aceitou novas eleições. Será que as eleições resolvem alguma coisa ou vão dar um resultado diferente depois das posições se extremarem?

Falta saber o papel que a Rússia, Putin... terá neste contexto.

Não esquecer o que está na génese destes protestos. E... o facto da Rússia ter feito chantagem, às claras, com a Ucrânia, usando, entre outras coisas, o fornecimento do gás como factor determinante.

Eu pergunto-me... se aderirem à UE será melhor? [:D]

E há alguma comparação possível entre a UE e a Rússia de Putin?

Este gráfico dá para perceber como está divido o país em termos políticos. Foram os resultados das eleições Presidenciais de 2010.

A vermelho e amarelo estão os apoiantes do candidato/a pró Europeia, a azul os apoiantes do candidato pró-Rússia, que ganhou a eleição.

800px_2010_en.png

Se o país for divido, deverá ser +- isto.

Todos os ingredientes para uma guerra civil... :/

A Crimeia nunca irá aceitar a integração com a UE e com o Ocidente.

O Governo aceitou novas eleições. Será que as eleições resolvem alguma coisa ou vão dar um resultado diferente depois das posições se extremarem?

Eu acho que as coisas já se extremaram de tal maneira que já não há acordo que acalme os ânimos. Anda muito grupo extremista no meio dos confrontos que está mais interessado nos confrontos do que em qualquer acordo mas espero estar enganado.

uma questão que me apraz é, no meio de todos estes confrontos, certamente o comércio era afectado.. como é que as pessoas se alimentam se o comércio de venda alimentar fechar? a produção alimentar deve estar parada ou a parar não sei estou a falar de cor.. se isto acontecer a situação ainda vai ficar PIOR

Retirado do site da Radio Renascença, hoje dia 21/02/2014.

Polícias de Lviv juntam-se a manifestantes na Praça da Independência - Renascença

"...os polícias disseram claramente que não fazem tensões de abandonar a praça..."

Os policias não fazem tensões ?

Polícias de Lviv juntam-se a manifestantes na Praça da Independência
Editado por Daniel Rosário, em Kiev Inserido em 21-02-2014 09:13

Segundo o repórter da Renascença no local os polícias disseram claramente que não fazem tensões de abandonar a praça.

A manifestação na Praça da Independência, na Ucrânia, acaba de assistir a um momento de euforia, testemunhado pelo enviado especial da Renascença a Kiev.

Inicialmente a entrada de um grupo de dezenas de agentes da autoridade no perímetro da praça causou alguma apreensão, mas os manifestantes irromperam em aplausos quando os polícias anunciaram que tinham vindo da cidade ocidental de Lviv, para se juntarem aos protestos contra o Governo.

A chegada deste grupo de polícias é o primeiro grande sinal de fractura nos aparelhos do regime, pelo menos em Kiev, onde os protestos duram há cerca de três meses e os confrontos entre civis e polícias de choque já fizeram pelo menos 77 mortes só esta semana.

Segundo o repórter da Renascença no local os polícias disseram claramente que não fazem tensões de abandonar a praça.

Lviv é uma cidade do ocidente do país, tradicionalmente pró-europeu e contra este Governo.

A crise política na Ucrânia começou em finais de Novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar as relações com a Rússia. A situação agravou-se na terça-feira à noite com violentos confrontos entre a polícia e manifestantes na praça Maidan, junto ao parlamento de Kiev. Apesar das tréguas anunciadas na quarta-feira, a manhã de quinta foi marcada por uma escalada da violência e a morte de pelo menos mais 49 pessoas.

As divisões são agravadas também por factores linguísticos, geográficos e religiosos. Os ucranianos que vivem no Leste do país falam russo, pertencem à Igreja Ortodoxa Russa e sentem-se próximos de Moscovo, enquanto os ocidentais tendem a falar ucraniano, ser fiéis da Igreja Ortodoxa da Ucrânia ou Católicos de rito bizantino e sentem-se mais próximos do Ocidente.

Última edição:
Para quem pode voltar atras na tv sugiro que veja o programa footage da rai news deu as 1 da manha.

imagens muito graficas filmadas no terreno em kiev.

Gente a andar e do nada a cair como moscas.

Policias a serem abatidos.

E há alguma comparação possível entre a UE e a Rússia de Putin?

[:D]

Eu pensava que não, mas o rumo que isto está a tomar... assemelha-se.

Mas de qualquer modo, nota-se perfeitamente o fosso que divide a parte oriental da Ucrânia (pró-Rússia) e a parte ocidental (pró-UE). São tendências que não são, digamos... vinculativas. Nem os pró-Rússia desejam nova integração, nem os pró-UE desejam, com ardor, a integração na UE. E aqui, reside uma "nuance"... porque há uma parte que quer entrar na UE, outra não tem pressa, mas todos concordam numa aproximação ao Ocidente.

O mal é que a Europa e a UE são energeticamente dependentes. E dependem, em parte, da Rússia. A pressão feita à Rússia é sempre feita em função disso... entre outros factores.

A Ucrânia é um país falido, ou quase e vive de "tranches" emprestadas pela Rússia, que é a sua "troika"! Dai o interesse da Rússia em ter um presidente da Ucrânia pró-Rússia. E o à vontade com que se matam civis é sintomático do apoio Russo a este governo e da passividade da UE.

Voltar
Superior