Turbos a frio

Se bem que a dilatação térmica tenha os seus efeitos, o problema não é do turbo aquecer ou arrefecer, mas, como foi falado acima, da lubrificação. Tal como no caso dos pistões, também o turbo é menos lubrificado no arranque e paragem pq a bomba de óleo já não produz pressão no circuito. Não puxem a frio nem desliguem logo o carro após um grande esforço (agora não estejam ao ralenti durante 5 min., isso ainda faz pior!).
Como um professor de Tribologia me disse: o simples facto de existir uma bomba de óleo eléctrica para ajudar ao arranque e paragem prolongava em muito a vida dos motores.

Suponho que no caso do mini cooper s/d, ou dos bmw LCI com turbo em geral, com a introdução do sistema start/stop, estes possuam um sistema de protecção. O turbo poderia estar a ser esforçado e se hipoteticamente o carro se imobilizar num semáforo pouco depois, poderia ficar sem lubrificação.
Alguém sabe como funciona?

o meu carro começou a ser vendido em 1992 e ja vem com esse sistema!

quando ta frio corta +/- ás 6800rpm (zona da potencia maxima) quando ja ta quente é por volta das 7400/7500rpm...

de qualque maneira não é recomendavel andar a altas rotações com o motor a frio! lol

cumps

Eu tenho um carro com turbo e qnd ando um bocado mais rapido, deixo sempre o motor ligado ao relanti durante 1/2minutos... qnd ando sem puxar, raramente espero mais que 20/30segs!

Tb não gosto de puxar por ele a frio... dado que a temperatura do oleo no inico de marcha não é a certa para andar a fazer brincadeiras!!!

Cumpts

O tempo pode variar, parte um bocado do bom senso.
Se vim a abrir, deixo o motor ao "ralenti" por uns 30 segundos, pelo menos. Geralmente é o tempo de meter o telemóvel e a carteira na pasta, tirar os óculos de sol, meter os outros, pegar nas chaves de casa, etc...
Se meter o carro na garagem, então, só juntar a isso o tempo da manobra já dá para desligar o motor sem problemas [:D]

Mas geralmente o que faço é vir os últimos minutos da viagem sem dar uso ao turbo, mantendo o motor abaixo das 2.000rpm. Depois espero 10 a 20 segundos, e desligo.

Voltar
Superior