"Tugas na Estrada" VIDEO

Não sei como está a carga do camião e como o camionista teria de fazer a marcha-atrás.

Mas não é tão simples como dizer "o camião era o veiculo que tinha mais facilidade em recuar".

Lembro-me de trabalhar num armazém enorme, que a entrada cabiam à vontade 4 TIR, mas que para um entrar precisava de ajuda e era muito devagar.
Um camião não é um carro, nem tão pouco um Autocarro, é mais difícil este tipo de manobras.

O código diz que recuar quem estiver mais perto, estando os dois a distancias equivalentes recuam os ligeiros perante os pesados, mas depois no terreno na minha opinião deve imperar o bom senso é isso que me esforço por fazer quando conduzo, mas para isso tenho que encontrar alguém educado e de boa fé do outro lado que não é o caso do cromo do video, se fosse eu no yeti ou ele recuava ou ficávamos ali até vir a policia para resolver a situação.

Sim, Yeti continua com razao, ele nao estava à entrada e o Yeti estava, logo vais ceder passagem a quem? Logo cumpriu a sinalizaçao, nao estava ninguem avança, se o camiao chegou depois, temos pena, tem de esperar. Como ja disse N vezes, se fosse assim o Yeti nunca saia da passagem, porque estava sempre a chegar um carro e a fazer que ele ande para tras.

Mas faço-te outra pergunta para ver se percebes, chegas a um cruzamento, vês um carro a 200m, meteste, entras na via e passado 10m o carro bate-te por tras, quem a culpa? Tua porque nao respeitaste a sinalizaçao? É que, pela tua logica, é tua porque tinhas de lhe ceder passagem. Aqui é o mesmo, o carro ja estava na via, nao tinha de ceder passagem a ninguem, porque ainda antes de o camiao cruzar com o Astra, ja o Yeti estava na sua via, e ponho aqui ate uma prova:

O camiao estava a uns 2-3 metros da Astra, ja o Yeti estava na passagem, e ai so prova que:

1- Nao se colou à Astra como ja disseste.
2- Antes se quer do camiao estar perto da passagem ja la estava o Astra, logo o espertos nao sei para quem é mas certamente que o Astra nao tem culpa, o Yeti, quando o camiao chegou à passagem ja o mesmo estava no final.

Mas porque ele nao bloqueou o Astra? Pois... fica a pergunta.

Novamente, como basicamente tudos têm dito:

- O Astra ja estava na via antes do camiao se quer estar perto do cruzamento.
- O Yeti ja estava na via quando o camiao ja estava à entrada.
- O camiao era o veiculo que tinha mais facilidade em recuar, logo, era este que tinha de recuar e nao o Yeti.
- O camiao nao tomou os devidos cuidados ao aproximar-se da passagem e nisso nota-se na sua passagem, podia ir a travar, mas nao ia devagar e fez como muitos espertos fazem que é chegar a um cruzamento e meter a frente no meio da via e os outros que se desviem (como fizeram comigo ainda à 15 minutos, cruzamento com stop, e uma camioenta da rodoviaria meteu a frente bem dentro da via, se nao me tivesse desviado tinha batido na mesma, e tinha muita visibilidade).
- O Yeti, quando entrou, nao tinha ninguem para fazer valer o sinal, logo nao vai ceder passagem ao ar nem ficar à espera que chegue algum carro.

[;)]

Estás então a dizer que mesmo o Yeti vendo o camião, vendo a sinalização e tendo consciência que não consegue chegar ao fim da via estreita sem empatar o camião, ou seja, tem que obrigar o camião a ceder a prioridade ao Yeti, mesmo assim o comportamento dele é legitimo. Ok, a partir daqui ficas na tua, eu fico na minha e o CE fica na.... Na dele! [:)]

Assim sendo a sinalização não vale nada... É o primeiro a chegar. Ah não, tu dizes que a sinalização vale quando chegam os 2 ao mesmo tempo. Mas depois o CE tem regras válidas precisamente para essa circunstância..... Em que é que ficamos? Fica na tua, que estás bem...

Sobre a pergunta que fizeste é fácil de responder:

Se eu após esses 10 metros que tu referes, já vou no máximos dos valores legais de velocidade, basicamente circulo à mesma velocidade ou mais rápido do que o veiculo prioritário, então o acidente não ocorre.

Se por outro lado, eu faço a manobra devagar, se eu não tenho de a executar sem causar embaraço e empatar o veiculo prioritário, se este tem que travar e não consegue evitar o choque, então a culpa é minha. Mais fácil do que isto, é complicar. (pode-se colocar um pouco em causa o excesso de velocidade do veiculo prioritário, mas eu também tenho a responsabilidade de conseguir aferir isso, dentro de alguns limites de razoabilidade).

Ele não bloqueou o astra para evitar o choque com este. Obviamente que o astra vindo mais à frente o acidente tornava-se mais inevitável caso algum dos dois não travasse (no caso o camião).

Ordenado as tuas observações:

1-não sabes se o astra à entrada da via estreita não viu o camião.
2-idem anterior, desta vez para o Yeti.
3-para além de o camião não ter nada que recuar, também não sabes das condições de tráfego que ele tinha atrás de si. Já que apenas estamos a falar de opiniões...
4-a diferença para a tua situação é que o camião ao invés de ter um sinal de cedência de prioridade, tinha, antes isso, um sinal que lhe conferia prioridade. estás a confundir.
5-não sabes! Só eles os dois é que saberão se se viram antes da entrada do camião na via estreita. O resto são opiniões. Tu tens a tua e eu tenho a minha (que nunca a disse, aliás...). De qualquer forma, pelo que tu dizes, ele nem tinha que ver se vinha algum ou não (e isto é dito por ti), porque apenas prevalece a ordem de chegada à via estreita (e não cruzamento, conforme tu referes).

O código diz que recuar quem estiver mais perto, estando os dois a distancias equivalentes recuam os ligeiros perante os pesados, mas depois no terreno na minha opinião deve imperar o bom senso é isso que me esforço por fazer quando conduzo, mas para isso tenho que encontrar alguém educado e de boa fé do outro lado que não é o caso do cromo do video, se fosse eu no yeti ou ele recuava ou ficávamos ali até vir a policia para resolver a situação.

Não é bom senso, educação, opiniões e nem boa fé que se está a discutir. É a legitimidade que obriga o Yeti a fazer marcha atrás.

Ao fazeres finca pé com o camião estás no fundo a atuar da mesma forma que ele. Ou seja, todas essas acusações que fazes, são-te devolvidas.

Ainda por cima, à luz do CE, não tens razão! [:)]

Sim, a "razão" ele tinha do lado dele.
Estava a falar na dificuldade de um TIR (se for o caso) fazer manobras de marcha-atrás.

Agora vendo as coisas de um prisma diferente consigo dar razão ao Yeti, e com a ajuda da lei correctamente interpretada.
Mas lá está, não custava nada recuar 1 ou 2 ou 3 metros que fosse para o Yeti ir à vida dele.
Tivesse, ou não, a razão do lado dele.

Voltar
Superior