Troca do fole de transmissão

boiiing

New member
Boas,

Preciso de opiniões/sugestões acerca do seguinte, visto ter muito pouco conhecimento na área e de valores.

Fui à Norauto de Sintra trocar os pneus e detectaram que um dos foles de transmissão estaria roto. O orçamento que me apresentaram foi de aproximadamente 70€.

Pelo que li/percebi este problema pode originar consequências graves no carro. Mas o valor da reparação adequa-se?

Tenho um Renault Megane, de 2001. 1.4, 16V. Caso ajude.

Desde já obrigado,

Boiiing :)

Posso dizer-te que estás a ser roubado à grande.

Senão vê o seguinte, um fole de transmissão em casas de peças custa no máximo 15€ com IVA, vá...20€ no máximo sem desconto. O que significa que te levarão 50€ de mão de obra de algo que lhes demora aproximadamente 30min no máximo a mudar.

O meu conselho, vai a um mecânico de confiança ou alguma casa de mecânica e não aos sapateiros da norauto, verás que te levam provavelmente metade do valor [;)]

Acredito em ti [:D]

No orçamento consta:

Montagem 27.90€
Fole Universal DG3000: 15€
nº2 verificação geometria + reg. converg. dianteira : 25€

Não faço ideia que tipo de intervenção implica a troca do fole. Mas de facto parece-me um pouco exagerado.

Acredito em ti [:D]

No orçamento consta:

Montagem 27.90€
Fole Universal DG3000: 15€
nº2 verificação geometria + reg. converg. dianteira : 25€

Não faço ideia que tipo de intervenção implica a troca do fole. Mas de facto parece-me um pouco exagerado.

Por esse orçamento, nem estará muito fora de preço, atendendo que estão aí a incluir o alinhamento de direcção.

É o ponto 3. [;)]

Por esse orçamento, nem estará muito fora de preço, atendendo que estão aí a incluir o alinhamento de direcção.

É o ponto 3. [;)]

nto,

A troca do fole implica o alinhamento? Como troquei os pneus recentemente poderia ser desnecessário novo alinhamento.

Isto é a minha ignorância a falar.[;)]

Obrigado

nto,

A troca do fole implica o alinhamento? Como troquei os pneus recentemente poderia ser desnecessário novo alinhamento.

Isto é a minha ignorância a falar.[;)]

Obrigado

O ideal é alinhar, apesar de que já troquei sem alinhar e não notei nada de anormal, alinhei apenas depois mais tarde para descargo de consciência uma vez que ia à IPO.

Mas contudo, 15€ por um fole universal não deixa de ser um roubo, até porque é universal e pelo que vi na loja da norauto no outro dia, são uma bela....sim aquela palavra começada por "M".

Começaste o tópico com um erro grave: ir à Norauto, ainda por cima para montar pneus. A Norauto é o tipo de casa para quem não percebe do assunto, neste caso automóveis / mecânica. Principalmente devido à qualidade do material e dos preços que pratica.

Por exemplo, no caso dos pneus provavelmente foste influenciado pelo preço baixo dos mesmos. No entanto, paga-se a montagem, válvulas, calibração, alinhamento, etc. Numa casa de pneus até pode ser ligeiramente mais caro os mesmos pneus, mas apenas pagas os pneus e o alinhamento, se for necessário.

No caso dos foles a situação é idêntica. O preço do material é elevado, dá para comprar um par numa casa de peças ou mesmo indo directamente a uma oficina. A mão de obra a mesma coisa, isso demora cerca de 20 minutos, tendo em conta que o fole é universal e troca-se mais facilmente do que um específico para o modelo. E não é preciso alinhar a direcção.

Começaste o tópico com um erro grave: ir à Norauto, ainda por cima para montar pneus. A Norauto é o tipo de casa para quem não percebe do assunto, neste caso automóveis / mecânica. Principalmente devido à qualidade do material e dos preços que pratica.

Por exemplo, no caso dos pneus provavelmente foste influenciado pelo preço baixo dos mesmos. No entanto, paga-se a montagem, válvulas, calibração, alinhamento, etc. Numa casa de pneus até pode ser ligeiramente mais caro os mesmos pneus, mas apenas pagas os pneus e o alinhamento, se for necessário.

No caso dos foles a situação é idêntica. O preço do material é elevado, dá para comprar um par numa casa de peças ou mesmo indo directamente a uma oficina. A mão de obra a mesma coisa, isso demora cerca de 20 minutos, tendo em conta que o fole é universal e troca-se mais facilmente do que um específico para o modelo. E não é preciso alinhar a direcção.

Obrigado OFFICER e bruncamps pelas opiniões.

Fui à Norauto mais por comodidade, é um facto. Decidi experimentar pois a troca de pneus não conseguem "estragar muito" [:D]

O problema que tenho é não conhecer nenhuma oficinca/mecânico de confiança, pois estou muito verde nestas andanças.

O ideal é alinhar, apesar de que já troquei sem alinhar e não notei nada de anormal, alinhei apenas depois mais tarde para descargo de consciência uma vez que ia à IPO.

Mas contudo, 15€ por um fole universal não deixa de ser um roubo, até porque é universal e pelo que vi na loja da norauto no outro dia, são uma bela....sim aquela palavra começada por "M".

Desde quando um fole de transmissão é uma peça universal ? [:D]

Amigo mudar o fole de transmissão não é assim tão simples quanto pode parecer, tem alguma mão de obra, assim para lhe dizer por aqui , tem de tirar a roda desmontar o cubo tirar a homocinetica limpar tudo tirar o fole velho colocar o novo massa e braçadeiras novas , o valor se lhe comocarem um fole de origem , mais mão de obra, haaaaaa......... MAS NÃO ANDE COM ISSO ROTO, entra areia lá para dentro e a homocinetica vai desta para melhor.e depois é bem mais caro.Quanto ao alinhar ou não pode alinhar se quiser mas não é necessário porque nessa intervenção não se meche nos tirantes da direçao. ABRAÇOS

Última edição:
Amigo mudar o fole de transmissão não é assim tão simples quanto pode parecer, tem alguma mão de obra, assim para lhe dizer por aqui , tem de tirar a roda desmontar o cubo tirar a homocinetica limpar tudo tirar o fole velho colocar o novo massa e braçadeiras novas , o valor se lhe comocarem um fole de origem , mais mão de obra, haaaaaa......... MAS NÃO ANDE COM ISSO ROTO, entra areia lá para dentro e a homocinetica vai desta para melhor.e depois é bem mais caro. ABRAÇOS

sailor, obrigado.

A minha intenção é tratar disto, rapidamente. A questão é não me sentir confortável em dar 70€ à norauto para fazer o serviço, apesar de não perceber do assunto.

Sim. Ainda dá algum trabalho. Tive que trocar no clio dois foles: o do lado da transmissão e o da roda. Para além disso levou dois rolamentos traseiros e a brincadeira ficou por 270€. Por isso, o teu valor não me parece muito descabido.

Desde quando um fole de transmissão é uma peça universal ? [:D]

Para que conste a informação, existem foles universais e foles especificos para carros, pesquisar antes de mandar postas de pescada nunca fez mal a ninguém. Os que a norauto vende, são foles universais que dá para a maioria dos carros e são uma valente mer....[;)]

Para que conste a informação, existem foles universais e foles especificos para carros, pesquisar antes de mandar postas de pescada nunca fez mal a ninguém. Os que a norauto vende, são foles universais que dá para a maioria dos carros e são uma valente mer....[;)]

Isso levanta outra questão (de ignorante) na minha mente. :confused:

Ao pesquisar vi um fole da Bolk: Fole de transmissão (com acessórios) para o seu RENAULT MEGANE I (BA0/1_) 1.4 16V (BA0D, BA1H, BA0W, BA10) (95Cv)

Será aconselhado ? E posso colocar apenas um ?

Aconselhado é..agora se a marca bolk tem qualidade não te posso responder.

No meu meto blue print ou jakoparts, mas há por ai outras tantas marcas boas.

E sim, podes colocar só um, desde que seja só um que esteja danificado [:D]

No meu Clio á uns 2 ou 3 anos paguei mais de 60€ para mudar cada um dos foles,e não acho nada caro tendo em conta o trabalho que dá mudar isso num renault clio,no Megane não sei,noutras marcas é muito mais fácil!
Na semana passada reparei que o do lado direito estava outra vez furado,comprei o fole da concorrência,mais flexível que o de origem,mas especifico para o Renault clio com a respectiva massa e abraçadeiras por 5€,comprei a ferramenta de montagem por 11€ e montei-o eu!
Um amigo tinha-me dado um fole universal,mas pareceu-me pouco adequado!

Aproveitei o trabalho de estar todo cagado de massa e meti também discos e pastilhas da ATE por mais 80€,tinha bastante mais barato mas segundo dizem,ATE é do melhor!

No meu Clio á uns 2 ou 3 anos paguei mais de 60€ para mudar cada um dos foles,e não acho nada caro tendo em conta o trabalho que dá mudar isso num renault clio,no Megane não sei,noutras marcas é muito mais fácil!
Na semana passada reparei que o do lado direito estava outra vez furado,comprei o fole da concorrência,mais flexível que o de origem,mas especifico para o Renault clio com a respectiva massa e abraçadeiras por 5€,comprei a ferramenta de montagem por 11€ e montei-o eu!
Um amigo tinha-me dado um fole universal,mas pareceu-me pouco adequado!

Aproveitei o trabalho de estar todo cagado de massa e meti também discos e pastilhas da ATE por mais 80€,tinha bastante mais barato mas segundo dizem,ATE é do melhor!

Agradeço a partilha da experiência RIDER.

Já que me vou meter nisto pelo menos também vou por pastilhas novas na frente. Mas infelizmente tenho de pedir que o façam por mim...

Agradeço a partilha da experiência RIDER.

Já que me vou meter nisto pelo menos também vou por pastilhas novas na frente. Mas infelizmente tenho de pedir que o façam por mim...

Deixa lá, eu tb não gosto nada de sujar (não se pode escrever c@g@r!) as mãos! Para além de que o sabão e a água não são de borla pra todos e não estou para partir mais unhas!

Mas os foles e as pastilhas não têm nada a ver uns com outros! Só as vais mudar porque calhou na mesma altura a estarem ambos maus, certo?

PS: Eu tb não pesco nada de carros, por isso, quando preciso, recorro a Norautos e afins. O preço nem é mau e nem precisas de mexer no alinhamento da direcção, se for só pela substituição dos foles.

Voltar
Superior