Troca de carro - pedido de ajuda.

Zero

New member
Olá, bom dia a todos.

Sou proprietário de uma carrinha Mercedes Benz C250 de 2010, que nunca me deu problema nenhum, mas entretanto, em conversa com um amigo meu que tem um BMW Série 5 (530D) de 2006 (carro de garagem e com manutenções sempre feitas na marca), ele disse-me que ia trocar o carro por um mais recente e perguntou-me se eu queria ficar com ele.

O BMW está espetacular (imaculado) tanto a Mercedes como o BMW têm mais ou menos o mesmo número de Km (rondam os 60.000 km), basicamente são são utilizados para fazer estrada, não são carros para o dia a dia.

Como é lógico não pretendia ficar com os dois, mas fiquei com dúvidas se deveria ficar com o BMW e vender a carrinha.

O BMW tem mais motor e é mais carro, mas tenho algum receio que a manutenção seja mais cara, não faço questão de o levar à BMW, mas acredito que o material possa ser bam mais caro, embora por outro lado passava a poupar bastante mais no IUC ...

O que acham, será que vale a pena arriscar?

Obrigado

O carro dele de 2006 só tem 60000km? Se isso é real aconselho-te a ver primeiro o estado do filtro de particulas.

Vais subir de segmento, mas vais regredir 4 anos, ao mesmo tempo poupas no IUC (caso o 530d não seja importado).
O meu cunhado tem um 535d de 2005 e ainda é uma bela máquina, sem dúvida, no entanto os consumos daquilo... ui.... :sh)
Quanto à manutenção deverá ser equivalente à do teu Mercedes, prepara é as notas para a troca de pneus do 530d, se tiver as mesmas medidas que os do 535d do meu cunhado.

Quais os valores em questão? Ou fazes um grande negócio (mau para o teu amigo, o que é indesejável) ou então fica quieto. Uma carrinha segmento C premium com estes motores 2.0-2.2 são os carros mais cobiçados do mercado, haverá sempre mercado para isso. Um 530D que tem 12 anos, quando o quiseres vender daqui a uns anos ou vais penar ou vais baixar o preço.

Várias questões aparecem neste momento:

- Qual é o negócio em termos de €? Vendes o teu e é ela por ela ou tens que dar algo, ou ainda recuperas algo?
- Precisas dos 6 cilindros e do segmento acima do Bmw?
- Não tens receio da auto-combustão do Mercedes?
- Já nem pergunto pela diferença de consumo porque para os kms em causa, não deve ser significativo para a carteira.

- Qual é o negócio em termos de €? Vendes o teu e é ela por ela ou tens que dar algo, ou ainda recuperas algo?
R: o objetivo é o de oferecer o que o stand lhe oferece a ele na troca de carro.

R: Não preciso

R: Sim, tenho algum receio, essa é uma das questões que me leva a ponderar ...

- Já nem pergunto pela diferença de consumo porque para os kms em causa, não deve ser significativo para a carteira.
R: Sim, realmente como o carro é apenas usado para fazer estrada andam muito pouco os dois, mas confesso que pensava que o BMW gastasse mais, na prática numa viagem que fizemos os dois para o norte (cerca de 300km), sem puxar muito pelos carros (110/140) o meu gastou 5,9 e o BMW gastou 6,9.

O carro dele de 2006 só tem 60000km? Se isso é real aconselho-te a ver primeiro o estado do filtro de particulas.
R: O carro é do meu irmão, sempre bem estimado, manutenções em ordem e feitas na BMW.

Vais subir de segmento, mas vais regredir 4 anos, ao mesmo tempo poupas no IUC (caso o 530d não seja importado).
R: Sim carro nacional.

O meu cunhado tem um 535d de 2005 e ainda é uma bela máquina, sem dúvida, no entanto os consumos daquilo... ui....
R: Sim, na cidade o consuma daquilo é mesmo para esquecer, em estrada fico surpreendido com os consumos dele.

Quanto à manutenção deverá ser equivalente à do teu Mercedes, prepara é as notas para a troca de pneus do 530d, se tiver as mesmas medidas que os do 535d do meu cunhado.
R: Pois, também tenho algum receio disso. ...

Sabes se o valor de retoma do Bmw será semelhante ao valor de venda do teu carro? (isto presumindo que irás vender a um particular).

Outra hipótese seria entregares o teu nesse negócio e depois acertares as contas com o teu irmão.

Para colocares o negócio em cima da mesa, é porque "gostarias" de o fazer, ainda que sub-conscientemente. E os motivos até podem ser alguns. Se gostas do Bmw e o negócio te agradar, não vejo porque não. No entanto, há certamente contras:

- carro mais antigo
- mais gastador
- manutenção tendencialmente mais cara (também pela idade), mas acaba por ser uma incógnita.

R: o objetivo é o de oferecer o que o stand lhe oferece a ele na troca de carro.

R: Não preciso

R: Sim, tenho algum receio, essa é uma das questões que me leva a ponderar ...

R: Sim, realmente como o carro é apenas usado para fazer estrada andam muito pouco os dois, mas confesso que pensava que o BMW gastasse mais, na prática numa viagem que fizemos os dois para o norte (cerca de 300km), sem puxar muito pelos carros (110/140) o meu gastou 5,9 e o BMW gastou 6,9.

R: O carro é do meu irmão, sempre bem estimado, manutenções em ordem e feitas na BMW.

R: Sim carro nacional.

O meu cunhado tem um 535d de 2005 e ainda é uma bela máquina, sem dúvida, no entanto os consumos daquilo... ui....
R: Sim, na cidade o consuma daquilo é mesmo para esquecer, em estrada fico surpreendido com os consumos dele.

R: Pois, também tenho algum receio disso. ...

Como tinhas falado acima que era de um amigo teu... Se é do teu irmão, conheces bem o carro e as despesas que este tem para manutenção.
Assim, cabe a ti decidires se te é vantajoso.

Como tinhas falado acima que era de um amigo teu... Se é do teu irmão, conheces bem o carro e as despesas que este tem para manutenção.
Assim, cabe a ti decidires se te é vantajoso.

Eu sei as despesas que ele tem na manutenção do carro na BMW, mas se eu eventualmente ficasse com o carro ele nunca mais ia à BMW ... e relativamente à manutenção fora da BMW não sei se será como na mercedes onde se arranjam oficinas onde os preços são muito mais baixos ...

Nesse aspeto acho que será a mesma coisa
Eu sei as despesas que ele tem na manutenção do carro na BMW, mas se eu eventualmente ficasse com o carro ele nunca mais ia à BMW ... e relativamente à manutenção fora da BMW não sei se será como na mercedes onde se arranjam oficinas onde os preços são muito mais baixos ...

Eu não trocava. A BMW é praticamente de 2 gerações atrás.
Não conhecendo os 2 carros e extras em detalhe, também acho que provavelmente o BMW deverá estar alguns pontos atrás em termos de gadgets, ajudas à condução e aspecto um pouco antiquado no interior, fazendo do Mercedes mais bulletproof.

Depois o Mercedes acho que já tem motor Euro6, o BMW é Euro5, pelo que mais dia menos dia, estas restrições todas ao diesel passarem também para Portugal vais ter um problema, ou queda (ainda maior) na revenda do BM...

Eu não trocava. A BMW é praticamente de 2 gerações atrás.
Não conhecendo os 2 carros e extras em detalhe, também acho que provavelmente o BMW deverá estar alguns pontos atrás em termos de gadgets, ajudas à condução e aspecto um pouco antiquado no interior, fazendo do Mercedes mais bulletproof.

Depois o Mercedes acho que já tem motor Euro6, o BMW é Euro5, pelo que mais dia menos dia, estas restrições todas ao diesel passarem também para Portugal vais ter um problema, ou queda (ainda maior) na revenda do BM...

apr:) Obrigado pela resposta. Fiquei esclarecido e sem dúvidas. Não vou trocar.

Vale o que vale, mas eu trocava. Nem pensava duas vezes. Ainda para mais sabendo que é do teu irmão.

A única coisa que me estava a fazer hesitar era mesmo isso. Eu tenho a certeza que o carro está em excelente estado, sem batidas, km reais estimado como novo, sem riscos sem batidas, revisões feitas na hora e na BMW (embora isso valha o que vale ...), e principalmente a vantagem do IUC, o receio daquelas combustões "espontâneas"das mercedes ...

O que me leva a dizer não é mesmo o receio de ter uma manutenção mais cara que a mercedes (fora da BMW), aquela questão da poluição e das restrições nas cidades, e o facto de ter mais 4 anos (embora na prática no que se refere às inspeções quer um quer o outro já têm inspeções anuais ....

Enfim ...

Voltar
Superior