Trigonometria - dúvidas

LiveStrong

New member
Boa tarde!

Tenho algumas dúvidas num exercício de resolver equações trigonométricas. Se alguém me pudesse ajudar, agradecia! Não sei fazer estas três alíneas! Já tentei fazer mas nunca chego ao resultado esperado, e não sei onde estou a errar. Será que me podiam mostrar como fazer, se faz favor?
Aqui vai:

a) sen x (cos x - 1) = 0
b) sen (2x + π/4) = tg π/4 --> (π = símbolo pi)
c) cos^2 x + cos x = 0 --> (^2 = ao quadrado)

Mais uma vez, obrigada!

Última edição:
E as dúvidas quais são?!

O que queres saber mesmo?
O valor de x?

fazes os círculos básicos de 0 a Pi e verificas os andamentos das curvas sen x e cos x.
A tangente x não é uma curva, pois aos 90º (pi/2) não existe.

Faz os gráficos e percebes tudo o que escreveste.

"faz as continhas de merceeiro", para matemática e afins nunca vi nada melhor do que fazer tudo tim tim por tim tim. Descobres sempre o erro, se existir.

a) sen x (cos x - 1) = 0
sen x = 0 v cos x = 1
x= 0 v x=Pi v x= 0
x = Pi * n, com n € Z [:D]

b) sen (2x + π/4) = tg π/4 --> (π = símbolo pi)
Tenho de rever as fórmulas...

c) cos^2 x + cos x = 0 --> (^2 = ao quadrado)
Pelo menos Pi é solução (cos(Pi)=-1)
Acho que é algo como x= 2*Pi*n + Pi (sem certezas)

PS: Apagaste algumas equações?

Última edição:
E as dúvidas quais são?!

O que queres saber mesmo?
O valor de x?

fazes os círculos básicos de 0 a Pi e verificas os andamentos das curvas sen x e cos x.
A tangente x não é uma curva, pois aos 90º (pi/2) não existe.

Faz os gráficos e percebes tudo o que escreveste.

"faz as continhas de merceeiro", para matemática e afins nunca vi nada melhor do que fazer tudo tim tim por tim tim. Descobres sempre o erro, se existir.

O que eu quero saber é a "expressão geral", aquilo do x = θ + 2kpi ou x= pi - θ + 2kpi, k E Z..

Sim, apaguei, estava a copiar as alíneas em que tinha dúvidas, mas depois reparei que estava a copiar também aquelas que já tinha feito. São apenas estas..

Voltar
Superior