Tributo Pearl Jam

-Pearl Jam- Nome nascido da compota da vovó Pearl do Eddie, que se dizia ser alucinogénica (compota=jam).
Os Pearl Jam fixaram uma fundação musical que ficaria a ser conhecida simplesmente por Grunge. A banda tomou forma depois da morte por overdose de heroína do vocalista dos Mother Love Bone. Após o sucedido o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament recrutaram o guitarrista solo Mike McCready, Dave Krusen para a bateria e Eddie Vedder para a voz... nasceram assim os Pearl Jam.

Instalados em Seattle, os Pearl Jam, juntamente com bandas como os Nirvana e os Soundgarden, abraçavam o objectivo de trazer a música alternativa para a frente da cultura americana.

Histórias
Editaram "Ten" em '91, combinando o estilo rock dos '70 com letras interventivas e riffs pesados. Num piscar de olhos, "Ten" escalou os principais TOPS e vendeu milhões de cópias por todo o mundo. Os Pearl Jam, contudo, não olhavam a fama com bons olhos, consideravam-se Low Profile... com as letras "Alive", "Evenflow" e "Black", Vedder a banda pintavam quadros negros de depressão, suicídio e de um mundo frouxo em geral. PJ tornaram-se a voz de uma nova e descontente geração de adolescentes que ficou conhecida como Generation X.
A posição anti-prepotência e anti-fama dos Pearl Jam fizeram-nos recusar a elaboração de quaisquer vídeos e afins para o 2º álbum, "Vs", que saiu em '93. Este álbum contou com um novo baterista, Dave Abbruzzese, que foi convidado após Krusen ter decidido deixar a banda. Numa era em que os records de vendas pareciam ser dominados pela rádio e pelos videoclips, enfim publicidade, "Vs" vingou e chegou ao estatuto de multiplatina à imagem do seu antecessor, "Ten".

Na Primavera de '94 entraram em tour de promoção do "Vs"... viriam mais tarde a cancelar a tour de Verão devido à acesa batalha que andavam a travar com a gigantesca agência de bilhetes, Ticketmaster. Assim, aproveitaram para re-entrar em estúdio, substituíram Abbruzzese pelo baterista dos Red Hot Chili Peppers Jack Irons e gravaram o 3º álbum, Vitalogy. Esse mesmo, que inicialmente foi editado apenas em vinyl, rapidamente trepou os TOPS e atingiu de novo multiplatina. Nos primórdios de '95, o Departamento de Justiça lado a lado com a Ticketmaster, terminaram os 2 anos de luta entre os Pearl Jam e a agência.

Histórias
Nesse ano Pearl Jam e Neil Young, após grandes sucessos juntos frente ao público, entraram em estúdio e gravaram a edição de '95 de Young, "Mirror Ball".
Um pouco apagados e fora de olhares, PJ entraram em estúdio no verão de '96 para gravar o album "No Code".

O 5º álbum de estúdio, "Yield", foi lançado em Fevereiro de '98, a banda organizou uma tour mundial em suporte a este disco que arrasou completamente a Austrália em Janeiro. Editaram "Live On Two Legs" também nesse ano, um album ao vivo muito esperado.

O álbum, "Binaural", saiu em Maio de 2000... no mesmo ano entraram numa tour europeia e lançaram quase um álbum por concerto. Em 2000/01 o mesmo aconteceu mas desta vez nos E.U.A. (NorthAm Bootlegs).

Depois de uma temporada em estúdio, Lançaram a 12 de Novembro de 2002 o último album, Riot Act. Este teve também lugar nos TOPS apesar de ter passado um pouco despercebido junto da comunidade PJ em geral. A Tour desta vez não passa por Portugal, cinge-se à Austrália, Japão e U.S. Vão ser de novo editados em cd todos os concertos que podem apenas ser adquiridos no site oficial.

Espera-se a edição de um B-Side de raridades para breve... vamos esperar!

O Grupo

Mike McCready
Nascido a 5 de Abril de 1964 em Pensacola, Florida. Esteve na banda Shadow. As suas influências incluem KISS, Hendrix. Membro dos Mad Season com Layne Staley dos Alice in Chains. Amigo de Mr. Potatohead. Esteve nos Temple of the Dog. Guitarrista... solos de guitarra sónicos. Gear

Eddie Vedder
Nascido a 23 de Dezembro de 1964 em Evanston, Illinois. Vocalísta, letrísta, Guitarra rítmica. Participa na parte artística PJ dos albums dos PJ. Toca acordiom e harmónica. Esteve no passado na Bad Radio. Esteve nos Temple of the Dog. Mestre de cerimónias & ás vezes DJ. Participou no filme, "Singles". Passado por basketball, especialmente Chicago Bulls. Gear

Stone Gossard
Nascido a 20 de Julho de 1965 em Seattle, Washington. A sua 1ª banda foram os March of Crimes. Foi membro original dos Green River e Mother Love Bone. Membro dos Brad. Esteve nos Temple of the Dog. Possui uma editora - Loosegroove Records. Influências: Led Zeppelin, KISS, Hendrix, funk and rap. Teclados & vozes, Guitarra rítmica...extraordinário inventor de riffs. Participou no filme, "Singles". Gear

Jeff Ament
Nascido a 10 de Março de 1963 em Big Sandy, Montana. Membro original dos Green River e Mother Love Bone. Membro dos Three Fish. Entrou no curso de design gráfico. Faz a parte artística dos albums dos PJ. Esteve nos Temple of the Dog. Baixista...energético e melódico. Participou no filme, "Singles". Gear

Matt Cameron
Actuou com: Soundgarden, Wellwater Conspiracy, Pearl Jam, Hater, Temple of the dog, Tone Dogs, Skin Yard, Chris Cornell, Ben Shepherd. Cameron etá actualmente com os Pearl Jam. Os membros da banda avaliaram os seus dotes na tour de Verão e é sem dúvida considerado o melhor baterista pela crítica. Nome: Matthew D. Cameron. Nascido em: 28 de Novembro de 1962. Nickname: 'Foo. Influências: Jimmy Hendrix..

Nada como recorrer a net pra irmos acompanhando a banda (pelo menos falo por mim). Existem já alguns videos da tourne sul-americana q fizeram durante os ultimos meses.
Como curiosidade deixo estes videos:

- aqui Eddie Vedder tenta falar português antes de tocar "man of the hour"
http://video.google.com/videoplay?docid=7254617388205694255

- Alive & Keep On Rocking in the Free World ao vivo em Sao Paulo. Duas musicas tocadas com muita paixao, recomendo uma vista de olhos
http://video.google.com/videoplay?docid=1863831644664153784

- Versão em espanhol do "It's Ok" dos Dead Moon (musica q por vezes toca no meio da "daugther")
http://video.google.com/videoplay?docid=3343661434653893275

Enjoy

Gosto muito dessa. Mas a melhor pra mim é a "Alive" por tudo o que significa, pela letra, pela musica, enfim.
Mas das mais recentes, e entre tantas outras de que gosto muito, adoro a "Sad" (Album Lost Dogs)

"all the photographs are peeling
and colors turn to gray, he's stayin'
in his room with memories for days, he faced
an undertow of futures laid to waste, embraced
by the loss of one he could not replace
and there's no reason that she'd pass
and there is no god with the plan, it's sad
and his holiness is proof, it's sad
he could only love you, it's sad
the door swings through a passing fable
a fate we may delay, we say
holding on, to live within our embrace
eleven nights, he laid in bed
hoping that dreams would bring her back, it's sad
he could only love you, it's sad
holding his last breath, believing
he'll make his way
but she's not forgotten
he's haunted
he's searching for escape
if just one wish could bring her back, it's sent
he will always love you, it's sad"

citação:Originalmente colocada por ricardop

Pois, eu compreendo! Mas mais "amorosa" deve ser a "Last Kiss" embora nao seja uma musica deles!

Essa do last kiss sinceramente enchi de ouvir muito por culpa das radios que passavam todas as horas... ainda me lembro quano era puto... na radio comercial houve um dia que passaram 24 horas Pearl jam foi a put@ da loucura[8D]

Graaande banda..tenho mesmo muita coisa deles.. ja fui mais fã renhido, cria ter tudo e tal.. nao passava um dia sem ouvir..:)
Mas marcaram-me muito ( e plos vistos a mta gente ) porque fui acompanhando ao longo dos anos e assim cada album me marcou de maneira diferente ( memorias e sentimentos gravados nas musicas ).. eles conseguem criar um sentimento de identificaçao pessoal e muito intima em milhoes de pessoas..marcam por dentro, entram na vida intima da pessoa, a musica envolve-se com memorias diferentes com intensidades e significados diferentes em cada pessoa, etc..incrivel,pura arte...

Ainda hoje é a minha banda favorita embora os Tool façam muito melhor musica e o Maynard tenha de facto melhor voz ( por mais incrivel ou quase impossivel que pareça :D)

Só é pena as vezes que nos visitaram.. 2 [xx(][xx(] e mesmo assim ha pessoal aqui que cai na ingenuidade de acreditar que Portugal seja mais que outro destino e mais um concerto pra eles..:D
No Brasil o Eddie falou frases inteiras em Portugues no Rock in Rio de lá e claro ( ha e tal sao o melhor publico de sp.. we love u.. etc..lol )como em todo o lado.. OBVIO

Mas sao de facto eternos genios do rock..nota maxima

Cumps

Uma banda de referência. Para mim são o rosto do puro grunge. Será que há aqui alguém que tenha assistido à "Jam session" que eles deram num bar Lisboeta? Na altura do concerto do Restelo, lembro-me ter ouvido que eles tinham tocado uns acordes, como perfeitos desconhecidos...

E quem não se lembra do agradecimento ao Bubas por lhe ter emprestado a tábua e o fato para surfar...

É uma banda de ref.ª, fez parte da minha infância.

Para mim o "versus" e o "ten" são ainda os melhores álbuns de sempre...e a seguir o "Vitalogy"

Exclente tópico!!![^][^][^][^][^][^][^]

There has been a lot of rumors going around about the release date for Pearl Jam's new album. We still do not have any confirmed date, however an observant fan who works at a music store noticed a release schedule update issued by Sony Music/BMG (PJ's new record label, J Records is part of BMG). The release schedule lists May as the month slated for release. This information is subject to change and should still be considered "rumor" status, but it's something a little more solid than what people have been saying on various radio stations.

Thanks to efroten for the heads up.
ADDITION 1/31/2006: The Sofia News Agency reports on several possible summer concerts, one of them being Pearl Jam on September 6. This tends to fit in with the rumors that a 2006 PJ tour would start in the US in the summer and venture to Europe in the late summer or early fall. Again, we'd like to stress that these are rumors, and nothing is even close to official at this point.

A minha cultura musical acho que estagnou por volta dessa altura. Para mim a época de '90 foi brutal e Nirvana a minha banda de eleição - apesar de já não ouvir à bastante tempo. Mas pronto, fica cá sempre aquele "bixinho" e quando se volta a ouvir relembram-se coisas boas.
Peal Jam está no lote de "segundas" bandas preferidas mas aquele album que venero, e que ainda ando com ele no carro, é mesmo o TEN. Para mim podiam ter parado nessa altura :P , foi mesmo um album em que todas as músicas se aproveitam. Não que os outros não sejam bons mas aquele teve aquele toque...aquele sentimento...aquela energia que se viu bem no unplugged (:
Os dois ultimos albuns prefiro não comentar :x não levem a mal mas...apesar de gostar das músicas acho que já 'tão demasiado "descontraídas".Talvez se já tivessem terminado pela altura do Binaural não lhes tinha ficado mal. Enfim, cada um tem a sua opinião e já tive chatisses por dizer isto a grandes fãns da banda :P mas espero que aqui não seja o caso.
Cumprimentos

Acho que aqui não vais encontrar essas chatisses, pelo menos falo por mim.
Como quase toda a gente, tb considero TEN o melhor album deles, por diversas razoes, por ser o 1º, por ter músicas maravilhosas e letras espectaculares (algo q Eddie vedder já nos habituou). Mas ha que ver que eles já existem ha mais de 15 anos, e nesse tempo as coisas mudam e a música não é excepção. Além disso, aqueles "jovens" de 20 e picos anos com cabelo grande e que faziam grandes loucuras em 1991, tem agora perto de 40, são pais de filhos e amadureceram (seja la o q isso for).

Admito que o Binaural me surpreendeu muito, por sair fora da esfera q nos tinham habituado, mas por outro lado nao deixou de ser uma agradavel surpresa. Mais calmos, quiça até, mais refinados, o album tem musicas boas e outras nem tanto. O mesmo aconteceu com Riot Act, mas achei bem melhor que Binaural embora dentro da mesma onda. Nota-se claramente q o estilo e a maneira de fazer musica mudou (basta ouvir por exemplo SAD, q esta no album Lost Dogs), mas é a tal coisa, ha quem diga q vinho do porto nao presta :)

Do que se fala sobre este novo album, é que a banda volta aos sons que os caracterizaram, mais rock, com mais alma, talvez seja aquilo porque mts fans aguardam se calhar desde o ten! Aproveito pra te dizer que na pag anterior ou na 1, pus la uma musica q poderá estar no novo album deles, e se a ouvires, notas q eles estao a voltar ao velho som deles.

Pois é meus amigos, noticias fresquinhas do mundo Pearl Jam. Ao que parece o novo album sai a 2 de Maio.
Neste site podem encontrar um pouco do single de apresentação que vai começar a rodar nas radios. Chama-se "Worldwide Suicide" e tal como vos disse uns posts atras, é aquela musica que já ca tinha ha algum tempo e que saquei de 1 site da net, com o ensaio dessa musica. Como era de esperar ficou diferente a versão final, e parece que, tal como a banda anunciou, este novo album retoma os sons de antigamente. Vamos ver o que sai dali.

Toda a info em -> http://www.fmqbproductions.com/epks/2006/pearljam/download.html

Boas,

ao que parece a estação de radio 1077theend (http://1077theend.com/) transmitou já o novo album dos Pearl Jam. Fica ai a música completa do novo single, world wide suicide. Aceitam-se opiniões e criticas :)

http://beta.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=4C2189027504BAB6

Já agora o alinhamento do novo album será:

01 Life Wasted
02 World Wide Suicide
03 Comatose (formerly Crapshoot)
04 Severed Hand
05 Marker In The Sand
06 Parachutes
07 Unemployable
08 Big Wave
09 Gone
10 Wasted Reprise
11 Army Reserve
12 Come Back
13 Inside Job

No dia 8 de Março o single é disponibilizado para download gratuito.

Já é possível ouvir versões ripadas, mas a qualidade ainda está longe de ser perfeita, por isso só mesmo dia 8 se poderão comprovar todas as potencialidades desta "World Wide Suicide".
À partida parece-me ser uma excelente música, mas prefiro a Crapshoot/Comatose e a Gone, outras 2 músicas do novo album que já foram tocadas ao vivo.

O Cd sai dia 2 de Maio e irá chamar-se simplesmente "Pearl Jam".

Diz quem já ouviu que o som é globalmente parecido com o "Vitalogy", simplesmente o melhor album da História (na minha humilde opinião).

Por isso, estou ansioso que chegue o dia tão aguardado.

Faço aqui um update do tópico, agora que já ouvi a versão oficial da World Wide Suicide, assim como a Unemployable, que também fará parte do novo album.

São duas músicas muito diferentes, sendo a World Wide Suicide uma música mais "light", muito rápida com uma batida pesada.
A unemployable é uma música diferente daquilo que os Pearl Jam nos habituaram. Primeiro estranha-se depois entranha-se. Eu não gostei muito a primeira vez que ouvi e agora acho muito boa. Tem uma grande profundidade, tanto a nível da música como da letra.

Por isso, boas perspectivas para o novo album. Ainda não ouvi nenhuma musica que me deixasse de boca aberta, mas acredito que lá para o meio existam algumas músicas absolutamente fantásticas.

É esperar pelo dia 2 de Maio.

Voltar
Superior