Travagem e motor - Que relação?

Pauliteiro

New member
Boas,

Há dois dias tive que trocar todo o sistema de travagem traseiro porque andava a perder óleo pelos bombitos e tinha tubos gretados e dei por isso porque em certas alturas o pedal afundava.

Visto isto, oficina troca tudo e trava que é maravilha.

Mas agora surgiram-me duas questões que não me fazem o mínimo sentido:

- Em aceleração normal o motor (60 póneis) dispara a rotação sem o mínimo sentido*
- Quando parado o relantim sobe até às 1500rpm e quando travo fica nos normais 900

*Aconteceu-me durante uma ultrapassagem e como sei o motor que tenho, comecei-a apenas quando sabia que ia ter tempo e espaço suficiente para o fazer. Comecei em 3ª às 2000 e quando dou por mim tenho o carro a sair disparado, tal e como como se tivesse metido vitaminas no bucho, e quando olhei para o quadrante já ele vai a gritar às 3500, sem aceleração da minha parte que o justificasse (já o tenho há 2 anos e conheço minimamente o que ele consegue e não, bem como a força necessária para ele acelerar "qb"); mesmo em condução normal deixou de estar asmático e com a condução de sempre ele não me pede reduções onde tipicamente o fazia.

Fui perguntar ao mecânico que raio tinha ele feito ao motor, porque ele está naturalmente mais acelerado e ele disse-me que não há rigorosa relação entre uma coisa e outra - como eu suspeitava. Apenas me disse que o servo-freio se serve do motor, mas não mais do que isso.

No meio de tudo isso foi mudado o óleo dos travões que já teria 3 anos, mas mais uma vez sem relação (aparente).

Alguém me consegue explicar este bruxedo?

Pode ser, embora não fosse lógico que fossem mexer nesta parte...
Quanto muito creio que mexeram no reservatório do óleo (mal seria, se o trocaram) mas a entrada de ar não o ia afogar em vez de o tornar mais solto?

Até o consumo me aparenta que aumentou, mas isso só posso garantir quando o depósito terminar.

Tem 20 mil kms, não será daí, até porque a velocidade aumentou em conformidade (no caso do meu aumentou perto de 30km/h entre as 2000 e as 3500).

Um colega deu-me a ideia que o motivo do motor estar mais solto é que as maxilas podiam, de alguma forma, ir sempre a travar.

É uma hipótese, mas isso teria dado sinais, além de não ter notado nenhum desgaste fora do normal nas antigas

Um colega deu-me a ideia que o motivo do motor estar mais solto é que as maxilas podiam, de alguma forma, ir sempre a travar.

É uma hipótese, mas isso teria dado sinais, além de não ter notado nenhum desgaste fora do normal nas antigas

É o mais plausível. Mas não te cheirava a queimado?

Isso é fuga de ar, quase de certeza, no tubo que liga o servo-freio ao colector de admissão. Como a "puxada" para o servo-freio fica a seguir à borboleta do acelerador, havendo aí uma fuga/entrada de ar, é normal que o carro acelere mesmo sem pisar o pedal... [;)]

Voltar
Superior