trava mal

pjpereira

New member
o meu Ibiza vai de mal a pior a nível de travagem ...
nem vou falar onde já fui , o disseram , fizeram etc ...
resolvi eu resolver esta ***** umas vez por todas ...

vi este video :
https://www.youtube.com/watch?v=KpluirDq3CQ
mais ou menos ao minuto 3:38 ele diz que o embolo se tiver marado dá para ouvir ar no pedal , e de facto se eu injetar o pedal de travão oiço tipo um txiiii dá a sensação de ar a sair ...

sintomas do carro , para travar tenho que travar com os dois pes e mesmo assim ele se tiver a descer não quer parar ...

será que tenho o servo freio na sucata ... que testes posso fazer para saber se é do servo ou freio ou não ?

por favor os mais entendidos deem por favor aqui uma travagem neste tópico ...

obrigados a todos

o carro é um seat Ibiza 6k2 sem abs

Verifica o tubo de vacuo que liga ao servo freio !

Tu mesmo com o carro desligado consegues travar mas tens de fazer muito mais força , e o servo freio á para ajudar isso mesmo .

ele quando carregamos com a tal força é como se as pastilhas encostassem ao disco mas estas não tivessem força para parar os discos ...

Se afundares o pedal todo, mesmo que lentamente, com o carro desligado, não estando a perder oleo dos travões: Bomba central de travões

Se carregares no pedal de travão até ficar rijo, com o carro desligado e depois ligares com o pedal pressionar e descer um pouco, é porque o servo freio está bom, se não houver diferença: servo freio

No caso de a suspeita ser o servo freio convém dar uma olhadela à tubagem de vacuo.

Já agora, aproveitando o tópico mas não o querendo (roubar) aproveito para perguntar até que ponto um conjunto de discos / pastilhas pode influenciar na capacidade/feeling de uma travagem normalíssima do dia a dia.

Estou a perguntar porque de há uns tempos para cá sinto que o carro não trava como já travou. Se eu travar a fundo, dá ideia que o carro nem trava mal de todo mas numa travagem "normal" não se sente o carro a "estancar" como acontecia. A travagem parece muito mais esponjosa. As pastilhas ainda têm material e os discos também, apesar dos discos já terem sido rectificados e nunca terem ficado a 100% (o problema já acontecia antes da rectificação).

Cheguei a ter uns problemas de uns tubos de vácuo que se soltavam, na altura até os substitui e nunca mais dei por esse problema. Na oficina começaram a apontar talvez para o servo-freio mas depois disseram que não notavam nada de especial, que deviam ser mesmo os discos e/ou pastilhas. Como ambos ainda têm material para uns bons km, custa-me ir comprar um kit novo só para testar e depois não ser disso.

Já agora, aproveitando o tópico mas não o querendo (roubar) aproveito para perguntar até que ponto um conjunto de discos / pastilhas pode influenciar na capacidade/feeling de uma travagem normalíssima do dia a dia.

Estou a perguntar porque de há uns tempos para cá sinto que o carro não trava como já travou. Se eu travar a fundo, dá ideia que o carro nem trava mal de todo mas numa travagem "normal" não se sente o carro a "estancar" como acontecia. A travagem parece muito mais esponjosa. As pastilhas ainda têm material e os discos também, apesar dos discos já terem sido rectificados e nunca terem ficado a 100% (o problema já acontecia antes da rectificação).

Cheguei a ter uns problemas de uns tubos de vácuo que se soltavam, na altura até os substitui e nunca mais dei por esse problema. Na oficina começaram a apontar talvez para o servo-freio mas depois disseram que não notavam nada de especial, que deviam ser mesmo os discos e/ou pastilhas. Como ambos ainda têm material para uns bons km, custa-me ir comprar um kit novo só para testar e depois não ser disso.

O oleo dos travoes já tem quantos anos?

Se fores carregando com pouca força no pedal e ele ir descendo sem parar, e só parar no tapete, diz adeus à bomba central de travões, isto considerando que não perdes óleo e o circuito está sem ar.

O oleo dos travoes já tem quantos anos?

Não tem muitos, talvez 3 ou 4 no máximo. Recordo-me, porque na altura até foi um problema para sangrar aquilo. O mecânico teimava em fazer de uma forma e aí é que o carro não travava absolutamente nada. Depois lá vi pelo manual técnico e tinha de ser em X.

Se fores carregando com pouca força no pedal e ele ir descendo sem parar, e só parar no tapete, diz adeus à bomba central de travões, isto considerando que não perdes óleo e o circuito está sem ar.

vou testar isso amanhã e deixo aqui o resultado , não quero que este tópico seja só para mim , seja para muito que têm o problema que eu tenho

Não tem muitos, talvez 3 ou 4 no máximo. Recordo-me, porque na altura até foi um problema para sangrar aquilo. O mecânico teimava em fazer de uma forma e aí é que o carro não travava absolutamente nada. Depois lá vi pelo manual técnico e tinha de ser em X.

se o oleo tem 3 anos , està bom para trocar

precisa ver se os pistoes tb trabalham bem ( se saiem fàçil ) e se as pastilhas deslizam bem nas pinças
pode desmontar as pastilhas , limpar tudo , assoprar , passar lixa , e uma massa de alta pressao tipo masse com cobre onde as pastilhas deslizam

Voltar
Superior