"Manhã" é um periodo alargado de tempo. A minha manhã costuma começar algures entre as 5 e as 6h(nao, n sou padeiro) pelo q demoro cerca de 10/15min nesse trajecto.
Penso ja ter sido referido mas pela minha experiencia, da margem sul para lisboa a hora de pta começa às 7.30 e distende-se até cerca das 10.30h(agora ja toda a gente tem vontade de trabalhar, a partir das 6.30h ja começa algum transito perto do tabuleiro da pte e por volta das 9.30h os desempregados ja começam tb a sua "vidota" de lazer). Tratando-se duma 2ªfeira e inicio do mes(tal como nas 6ªs e um pouco nas 4ªs) o transito acresce(ha q gastar o ordenado q está a fazer comichao na conta) e é nestes dias q o periodo se distende mais(normalmente até 10.30/11h) pelo que ha q ter em atençao este facto-se estiver a chover entao torna-se caotico.
A partir da Pte o "normal" congestionamento nos acessos às saidas dos diversos destinos(coisa para poucos minutos) e chegado à A5 via livre(ou quase) até perto do final. Costumo sair no Tagus Park(saida cacem) e ir apanhar a IC19 nessa fase até sintra(aqui tb no final ha algum transito).
Uma alternativa é a nova ICxxx mas n tenho experiencia ja q das poucas vezes q la passei achei a portagem exorbitante.
Assim a minha sugestao é ires cedo(aproveitas e das um salto à praia para aclarar ideias) ou vais tarde(a partir das 10h).
Os transportes publicos sinceramente acho q estao fora de questao-fui 1x para o Tagus Park tive de mudar de transporte "apenas" 4x, demorei cerca de 2h, senti-me claustrofobico e bem mais leve na carteira(q incentivo a andar de TP's..).
Ainda ha 2 semanas tive na alemanha percorri uns 150kms de comboio, mudei 1x, horarios cumpridos, toda a info disponivel, e principalmente conforto e bem estar nos TP's.