Trânsito no Porto.

Celsius

Well-known member
Sou só eu que acho o trânsito no Porto horrível?

É que desde Setembro para cá tenho andado por Lx e nestes dias fui ao Porto e apanhei sempre fila para a entrada na VCI (de quem vem da A3). E nem era hora de ponta!

Em Lisboa nunca apanhei fila até agora! Claro que não me meto a ir ou vir para a Margem Sul e para Cascais/Sintra...

O grande problema aí é que vem tudo "à vontade" em 4 faixas, sendo que depois o fluxo é dividido em duas para cada lado (2 no sentido ponte Arrabida e outras 2 sentido ponte Freixo).

Mas além desse problema, é que mesmo as 2 da ponte do Freixo passam logo a ser 1 via para entrar na VCI e quando estes entram na VCI tem logo de seguida a saída das Antas, logo acaba por se acumular os que querem entrar na VCI com os que querem saír... [s)]

Última edição:
É esquesitissima essa entrada. Como dizes há 4 faixas dps passam para 2, dps há um um "cotovelo" mto fechado altura em que passa para uma faixa apenas e para cumulo ainda se perde prioridade a entrar na VCI!

Não percebi, porque é que haveria de ter prioridade?
Nada se perdia que houvesse uma via reservada na VCI para quem vem desse lado. Desse modo evitar-se-ia filas para quem vem da A3 e tb para quem já segue na VCI.
Uma medida simples para evitar perdas de tempo e potenciais acidentes, tal como acontece ao presente.

Nada se perdia que houvesse uma via reservada na VCI para quem vem desse lado. Desse modo evitar-se-ia filas para quem vem da A3 e tb para quem já segue na VCI.
Uma medida simples para evitar perdas de tempo e potenciais acidentes, tal como acontece ao presente.

Ou seja, cortavas uma das três vias da VCI para que, quem entrasse na mesma pela A3, tivesse semi-prioridade (sim, porque essas vias continuam a ter cedência de passagem), tal como acontece para quem sai da A28 e entra na A41, certo?

Não sei se seria uma boa medida... O problema que encontro é a proximidade com ramal seguinte (Antas - Areosa) que, também, tem graves problemas de trânsito. Ou seja, quem viesse da VCI para as Antas, teria que passar da faixa central para a mais à direita, levando com o trânsito da A3 que, por sua vez, teria que (novamente) ceder passagem... Seja como for, é sempre uma ideia! [;)]

Um outro aparte: Como podes comparar o trânsito caótico do Porto (presumo que não seja do Porto mas, sim, do ramal A3 / VCI) com o de Lisboa se tu próprio admites que não circulas nas vias de maior trânsito da capital? Presumo que tenhas a noção que a VCI é a via com maior trânsito da Invicta, certo? Por isso, para achares o trânsito do Porto caótico, em relação a Lisboa, terias que comparar com o Eixo Norte/Sul, Segunda Circular e A5. :confused: E, aí, sinceramente... o trânsito da VCI, comparando com estas vias, não é nada caótico! [:p]

Última edição:
Uma coisa é nunca ter apanhado fila. Outra coisa é não conhecer os trajectos. E me parece que as vias principais em Lx se articulam de melhor forma.

(Estou particularmente à vontade uma vez que não sou nem do Porto nem de Lisboa!)

Outra coisa esquesita no Porto é a forma com quem vem da A29 entronca na via de quem vem da A1. Voilá novo cotovelo!

De todo o modo este tópico pretende chamar a atenção e fazer criticas construtivas à forma como se processa o trânsito na 2.ª cidade do país.

Se acham que está tudo bem...

Não acho que esteja tudo bem, óbvio.

Mas, por exemplo, acho que está, neste momento, pior a A28 (a partir do Porto de Leixões, em direcção a Sul) que a própria VCI. Enquanto o Governo nacional, os Governos locais e a concessionária da A28 andarem "às turras" e não alargarem para três faixas de rodagem, continuamos a ter graves problemas de circulação nesta via.

Agora, o tópico é óptimo para se poder falar sobre os problemas e as nossas ideias que poderiam (e podem) solucionar os problemas de mobilidade da segunda cidade do país. [;)]

....

Outra coisa esquesita no Porto é a forma com quem vem da A29 entronca na via de quem vem da A1. Voilá novo cotovelo!

...

Também acho que essa entrada na A1 está um pouco perigosa, apesar dos muitos avisos que tem lá.

Pode tornar-se complicado para quem não conheça o caminho, a auto-estrada até ali é bastante ampla e normalmente com pouco trânsito, e de repente acaba numa curva apertada. Já houve pelo menos um despiste de um camião de produtos químicos lá.

Todo o nó da A3 para a VCI foi feito às três pancadas. Para quem vem do sul a partir do Freixo, apanha 4 faixas até ao nó das Antas, aí passa para o eterno engarrafamento dado as 3 faixas que sobram, a da direita é precisamente da entrada para a VCI pelo nó das Antas e essa mesma faixa entronca na A3, não se continuando pela frente [8b], ou seja num curto trajecto de menos de 1 km, a VCI passa de 4 para 2 faixas e depois novamente para 4 quando se encontra com as duas faixas que vêm da A3 em direcção à Arrábida :confused:

Quem desenhou este nó da A3 com VCI desta forma devia era estar preso por incompetência [8b]

Se a mentalidade dos condutores do Porto for igual à dos de Lisboa, isso não ia servir para nada. A entrada da CRIL para a 2ª Circular em Pina Manique tem esse sistema e está sempre tudo engarrafado porque quem vem da CRIL em vez de continuar na sua faixa pára para se meter na faixa do meio da 2ª Circular:confused:, acabando por engarrafar ambas, um dos fenómenos do trânsito de Lisboa que nunca entendi.

Todo o nó da A3 para a VCI foi feito às três pancadas. Para quem vem do sul a partir do Freixo, apanha 4 faixas até ao nó das Antas, aí passa para o eterno engarrafamento dado as 3 faixas que sobram, a da direita é precisamente da entrada para a VCI pelo nó das Antas e essa mesma faixa entronca na A3, não se continuando pela frente [8b], ou seja num curto trajecto de menos de 1 km, a VCI passa de 4 para 2 faixas e depois novamente para 4 quando se encontra com as duas faixas que vêm da A3 em direcção à Arrábida :confused:

Quem desenhou este nó da A3 com VCI desta forma devia era estar preso por incompetência [8b]

Não querendo defender quem desenhou a VCI, mas já reparaste o espaço que tens nessa zona? Se passares com atenção, vais verificar que o edificio do Hosp Conde Ferreira está mesmo no limite da VCI.

O problema da VCI é a falta de respeito por parte dos condutores. Primeiro porque apesar de ter 3 faixas, toda a gente utiliza as 2 à esquerda. Depois, nas saidas com maior volume de transito (como Francos) as pessoas vão mesmo até à ultima para passar e quando não conseguem param na faixa de rodagem à espera que deixou-nos "entrar". Depois quem vem atras tem de esperar.

Mas sinceramente, o volume de transito tem aumentado nos ultimos anos.

Já deviam era ter uma circular externa. Não faz sentido ter que entrar no Porto para ir para Sul.

Isso é que é muito mau. Um gajo quer ir para a A1 e tem que apanhar o transito todo da cidade.

Já deviam era ter uma circular externa. Não faz sentido ter que entrar no Porto para ir para Sul.

Isso é que é muito mau. Um gajo quer ir para a A1 e tem que apanhar o transito todo da cidade.

Ela já está a ser feita, só que não está concluida. É a A41.

Já agora, os pilares e ideias da VCI foram lançados por Antão Almeida Garrett em 1947

Última edição:
Ok nto, já fui à wiki e o Garrett de que falas foi um tal de Antão de Almeida Garrett, que reconheço a minha ignorância, não faço ideia quem foi.

Pensava que estavas a falar de Almeida Garrett, o escritor do sec XIX, também ele natural do Porto e autor de "Viagens na Minha Terra".[;)]

Voltar
Superior