Tragédia do Meco, afinal quem é o culpado?

Boas

A ler as noticias agora deparei com a noticia da data do julgamento da tragédia do Meco á 7 anos atrás.

Eu não sou advogado nem jurista, mas nunca entendi este caso sendo na realidade uma tragédia em que jovens adultos morreram afogados no mar, para o qual foram voluntariamente de noite e numa praia não vigiada e fora da época balnear quem possa ser o culpado.

Se fossem crianças orientadas por um monitor, podia ser negligência do monitor, mas sendo adultos "maiores e vacinados" julgo eu que são livres dos seus actos e atitudes, ir para praia e para o mar eu já fui fora da época balnear mas se morrer afogado serei eu o responsável pela minha atitude e não me parece normal arranjar outro culpado. Mas isto é o que eu acho.

Afinal quem é o culpado da tragédia do Meco? ou não há culpado nenhum e há apenas um "oportunismo" de arranjar um culpado á força para receber uma indeminização?

https://rr.sapo.pt/2020/12/15/pais/...que-justica-chegue-para-o-ano/noticia/218591/

As familias querem ir buscar algum dinheiro.
Acaba por ser natural.
O inquérito crime foi logo arquivado, mas os pais tinham advogados ( constituídos assistentes ) que requereram instrução e tudo mais.
Agora estão no civil.
É como se diz "não largam o osso"... é um bocado pesca ao fundo para ver se ganham algum €.

Os culpados... Morreram!

Como é que se pode culpar alguém, que é maior e vacinado e com consciência do que está a fazer envolve algum risco? Foram obrigados? Fizeram de livre vontade

Se eu fosse o gajo que estava seguro junto a costa, de frente para o mar, a ver os meus amigos de costas para a rebentação e fosse o único sobrevivente, podes crer que me sentia culpado. Agora se há dolo ou não... Tenho mesmo muita pena desse rapaz (Não é /s)

Se eu fosse um dos pais, provavelmente também procuraria responsáveis... o que não quereria dizer que desresponsabilizo o meu filho.

É tudo $$$ contigo jktfah

se os gajos da praxe não tivessem nada a ver com a morte deles não iriam encobrir provas e limpar o apartamento(antes da PSP chegar) onde eles estiveram naquele fim de semana...

Este parágrafo diz tudo:

O que é que está aqui em causa? Uma indeminização?

Sim. É claro que, como os pais das vítimas têm vindo a dizer, o objetivo não é nem nunca foi o dinheiro, mas sim que se faça justiça. É, portanto, exigido a João Gouveia e à Universidade Lusófona que paguem uma indemnização de 225 mil euros por cada vítima, o que perfaz um valor total de 1 milhão e 350 mil euros.

O objectivo não é o dinheiro, mas sim a justiça, e então como se faz justiça? Com dinheiro... [:D]

Se eu fosse o gajo que estava seguro junto a costa, de frente para o mar, a ver os meus amigos de costas para a rebentação e fosse o único sobrevivente, podes crer que me sentia culpado. Agora se há dolo ou não... Tenho mesmo muita pena desse rapaz (Não é /s)

Se eu fosse um dos pais, provavelmente também procuraria responsáveis... o que não quereria dizer que desresponsabilizo o meu filho.

Então nunca convidas ninguem para ir á praia pois essa pessoa pode-se afogar e tu serás o culpado, provavelmente tambem não convidas para a piscina pelas mesmas razões...nem para entrar no teu carro pois podes ter um acidente,,,, nem convidas ninguem para jantar pois podem morrer engasgados e tu serás o culpado. será assim?

Há gente tão pobre que a única coisa que têm é dinheiro.

Faço ideia os valores com que foi criado e desenvolveu para achar que a vida de um filho se compra.

Então nunca convidas ninguem para ir á praia pois essa pessoa pode-se afogar e tu serás o culpado, provavelmente tambem não convidas para a piscina pelas mesmas razões...nem para entrar no teu carro pois podes ter um acidente,,,, nem convidas ninguem para jantar pois podem morrer engasgados e tu serás o culpado. será assim?
Se eu convidar alguém para ir ao Cabo Espichel num sábado de verão às 16h e não passarmos a zona de segurança, e por ventura acontecer uma tragédia, o meu remorso é diferente do que se levar a mesma pessoa numa noite de inverno com ventos de 60 klms/h e o virar de costas para a falésia já depois da barreira de segurança.

Alguem me explica como uma coisa destas é possivel? Foi uma onda gigante?

Eu sou dai , é assim:

Nessa praia a areia desxe com muita inclinação para o mar, e o mar tem a rebentação forte junto á areia, ou seja, entras na agua a onda rebenta logo e podes perder logo o pé, não é uma entrada na agua progressiva como nas outras praias. Entras dás 1 passo ou 2 e tens agua pelo pescoço. E o mar parece calmo muitas vezes.

Se eu convidar alguém para ir ao Cabo Espichel num sábado de verão às 16h e não passarmos a zona de segurança, e por ventura acontecer uma tragédia, o meu remorso é diferente do que se levar a mesma pessoa numa noite de inverno com ventos de 60 klms/h e o virar de costas para a falésia já depois da barreira de segurança.

Não ha barreira nenhuma, a praia de noite é igual a de dia, a diferença é que está escuro. E não havia nenhum temporal nesse dia, era um dia normal, alias uma noite normal. Nenhuma lei impede um adulto de ir para a praia e ir para a praia não é uma sentença de morte, ou algo super arriscado, longe disso , imensa gente vai para a praia á noite, por exemplo pescadores é frequente, gente namorar, irem conversar e tudo o que a imaginação quiser.

Não é a mesma coisa. E tu sabes disso.

e achas que foram os gajos da praxe que afogaram as 6 vitimas?
não,mas eles têm alguma coisa a ver com a morte deles porque senão não encobriam provas...quem não deve não teme
os pais das vitimas nunca tiveram uma resposta da parte do sobrevivente para o que aconteceu, ele manteve-se sempre em silêncio, e depois ainda descobrirem que andaram a enncobrir provas...obvio que queiram resolver isto na justiça, qualquer pai decente faria o mesmo

É mais isto.

Não é a mesma coisa. E tu sabes disso.

É a mesma coisa... não sei se vives perto do mar ou não, mas é normal os jovens irem á noite para a praia, e indo para a praia muitas vezes vão á agua...eu fiz várias vezes e imensa gente fazia, e claro há o convite, é como se fosse dia,,, só não vais é de toalha e bronzeador e chapeu de sol, o contesto é outro mas o resto é quase igual.

Voltar
Superior