Tragédia do Meco, afinal quem é o culpado?

Boas

A ler as noticias agora deparei com a noticia da data do julgamento da tragédia do Meco á 7 anos atrás.

Eu não sou advogado nem jurista, mas nunca entendi este caso sendo na realidade uma tragédia em que jovens adultos morreram afogados no mar, para o qual foram voluntariamente de noite e numa praia não vigiada e fora da época balnear quem possa ser o culpado.

Se fossem crianças orientadas por um monitor, podia ser negligência do monitor, mas sendo adultos "maiores e vacinados" julgo eu que são livres dos seus actos e atitudes, ir para praia e para o mar eu já fui fora da época balnear mas se morrer afogado serei eu o responsável pela minha atitude e não me parece normal arranjar outro culpado. Mas isto é o que eu acho.

Afinal quem é o culpado da tragédia do Meco? ou não há culpado nenhum e há apenas um "oportunismo" de arranjar um culpado á força para receber uma indeminização?

https://rr.sapo.pt/2020/12/15/pais/...que-justica-chegue-para-o-ano/noticia/218591/

As familias querem ir buscar algum dinheiro.
Acaba por ser natural.
O inquérito crime foi logo arquivado, mas os pais tinham advogados ( constituídos assistentes ) que requereram instrução e tudo mais.
Agora estão no civil.
É como se diz "não largam o osso"... é um bocado pesca ao fundo para ver se ganham algum €.

Os culpados... Morreram!

Como é que se pode culpar alguém, que é maior e vacinado e com consciência do que está a fazer envolve algum risco? Foram obrigados? Fizeram de livre vontade

Se eu fosse o gajo que estava seguro junto a costa, de frente para o mar, a ver os meus amigos de costas para a rebentação e fosse o único sobrevivente, podes crer que me sentia culpado. Agora se há dolo ou não... Tenho mesmo muita pena desse rapaz (Não é /s)

Se eu fosse um dos pais, provavelmente também procuraria responsáveis... o que não quereria dizer que desresponsabilizo o meu filho.

É tudo $$$ contigo jktfah